Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

SERMÃO DE NATAL BASEADO EM LUCAS 2.1-7

TEXTO: LUCAS 2.1-7

INTRODUÇÃO

 Há alguns grupos, até mesmo no meio reformado, que são contra a comemoração do Natal, afirmando que esta festa é pagã e que não deveríamos comemorar. Nós sabemos que Cristo não nasceu em dezembro, porém, isto não torna a comemoração do Natal uma festa pagã, pois para nós o importante não é a data, mas o fato de sabermos que um dia Jesus nasceu e trouxe paz, vida e alegria para o mundo perdido, abrindo as portas da alegria e vida eterna para a humanidade. O evangelho de Lucas foi escrito entre os anos 60 a 63 para evangelizar os gregos, devido a isto, ecoa uma ideia de um homem perfeito, sem pecado ou mancha, este homem é Jesus. O autor relata a ideia de Deus trazer seu Filho ao mundo para restaurar o homem consigo, usando um decreto de um rei ímpio para cumprir a profecia do nascimento de Cristo em Belém (vv.1-4), trazendo seu Filho no tempo marcado por Ele próprio (vv.5-6). Nós queremos observar o versículo 7: “e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”, ele cita dois lugares: Manjedoura e Hospedaria, sobre estes dois lugares queremos fazer uma reflexão.

I. A HOSPEDARIA NEGOU POUSADA PARA JESUS. V.7

José e Maria chegaram em Belém com Jesus no seu ventre, ali os dias se completaram (v.6), eles foram então procurar lugar numa hospedaria, conforme o texto nos indica: “e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”.  A hospedaria estava lotada e não havia lugar para Jesus. Ali tinha muitas pessoas importantes que tinham vindo de longe para se recensear e não havia lugar para Jesus. Naquele lugar, quem sabe o dono disse: “Não insistam, não temos vagas, estamos lotados”. Eles não tinham lugar para Jesus!!!

Aquela hospedaria era o lugar mais apropriado para receber Jesus, mas não havia lugar, Cristo foi rejeitado na hospedaria, o Rei pedia pousada e por causa da humilde aparência dele e da sua família, foi-lhe negada a pousada. Talvez, se Herodes, ou um dos líderes religiosos famosos da época surgissem ali, eles dariam um jeito para recebê-lo, mas não havia lugar para Jesus. Este episódio da pousada já apontava para a rejeição que Jesus sofreria dos ricos e poderosos. Há muitos lugares hoje que Jesus foi trocado pelo personagem fictício de “Papai Noel”, noutros a comilança e bebedice tomaram lugar de tudo ao passo de não existir mais lugar para Jesus!

A sociedade se prepara para o Natal, mas não para receber o Cristo do Natal, as roupas e sapatos caros, o vinho entorpecente, as entregas de presentes, não que seja errado dar e receber presentes, o problema é que deixam o principal personagem de fora, Jesus. Aquele hospedeiro não sabia a oportunidade que estava perdendo, o próprio Deus estava ali na sua porta pedindo pousada e Ele negou, o criador e divino governador do universo passou na sua porta e ele ignorou. Aquela pousada de Belém perdeu a oportunidade de ter o céu habitando dentro dela. Que reação você terá neste Natal, você deixará passar a oportunidade igual aquele hospedeiro? Pensemos e reflitamos!

II. A MANJEDOURA LHE DEU LUGAR. V.7

O segundo lugar tratado neste versículo é a manjedoura, onde o Rei Jesus Cristo foi colocado depois de sair do ventre da bendita virgem Maria, vejamos: “E ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura [...]” (v.7). A manjedoura se tornou a antessala do céu, lembrando do Antigo Testamento, quando Jacó em Betel, teve uma visão de uma escada cujo topo alcançava o céu e anjos subiam e desciam por ela e o Senhor estava ali perto dele (Gn 28.12-13), Jacó quando despertou do sono disse que Deus estava ali e ele não sabia, Ele disse que aquele lugar era a casa de Deus e a porta do céu (Gn 28.16-17). Semelhantemente, aquela manjedoura naquele dia de Natal se tornou a casa de Deus, a porta do céu!

A manjedoura tornou-se o lugar mais iluminado quando a luz do mundo é depositada nela (Jo 8.12). Ali que era um estabulo insignificante, de repente se tornou o céu, pois Deus Emanuel estava ali (Mt 1.23). Aquela manjedoura tornou-se o lugar onde O Filho divino de Deus nasceu. Cristo não nasceu num palácio rodeado de príncipes, mas rodeado de camponeses. Ele não nasceu em um berço de ouro, mas de palha, não havia lugar para ele naqueles lugares, mas na manjedoura houve um lugar aberto para Ele.

Naquela manjedoura ele foi adorado e louvado pelos anjos (Hb 1.6; Lc 2.10-14), ali também o Cristo do Natal, naquele estábulo foi adorado pelos pastores, homens simples (Lc 2.20). A manjedoura tornou-se o depósito do maior tesouro que a humanidade podia ter, o Eterno Filho de Deus estava ali, rejeitado pelos hospedeiros, mas aceito por camponeses simples que cederam aquele lugar para o nascimento do Rei. A manjedoura também representa a aceitação que os homens podem ter de Cristo, da mesma forma que a hospedaria a rejeição, este é o assunto do item seguinte.

III. O NOSSO CORAÇÃO SE PARECE COM A HOSPEDARIA OU MANJEDOURA?

O versículo escolhido faz esta dupla realidade de rejeição e/ou acolhimento, vejamos: “E ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (v.7). O texto afirma categoricamente que Jesus foi rejeitado pelo hospedeiro e aceito pelos camponeses, tendo nascido na manjedoura. Aqui já nos desafia para termos uma atitude, pois não há três opções, o homem aceita ou rejeita Jesus. João disse que Ele veio para os seus e os seus não o receberam, mas a todos que o receber e crer Nele se tornam filhos de Deus (Jo 1.11-12).

O coração do ser humano vai parecer, inexoravelmente, com a hospedaria ou com a manjedoura, pois nós colocamos o coração naquilo que nos agrada mais, conforme Jesus ensina no Sermão do Monte: “Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.21). Da mesma forma que aquela hospedaria, nosso coração pode estar lotado com as práticas do mundo, religiosidade, prazeres etc. e não haverá lugar para Jesus, podemos também ser como aquela manjedoura, onde Cristo encontra lugar e adoração.

O nosso coração precisa tomar uma decisão, nós recebemos a Cristo ou o rejeitamos. Adoramos Ele ou o trocamos pelos prazeres transitórios que o mundo oferece. Queremos ter Ele como Senhor ou buscamos viver longe do seu senhorio. O nosso maior prazer está Nele ou buscamos nos satisfazer em coisas que não satisfazem. Hoje ainda podemos tomar uma posição, dizendo não para os pecados que estão hospedados na nossa vida, jogando para fora tudo aquilo que nos afasta de Deus e neste Natal convidar o Cristo verdadeiro para vir morar em nós.

CONCLUSÃO

Deus na sua soberania trouxe seu filho ao mundo usando fatos da história para realizar o seu plano. Deus cumpriu sua promessa de enviar seu Filho ao mundo para salvar o pecador. Deus é Senhor do tempo e na época certa trouxe seu Filho para realizar a obra da salvação. Havia dois lugares que podemos fazer uma analogia com o nosso coração:  a) A hospedaria, não havia lugar para Jesus; b) A manjedoura, havia lugar para Jesus; c) O seu coração é qual destes dois lugares: Hospedaria ou manjedoura? Neste Natal convide Jesus para viver no teu coração, faça dele a manjedoura que o acolhe. Você já tem certeza da sua salvação? Se sua resposta for sim, seu coração se parece com a manjedoura, mas se sua resposta for não, seu coração se parece com a hospedaria, a Bíblia diz que a dúvida traz condenação (Rm 14.23), mas você pode sair desta dúvida e ainda hoje entregar teu coração a Jesus, tornando ele a manjedoura do Filho de Deus e ter certeza de vida eterna. Quer fazer isso agora?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário