Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM EFÉSIOS 1.3-6

TEXTO: EFESIOS 1.3-6

INTRODUÇÃO

Primeiramente, Paulo vai tratar das bênçãos como sendo vindas do Pai, pois, de modo didático, a primeira pessoa da Trindade é Deus Pai, sendo o criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, doador da vida e galardoador dos que o buscam, este Deus tem dispensado para todas as pessoas bênçãos físicas e materiais a todas as pessoas (Mt 5.45), porém, as bênçãos espirituais de Deus, Ele envia apenas para os que lhe pertencem, sobre estas bençãos espirituais iremos trabalhar algumas questões importantes vistas a seguir.

ASSUNTO: A TRINDADE ABENCOANDO O POVO DE DEUS

TEMA 1: SOMOS ABENÇOADOS PELO PAI.

1. A REALIDADE DAS BENÇÃOS PATERNAIS DE DEUS. V.3

As bençãos descritas são reais e podem ser desfrutadas por todos aqueles que pertencem a Cristo, pois esta passagem não transmite apenas uma ideia ou utopia, mas algo tão cristalino na vida dos seus servos, que estes não possuem dúvidas sobre a verdade destas bençãos recebidas. Deus, o Pai derrama sobre o povo da aliança, além de bençãos materiais, principalmente as espirituais. Deus está interessado na vida espiritual do seu povo, devido a isto, Ele enche o nosso espírito de tantas bençãos para fortalecimento, algumas lições.

I) A fonte de nossas bênçãos. Deus, o Pai, nos faz ricos em Jesus Cristo. V.3a

Deus é o autor de onde vem estas bençãos, conforme o texto indica: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (v.3). Deus através do seu Filho, o Pai traz a riqueza da graça para nós (Ef 2.7), esta riqueza é a salvação, pois a condenação é para todos aqueles que são ricos para com os homens, mas não para com Deus como o fazendeiro rico citado por Jesus que planejou o futuro e se perdeu (Lc12.16-21). Um exemplo desta riqueza espiritual é a Igreja de Esmirna que era pobre diante dos homens, mas rica diante de Deus (Ap 2.9).

II) A natureza de nossas bênçãos. Nós temos toda sorte de bênção espiritual. V.3b

O texto continua tratando da natureza destas bençãos recebidas, que são espirituais, conforme o texto indica: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (v.3). As bençãos espirituais somente são recebidas pelo povo de Deus, não são apenas algumas delas, mas toda sorte de bençãos espirituais. Deus sempre mais para nós, por isso Paulo orou para que fôssemos cheios de toda a plenitude de Deus (Ef 3.19), pois Deus tem sempre mais para nós.

III) A esfera das bênçãos: Nas regiões celestiais em Cristo. V.3c

Somos abençoando pelo Pai em Cristo “nas regiões celestiais em Cristo” (v.3c), esta expressão indica algumas verdades que precisam ser descritas: a) Cristo ressuscitou dos mortos para ser nosso representante á direita de Deus: “O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais” (Ef 1.20); b) Cristo ao ressuscitar dentre os mortos nos ressuscitou juntamente com Ele: “E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” (Ef 2.6); c) Cristo ao ressuscitar, assentou à direita de Deus nos lugares celestiais e coopera conosco: 19 De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. 20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam” (Mc 16.19,20).

2. A DESCRIÇÃO DAS BENÇÃOS RECEBIDAS.

Depois de tratar sobre as bençãos espirituais concedidas por Deus, o apóstolo Paulo vai descrever quais são estas bençãos que Deus nos concedeu, vejamos como elas são descritas:

I) A benção da eleição. vv.4-5

As provas bíblicas acerca da eleição divina são incontestáveis. Paulo fala sobre vários aspectos da eleição, nos versículos seguintes: A. O autor da eleição: Deus: “Assim como [Deus] nos escolheu [...]”, não foi o homem que fez algo para ser recebido por Deus, mas Deus escolheu soberanamente. B. O tempo da eleição: Eternidade: “Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo [...]” (v.4), isto é, a eleição é incondicional, ela aconteceu antes que houvesse mundo. C. O agente da eleição: Cristo (v.4) “Assim como nos escolheu, nele [em Cristo] [...]” (v.4), a eleição aconteceu na eternidade, realiza-se através da obra de cristo que morreu, ressuscitou e intercede pelos eleitos. D. O objeto da eleição: Pessoas: “[Deus] nos elegeu” (v.4), alguns alegam que Deus elegeu a igreja e não pessoas, mas isto é tolice, pois a igreja é formada de pessoas como membros (I Co 12.20,27). E. O propósito da eleição: I. Para vivermos uma vida santa: “Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis [...]” (v.4), ou seja, Deus não nos escolheu por nos ver santos, mas para sermos santos. II. Para termos comunhão plena com Ele: 4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5 nos predestinou para ele [...]” (vv.4-5a), ou seja, nos escolheu e predestinou para vivermos perante e para Ele, somos chamados para ter comunhão com Deus.

II. A benção da adoção. V.5b. 

A Escritura vai nos informar que somos adotados por Deus como filhos, devido a isto Ele nos predestinou para a adoção de filhos, sobre esta verdade, precisamos aprender algumas verdades: A. Somos adotados como filhos de Deus por meio de Jesus, vejamos: “Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo” (v.5), sobre esta verdade o apóstolo João disse que somente recebe a salvação os filhos de Deus que recebem a Jesus e creem Nele (Jo 1.12). B. Somos adotados como filhos de Deus e recebemos o Espirito Santo: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16), a adoção de Deus é confirmada pelo Espírito Santo. C. Somos adotados como filhos de Deus e recebemos uma herança eterna nos céus: “De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus” (Gl 4.7).

III. A benção da aceitação. V.6

A Escritura afirma que Deus nos aceita nos concedendo a salvação e nos recebendo para si mesmo: “Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado” (v.6). Sobre esta aceitação nós aprendemos que: A. Somos aceitos por Deus pela fé, independente das obras: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” (Rm 3.28), o homem não é aceito por Deus pelas obras e sim mediante a fé. B. Somos aceitos por Deus por meio de Jesus Cristo: “[...] ele nos concedeu gratuitamente no Amado” (v.6b), quando o texto cita o amado está se referindo a Cristo que é o Filho amado de Deus, somente por Ele somos aceitos por Deus. C. Somos aceitos por Deus para ter o passado apagado e viver vida nova: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (II Co 5.17), quando estamos em Cristo, todo nosso passado é Perdoado e somos transformados em novas criaturas.

3. O PROPÓSITO FINAL DAS BENÇÃOS RECEBIDAS. V.6

A palavra de Deus vai nos dizer o propósito final das bençãos recebidas, pois a Escritura afirma isto: “Para o louvor da glória da sua graça, que nos deu gratuitamente no Amado” (V.6a). As bençãos provenientes como a eleição, adoção e aceitação diante de Deus tem propósitos definidos, descritos a seguir.

I. Devemos louvar a Deus porque dispensa graça a quem não merece. V.6

A Palavra de Deus vai nos apresentar um dos propósitos para os quais Deus nos concedeu as bençãos que a exaltação da sua graça, vejamos: “Para o louvor da glória da sua graça, que nos deu gratuitamente no Amado” (v.6), quando um pecador é salvo, não é por méritos, mas por graça (favor imerecido), o salvo deve exaltar o nome do Senhor por sua graça bendita, pois se não houvesse uma ação graciosa de Deus, ninguém seria salvo, assim sendo, o intento de Deus ao nos conceder as bençãos citadas é que sua gloriosa graça seja destacada.

II. Devemos louvar a Deus porque tudo de bom vem Dele. Tg 1.17

Tudo de bom que recebemos não vem de nós mesmos, mas de Deus, vejamos observar esta verdade: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1.17). Devemos exaltar a Deus e não aos homens, pois todas as coisas boas vêm de Deus, estas bençãos provindas de Deus, somente podem ser dadas aos homens imperfeitos porque Ele é imutável. Que o nome deste Deus imutável e bom seja louvado por nos conceder tantas dádivas!

III. Devemos louvar a Deus porque ele nos recebeu através do seu Filho amado. V.6b

O recebimento de pecadores como seus filhos, salvando-os por meio do seu Filho é a tônica da Escritura, devido a isto precisamos, exaltá-lo, vejamos: “Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado” (v.6), O hino 47 Hinário Novo Cântico que diz: “Louvamos-te, ó Deus, pelo dom de Jesus. Que, por nós, pecadores, morreu sobre a cruz. Aleluia! Toda a glória te rendemos, Senhor! Aleluia! Tua graça imploramos. Amém”. Louve a Deus pela sua obra salvadora realizada através do seu Filho.

APLICAÇÃO:

Esta mensagem trouxe à baila as bençãos provenientes do Pai para o seu povo. Estas bençãos são reais, tendo como fonte Deus, como natureza, toda sorte de bençãos espirituais e nas regiões celestes. As bençãos descritas são a eleição, adoção e aceitação por Deus, as bençãos tem por objetivo louvar a Deus por sua graça a quem não merece, nos dando tudo de bom e nos concedendo salvação em Cristo. As Bençãos provindas do Pai são espirituais, queremos aqui aplicar para você que aqueles que pertencem a Cristo, que são filhos de Deus e são aceitos por Deus, são os que ouvem a voz do bom pastor, seguem em seu caminho e se rendem a Cristo. Você já tem certeza que pertence a Cristo? Já tem certeza de vida eterna? Se sua resposta é não, entregue-se a Cristo ainda hoje.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário