Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de abril de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BSEADO EM I PEDRO 1.6-9

TEXTO: I PEDRO 1.6-9

INTRODUÇÃO

Pedro ao escrever esta carta por volta do ano 64-65, queria ajudar uma igreja sofredora, ele trata de orientar a mesma sobre a salvação, nesta série de mensagens, vimos que Deus fez um plano eterno de salvação (vv.1-2), depois vimos sobre a execução da salvação (vv.3-5), hoje iremos observar um pouco sobre a alegria da salvação em Cristo, isto faremos tendo como base o assunto e tema expostos.

ASSUNTO: SALVAÇÃO, DOM DE DEUS

TEMA: A ALEGRIA DA SALVAÇÃO

1. A ALEGRIA DA SALVAÇÃO É DESFRUTADA EM MEIO ÀS PROVAÇÕES. V.6

1.1 As provações são passageiras. V.6

O texto afirma que podemos nos alegrar, mesmo nas provações: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo [...]” (V.6). Verdades: a) A provação é como o deserto, não é um lugar permanente, mas uma passagem: 12 E logo o Espírito o impeliu para o deserto,13 onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava com as feras, mas os anjos o serviam” (Mc 1.12-13). b) A provação não é permanente, pois aqui somos forasteiros: Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma” (I Pe 2.11). c) A provação deve nos fazer pensar que a glória desfrutada será melhor: Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Rm 8.18).

1.2 As provaçoes são diversificadas. V.6

Os cristãos passam por provas variadas: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações” (v.6). Anotações: A. O crente neste mundo é chamado a sofrer por Cristo: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo 16.33). B. O cristão aqui neste mundo passa por várias provações (v.6). C. O sofrimento por Cristo é uma graça dada por Deus: “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele” (Fp 1.29).

1.3 As provações são doídas, mas necessárias. V.6

O texto afirma que é necessário passar por provações: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações” (v.6). As provações são necessárias: I. Recebemos através delas perseverança: ”Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tg 1.3). II. Depois ser sermos aprovados, receberemos a coroa da vida: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1.12). III. Recebemos a visão de que a glória celeste é maior que elas: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (II Co 4.17).

2. A ALEGRIA DA SALVAÇÃO É DESFRUTADA PELA FÉ. V.7

2.1 A fé é provada como o ourives prova o ouro no fogo. V.7

O texto nos diz que a fé é provada como se faz com o ouro: “Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (v.7). Aplicações: A. A fé é provada para ser confirmada (v.7), a fé confirmada por mudaça. B. A fé é provada para que se veja seu valor (v.7). O ouro depurado tem valor, mas acaba aqui, a fé vale mais que ouro, pois tem valor eterno. C. A fé nos leva a glorificar a Deus (v.7), quando temos fé glorificamos somente a Deus.

2.2 A fé deve exaltar a Deus na salvação. v.7

A fé salvadora exalta ao Deus que salva: “Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (v.7). Notas: a) A fé exalta a Deus, pois Ele é o autor da salvação e consumador da salvação: “Ao Senhor pertence a Salvação” (Jn 2.9b). b) A fé exalta a Deus, pois Ele é o consumador da salvação: “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” (Jo 17.4). c) A fé deve exaltar a Deus, pois Ele é quem a dá aos salvos: “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele” (Fp 1.29).

2.3 A fé será recompensada na volta de Jesus. V.7

A Bíblia diz que a fé receberá uma recompensa final na volta de Jesus: “Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (v.7). Aplicações: I. A volta de Cristo trará a conclusão da obra de salvação: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). II. A volta de Cristo demonstra o poder de Deus que nos guarda até aquele dia: “E, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (II Tm 1.12). III. A volta de Cristo trará o resultado final da fé que é a salvação: (v.7).

3. A ALEGRIA DA SALVAÇÃO É DESFRUTADA APENAS EM CRISTO. VV.8-9

3.1 O cristão salvo, mesmo sem ver Jesus, o ama. V.8

O cristão salvo precisa amar Jesus: “A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória” (V.8). Aplicações: A. Os cristãos devem amar Jesus acima de tudo: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim (Mt 10.37). B. Os cristãos amam Jesus mais do que a própria vida: “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lc 14.26). C. Os cristãos que dizem que amam Jesus devem amar seus irmãos: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (I Jo 4.20).

3.2 O cristão salvo, mesmo sem ver Jesus, crê Nele. V.8

O cristão salvo precisa crê em Jesus: “A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória” (v.8). Lições: a) A crença em Jesus é necessária para viver a vida cristã: “Visto que andamos por fé e não pelo que vemos” (II Co 5.7). b) Os que creem em Jesus sem tê-lo visto são mais bem-aventurados: “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram” (Jo 20.29). c) A crença em Jesus é indispensável para salvação: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6.47).

3.3 O cristão salvo, mesmo sem ver Jesus, se alegra Nele. V.8

O cristão recebe a alegria verdadeira em Cristo: “A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória” (v.8). Verdades: a. A alegria do cristão salvo é grande e intensa - Exultar: “Agalliasthe”, alegria intensa (v.8). b. A alegria do cristão salvo é inexplicável - Indizivel: Gr. “Aneklaletô”, inexplicável, inexprimível (v.9). c. A alegria do cristão salvo é gloriosa - Cheia de glória: Gr. “Dedoxasmenê”, repleto, cheio de glória, glorioso (v.8).

3.4 O cristão, mesmo sem ver Jesus, é salvo pela fé Nele. V.9

A fé é necessária e seu alvo é a salvação: “Obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma” (v.9). Anotações: I. A fé é um presente de Deus: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8). II. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus: E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo (Rm 10.17). III. A fé tem um fim último que é a salvaçao: (v.9). Você já recebeu a Cristo pela fé para a salvação? Receba hoje!

CONCLUSÃO

A mensagem tratou sobre a salvação como um dom de Deus, na temática de hoje vimos sobre a alegria da salvação que é desfrutada nas provações, por meio da fé e apenas em Cristo. Aplicação: Crentes: Você que já é salvo deve viver alegre em Cristo, falar de Cristo com paixão, brilho nos olhos e empolgação. Vamos fazer isso? Não Crentes: Você quer ter a verdadeira alegria? Receba Jesus ainda hoje e terás alegria de verdade e salvação eterna. Você quer?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário