TEXTO: EFESIOS 1.1-2
INTRODUÇÃO
Paulo vai iniciar a carta se
identificando com o autor humano da carta, seu oficio cristão, os manuscritos
antigos trazem a identificação dos cristãos de Éfeso como os destinatários
desta carta. Ele tinha o propósito de ensinar à Igreja de Éfeso as maravilhas e
implicações de fazer parte da igreja de Cristo. Nesta carta ele ensina que a
igreja recebe bençãos maravilhosas por sua união com Cristo, que os cristãos
passaram da morte para a vida, que a igreja é universal com judeus e gentios,
devendo estes cristãos lutar pela unidade da fé, vivendo em santidade e
combatendo espiritualmente e não carnalmente. Inicialmente iremos extrair
algumas verdades sobre esta carta tendo como base o tema abaixo exposto.
TEMA: CARTA ABERTA AO POVO DE DEUS!
1. A AUTORIA DA CARTA. V.1a
a) O autor foi um enviado de Deus com uma missão.
Paulo fala do objetivo de Cristo tê-lo chamado,
que é para cumprir uma missão, vejamos: “Paulo,
apóstolo [...]” (v.1a). A palavra apostolo (Gr. “Apostolew”, Enviado
com uma missão), devido a isto que ele foi pregar o evangelho aos que não
conheciam Cristo (Rm 15.20), pois o apostolo tinha esta missão de levar cristo
para pessoas que ainda não o conheciam, devido a isto, a igreja também tem esta
missão apostólica de levar Cristo aos perdidos. Se a igreja não evangeliza, não
está cumprindo a missão apostólica e desobedecendo a Deus. Não existem
apóstolos hoje, mas existe a missão apostólica da igreja que é levar Cristo aos
perdidos.
b) O autor foi enviado para divulgar o nome de Jesus.
O autor declara que o seu apostolado era para
divulgar o nome de Jesus, pois ele informa que seu apostolado era de Cristo
Jesus, conforme o texto nos indica: “Paulo,
apóstolo de Cristo Jesus [...]” (v.1a). O apóstolo foi enviado não para
divulgar uma instituição, nem um ser humano, mas nosso Senhor Jesus. na sua
divulgação ele deveria divulgar que Ele seria o Cristo (Gr. “Kristos”,
Ungido), isto indicava que Jesus seria o enviado oficial para salvar o seu
povo, seria o profeta que trouxe a Palavra viva de Deus; Sacerdote, que oferece
sacrifício e intercessão pelo seu povo e; Rei, que vence a resistência dos
homens e os conquista para si, bem como vence os inimigos do seu povo. O nome
Jesus indica único salvador que devemos crê (Mt 1.21).
c) O autor foi enviado segundo a vontade Deus.
O chamado apostólico de Paulo não se deu por uma
indicação humana, nem por hereditariedade, mas por um chamado especial de Deus,
observemos: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por
vontade de Deus [...]” (v.1a). Sobre este chamado podemos examinar nas
Escrituras que: I. Foi pela graça de Deus e
não por méritos humanos: “Quando, porém, ao que me separou antes de eu
nascer e me chamou pela sua graça” (Gl 1.15). II.
Houve uma intervenção especial de Deus no coração para ele recebesse o
evangelho: “Aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse
entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue” (Gl 1.16), III. Este chamado foi para salvação mediante a
determinação e graça de Deus: “Que nos salvou e nos chamou com santa
vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e
graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos” (II Tm 1.9).
O chamado da salvação não se dá porque Deus viu algo bom em nós, mas porque Ele
dispôs o nosso coração para buscá-lo.
2. O DESTINO DA CARTA. V.1b
a) Os destinatários eram santos do Senhor.
Paulo descreve os destinatários da carta como
sendo santos, conforme o versículo nos indica: “[...]
aos santos [...]” (v.1b). O termo santo (Gr. “Hagion”,
Separado e transformado). O termo indica uma casca de uma árvore que alguém
tirou, mas não apenas fez isso, também fez nela uma pintura de arte, de modo
que aquele que olha para a casca não enxerga como ela era antigamente, mas,
enxerga a obra de arte, assim também o salvo em Cristo não deve ter a mesma
vida de antigamente, mas uma nova vida nova em Cristo Jesus, tendo todo seu
passado ficado para trás (II Co 5.17).
b) Os destinatários eram integrantes da igreja local.
O autor não apenas vai tratar da essência da
igreja, mas também indica que eles integram uma igreja local que se localiza em
uma cidade, vejamos: [...] aos santos que vivem
em Éfeso [...]” (v.1b). O cristão precisa congregar em uma igreja
local, pois somos membros do corpo (I Co 12.27), não existe membro vivo fora do
corpo. A Escritura nos afirma que não devemos deixar de reunirmo-nos como
igreja, mas juntos admoestarmos uns aos outros pois o dia se aproxima (Hb
10.25). Se alguém diz que é salvo, mas não deseja ser membro e se comprometer
com uma igreja local, precisa fazer uma autorreflexão se de fato já foi salvo
por Cristo.
c) Os destinatários eram fiéis à sua fé cristã.
Além de Paulo indicar que os destinatários eram
santos (separados e transformados), integrantes de uma igreja local
(congregam), também vai dizer que são fiéis em Cristo Jesus, vejamos: “[...] aos santos que vivem em Éfeso e fiéis
em Cristo Jesus” (v.1b). O termo fiel (Gr. “Pistóis”, Pratica a fé).
Os cristãos precisam ser ortodoxos (crença na Doutrina Correta), e também
Ortopraxos (Pratica da Doutrina Fiel). Paulo chama os cristãos verdadeiros de
fiéis, ou seja, praticantes da fé (doutrinária), que é o corpo doutrinário
deixado por Cristo e pelos apóstolos, ou seja, a Escritura. Ser fiel não é
apenas crê, mas praticar o ensino das Escrituras. Pregar e viver o que se
prega, ser convicto da sua fé e coerente com aquilo que crê. Você crê na
Palavra de Deus? Você vive o que a Palavra de Deus nos diz?
3. O EVANGELHO PRESENTE NA CARTA. V.2
a) A graça é a causa da salvação apresentada pelo evangelho. V.2a
Paulo inicia sua saudação não com a paz, mas com
a graça, conforme se observa: “Graça a
vós outros [...]” (v.2a). Ou seja, a graça é o início da vida cristã. A
palavra graça (Gr. “Kharis”, favor imerecido) nos apresenta uma salvação que é
impossível ao homem alcançar (Mt 19.25-26), mas Deus torna ela possível quando
alcança o homem e age no seu coração tirando toda cegueira espiritual (II Co
4.6), dando-lhe vida espiritual abundante (Jo 10.10), assim este homem irá crer
e receber a Jesus como seu Senhor e Salvador!
b) A paz é o resultado da ação graciosa de Deus pelo evangelho. V.2b
Depois de tratar da causa da salvação, Paulo
informa que passamos a ter paz com Deus, conforme podemos examinar: “Graça a vós outros e paz [...]”
(v.2b). A palavra paz (Gr. “Eirene”, conciliação, satisfação, bem estar)
indica que fomos reconciliados com Deus na morte de Jesus, deixando de ser seus
inimigos (Rm 5.10), também indica que somente em Cristo temos plena satisfação
e alegria, pois na sua presença há plenitude de alegria e delícias
perpetuamente (Sl 16.11). Estamos plenamente satisfeitos em Jesus, pois Ele nos
traz perfeita paz.
c) A ação de Deus é que garante a eficácia do evangelho. V.2c
Paulo na sua saudação nos traz uma informação
muito importante que é a ação de Deus que torna a graça eficaz na nossa
salvação e a paz uma realidade na nossa vida, vejamos: “Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor
Jesus Cristo” (v.2c). Se houvesse a ação de Deus nós não seríamos
salvos, pois Deus criou o homem sem pecado e este decidiu se afastar do Senhor
(Ec 7.29), Deus na sua misericórdia enviou seu filho Jesus para salvar
pecadores que nada merecem Dele (I Tm 1.15), mas, Cristo sofreu a nossa punição
para que fossemos aceitos, O Pai propôs ao seu Filho que morresse pelos homens,
o Filho aceitou e se tornou nosso salvador (Rm 3.24-25). Graças a Deus por tão
grande salvação que nos foi concedida gratuitamente! Aleluia!!!
CONCLUSÃO
Examinamos nesta mensagem que Paulo
foi enviado com uma missão de divulgar o nome de Jesus pela vontade Deus. Vimos
também que os destinatários foram os cristãos chamados de santos, para integrar
uma igreja local e fiéis à sua fé. Por fim vimos que o evangelho apresentado
por Paulo na carta traz a graça como a causa da salvação, a paz como o
resultado da salvação e que esta salvação somente acontece pela ação de Deus. Aplicação:
A Igreja tem uma missão apostólica que é divulgar o nome de Cristo onde Ele não
foi anunciado. O Crente precisa ter uma vida de modo santo (separado e
transformado), fazer parte de uma igreja local (membresia e congregar), e fiel
à sua fé (ortodoxo e ortpopraxo). O homem precisa ser alcançado pela graça de
Deus, assim terá paz (reconciliação, satisfação plena), Deus não precisa do
homem, esse é que precisa do Senhor. Você gostaria de se entregar totalmente a
Cristo, ter certeza de salvação e integrar a igreja?
AUTOR: pastor Veronilton Paz da Silva
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