Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de abril de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO EM JÓ 19.25-27 - CULTO DA RESSURREIÇÃO

TEXTO: JÓ 19.25-27

25 Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. 26 Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. 27 Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim”.

INTRODUÇÃO:

O termo redentor usado aqui vem do hebraico “Goali ” e indica que paga a dívida ou o parente remidor que resgatava uma mulher para casar, no que se refere aos salvos, Cristo pagou a nossa dívida e nos resgatou do pecado. Jó estava no período de chagas ainda, ele recebe um lampejo de fé em meio ao caos, e faz uma bela declaração sobre Deus como o redentor, nós iremos tratar sobre este assunto a partir do tema exposto.

TEMA: JESUS, O NOSSO PODEROSO REDENTOR

1. JESUS É O NOSSO REDENTOR QUE ESTÁ VIVO. V.25

O Texto vai nos afirmar que temos temos um redentor vivo, conforme o texto relata: “Porque eu sei que o meu Redentor vive” (v.25). Algumas verdades serão enfatizadas a seguir:

a) Precisamos saber de certeza quem é Jesus: “Porque eu sei” (v.25a)

O texto nos diz que precisamos saber quem é Jesus, conhecê-lo como o texto nos diz, Jó disse que sabia a verdade sobre o seu redentor, é preciso saber que podemos conhecer o Senhor, Ele não é uma lenda, mas uma realidade, podemos conhecê-lo de forma real, porém, saber que Ele é real, não é o bastante, é preciso ter um conhecimento pessoal com Ele, isto será visto a seguir.

b) Precisamos ter Jesus como o nosso redentor pessoal: “Meu Redentor” (v.25b).

Jó além de saber que Deus existia e que era um Redentor real, Ele também disse que Ele era seu redentor pessoal: “Meu redentor”, isto indica que precisamos ter um encontro pessoal com este redentor, Ele nos encontrou de forma pessoal para a salvação, mas também temos um encontro pessoal com Ele todos os dias no contato com a Palavra, oração e na comunhão dos santos na reunião solene. Ele é pessoal, podemos conhecê-lo pessoalmente!

c) Precisamos ter Jesus como um redentor vivo: “Meu Redentor Vive” (v.25c)

Nós temos um redentor que não é apenas objeto da memória, de lembranças saudosas ou de contos líricos, mas nosso redentor além de real, pessoal, ele é atual, pois está vivo, está ao nosso lado hoje, amanhã e sempre (Hb 13.8), vive para ser nosso redentor, intercessor (Rm 8.34), mediador (I Tm 2.25), traz a segurança da nossa salvação. Nós não temos um redentor que esteve vivo e está morto, mas que esteve morto e está vivo! Louvado seja o seu Nome! Além de vivo também reinará, fato este visto nas seguintes linhas.

2. JESUS É O NOSSO REDENTOR QUE REINARÁ SOBRE A TERRA.

Jó além de descrever que o seu Redentor estava vivo disse que Ele se levantaria para reinar, sobre isso o texto afirma: “E por fim se levantará sobre a terra” (v.25). Sobre este reinado de Cristo podemos observar algumas verdades delimitadas a partir de agora.

a) Ele reinará no final: “Por fim” (v.25).

No final da presente era, num dia que não sabemos quando se dará, haverá o final deste estado de coisas atual para entrar o estado eterno, nós observamos que Jó mesmo falando sobre a sua fé que Deus lhe restaurar a sorte, mas aponta também para uma esperança messiânica e escatológica, o fim deste tempo atual é o início do reinado eterno e visível de Cristo, então, a Escritura do Antigo Testamento também afirma o fim de todas as coisas do presente plano para o inicio deste santo reinado de Cristo! Ele virá! Você está preparado!

b) Ele reinará como Senhor exaltado: “Se levantará” (v.25)

O texto aqui afirma que Ele “se levantará”, o verbo levantar usado aqui vem do hebraico “Yãquum” indica além de levantar, prevalecer, exaltar-se, indicando que nosso redentor seria exaltado, prevaleceria contra os seus inimigos, Ele afirma que o reinado do Redentor não seria um renado passivo,mas ativo e vitorioso, prevalecendo e se exaltando sobre tudo e todos!

c) Ele reinará sobre Toda a terra: “Sobre a terra” (v.25).

Cristo ao se levantar cada canto da terra será preenchida pela glória do Senhor, cada parte do universo pertence a Deus, todas as partes da terra exaltarão o seu Nome (Fp 2.9-11), todas as criaturas estarão em um louvor universal ao Senhor, Ele será exaltado, seu nome glorificado. A terra inteira verá Cristo vindo nas nuvens do céu (Ap 1.7), Ele descerá dos céus de forma gloriosa (Mt 24.29-31). O redentor será exaltado por todos!

3. JESUS É O NOSSO REDENTOR QUE VIRÁ NOS BUSCAR. V.26-27

Jó traz uma verdade importante ao afrmar que Ele seria revestido da sua carne novamente, vejamos: “26 Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. 27 Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim” (vv.26-27). Algumas verdades importantes serão expostas a seguir.

a) Ele nos revestirá de um corpo glorioso: “Depois, revestido este meu corpo da minha pele” (v.26)

Jó estava crendo na restauração da sua carne doente, mas também apontava para a vinda final de Cristo onde nossos corpos mortais e deficientes serão transformados em corpos gloriosos semelhantes ao corpo ressuscitado de Jesus, nós ao receber um corpo novo, seremos semelhantes a Ele, não em poder, mas resplandencendo sua glória, vivendo com Ele para sempre!

b) Ele será visto por todos os que esperam Nele: “26 [...] Em minha carne verei a Deus. 27 Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros” (v.26b-27).

Jó estava crendo que Ele veria a Deus, o verbo ver usado aqui no hebraico é “Ehezer” que indica além de ver, vivenciar a ação de Deus, Jó estava dizendo que veria a ação de Deus, nós também veremos não apenas a ação, mas o próprio Cristo em pessoa (I Jo 3.1-2). Aqueles que crêem em Jesus aqui o verão na sua pureza e majestade, mas para isso devemos nos purificar aqui (I Jo 3.3). Você quer ver Jesus? Receba-o!

c) Ele deve ser desejado saudosamente por todos os que o esperam: “De saudade me desfalece o coração dentro de mim” (v.27).

Jó demonstra saudade do tempo que Ele estava sob a proteção do Altíssimo, Ele demonstra de forma saudosa que almejava o Senhor em sua vida, nós devemos ter saudades da presença de Deus e devemos almejar ardentemente o dia que o nosso redentor vivo aparecerá nas nuvens dos céus, pois se nós perdemos essa expectativa da vinda do Senhor, perderemos toda a esperança e sentido para a vida. Cristo virá, você espera a sua vinda?

CONCLUSÃO

Vimos nessa mensagem que Jesus é o nosso poderoso redentor que está vivo; reinará sobre a terra e; virá nos buscar. Aplicação: Crentes: Jesus sendo o nosso redentor vivo pode nos trazer um grande avivamento; Ele reinando sobre a terra, quer reinar nos corações, precisamos levar sua Palavra; Ele virá nos buscar e precisamos estar preparados. Não Crentes: Jesus resgata as pessoas do pecado, Ele quer que as pessoas o recebam para ter vida eterna.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário