Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de abril de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM LUCAS 23.39-43 - CULTO DA PAIXÃO

TEXTO: LUCAS 23.39-43

INTRODUÇÃO

Jesus foi crucificado ás 9h da manha (Mc 15.25), junto a dois criminosos, um à direita e o outro à esquerda (Lc 23.33), Ele estava dentre dois malfeitores condenados por seus crimes e Nosso Senhor estava ali contado entre eles, sem que o fosse, para cumprir as Escrituras (Mc 15.27-18), eles tinham uma grande oportunidade, pois na cruz do meio estava aquele que poderia salvá-los, eles aproveitariam a oportunidade? E você, vai aproveitar esta oportunidade hoje e olhar para o Cristo da cruz do meio? Vamos examinar algumas verdades tendo como base o tema exposto.

TEMA: OLHE PARA A CRUZ DO MEIO DA FORMA CERTA!

1. PORQUE OLHAR PARA A CRUZ DO MEIO! (Mc 15.25, 27)

Jesus estava na cruz do meio ladeado de dois ladrões: 25 Era a hora terceira quando o crucificaram. 27 Com ele crucificaram dois ladrões, um à sua direita, e outro à sua esquerda” (Mc 15.25,27). Porquê olhar para a cruz do meio?

1.1 Porquê na meio há Cristo Jesus, o salvador da nossa alma. Mt 1.21

O Cristo da cruz do meio é o único que pode nos salvar: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). Lições: a. Jesus salva do pecado (Mt 1.21). b. Jesus salva da escravidão do pecado: 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.32,36). c. Jesus salva da condenação do pecado: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8.1).

1.2 Porquê na cruz do meio há Cristo Jesus que perdoa os nossos pecados. Ef 1.7

A Sagrada Escritura nos informa que Jesus nos perdoou pelo seu sangue: “No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Ef 1.7). Aplicações: I. Jesus na cruz do meio nos redimiu - comprou-nos da escravidão do pecado (v.7). II. Jesus na cruz do meio nos remiu - perdoou, apagou a dívida e nos perdoou (v.7). III. Jesus na cruz do meio espargiu uma graça rica (v.7). Da cruz do meio saiu uma graça tao rica que perdoa um desgraçado pecador! Ele pode salvar você hoje!

1.3 Porquê na cruz do meio há Cristo Jesus que nos traz alegria completa. Jo 15.11

A Escritura afirma que o Cristo da cruz do meio traz alegria plena: “Tenho-vos dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa” (Jo 15.11). Verdades: a. Jesus nos ensina sobre a verdadeira alegria (v.11) b. A verdadeira alegria de Cristo está em quem o serve (v.11). c. A alegria que Cristo oferece é completa (v.11). você já experimentou a verdadeira alegria? Olhe para a cruz do meio, pois lá está o Cristo que te traz verdadeira alegria!

2. COMO OLHAR PARA A CRUZ O MEIO (Lc 23.39-42).

2.1 Reconhecendo que é um pecador (vv.39-41).

Aqui vemos uma representação da humanidade diante da cruz com pecadores penitentes ou impenitentes: 39 Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. 40 Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? 41 Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez”. Anotações: a. O pecador pode permanecer distante de Jesus, no pecado (v.39), Blasfemando, duvidando e querendo apenas que ele o livre dos problemas. b. O pecado por se arrepender dos seus pecados (v.40-41), reconhecendo seu pecado, sabendo que merece a condenação, confessando Jesus com sua boa diante das pessoas. Em qual desses perfis você se encaixa?

2.2 Conhecendo o Senhor Jesus (v.41).

A Bíblia informa algumas coisas importantes: 1. Aquele homem arrependido blasfemou de Jesus igual ao outro: “Também os que com Ele foram crucificados o insultavam” (Mc 15.32b). 2. Aconteceu um fator sobrenatural que o fez mudar de ideia: “Chegada a hora sexta (meio-dia), houve trevas sobre a terra até a hora nona (três horas da tarde)” (Mc 15.33). 3. A partir deste momento Ele passou a defender Jesus (vv 40-41): a) Conheceu a pessoa de Jesus: Este. b) Conhecer a pureza de Jesus: Nenhum mal fez. c) Conhecer o nome de Jesus (v.42).

2.3 Clamando pela ajuda de Jesus (v.42).

Ele depois de ver a escuridão por três horas (Mc 15.33), reconheceu que ele e o outro criminoso eram pecadores, passa a defender Jesus (vv.40-41), ele agora olha para Jesus e lhe dirige a palavra: “E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino” (v.42). Notas: a. Ele clamou a Ele pelo nome de Jesus - Ele é o salvador (v.42; Mt 1.21). Jesus significa o Senhor que salva. b. Ele clamou a Ele crendo que voltaria (v.42). A vinda de Jesus é uma realidade, você está preparado?. c. Ele reconheceu que Ele é um Rei (v.42). Ele sendo um rei, decreta tudo que acontece, deve ser obedecido pelos seus súditos!

3. QUAL O RESULTADO DE OLHAR PARA A CRUZ DO MEIO! (Lc 39.43).

3.1 Recebe de Jesus a oferta de salvação. V.43a

Jesus ouviu o clamor do homem desesperado, buscando a Ele e a sua salvação (v.42), então não lhe deixou sem resposta: “Jesus lhe respondeu: [...]” (v.43a), Jesus ao tratar de responder aquela pessoa, estava demonstrando que não deixa sem resposta quem vem a Ele quebrantado, pois não lança fora quem vem a Ele (Jo 6.37), a Escritura afirma que Jesus se importa com o pecador e lhe responde o clamor sincero com salvação!

3.2 Recebe a certeza de salvação no dia de hoje. V.43b

Jesus disse que naquele dia receberia salvação: “[...] Em verdade te digo que hoje [...]” (v.43b), podemos aprender aqui algumas lições importantes: a. A promessa de salvação de Cristo é verdadeira (v.43). b. A promessa de salvação é para o dia de hoje (v.43; II Co 6.2). c. A salvação sendo para hoje, deve-se render a vida a Cristo agora, amanhã é um dia incerto (Tg 4.14). A salvação nos é dada no presente (Jo 6.47), assegurada no futuro (Jo 5.24; 10.28; Fp 1.6).

3.3 Recebe esperança além-túmulo. V.43c

A Escritura traz esperança além-túmulo para as pessoas verdadeiramente convertidas: “[...] estarás comigo no paraíso” (v.43c). Verdades: A. O paraíso é uma promessa real de Jesus (v.43). B. O paraíso é um lugar onde desfrutaremos da presença de Jesus (v.43). C. O paraíso é um lugar de descanso eterno: “Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham” (Ap 14.13).

CONCLUSÃO

Nesta mensagem vimos que devemos olhar com fé para a cruz do meio. Devemos olhar para a cruz do meio, pois lá está Jesus que salva, perdoa e alegra completamente. A forma de ohar com fé para a cruz do meio é reconhecendo que somos pecadores, conhecendo a Jesus pessoalmente e pedindo sua ajuda salvadora. Devemos olhar para a cruz do meio com fé porque seu resultado é a oferta graciosa de salvação, certeza absoluta de salvação e esperança além-túmulo com um lugar no paraíso. Aplicação: Crentes: Você já olhou para a cruz do meio, então leve outras pessoas a também olhar com fé para o Cristo da cruz do meio. Não - Crentes: Você pode hoje olhar com fé para o Cristo da cruz do meio e terás vida eterna. Você gostaria de ter certeza de vida eterna? Olhe para fé com Cristo hoje, entregue sua vida a Cristo e tenha certeza de vida eterna!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário