Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM EFÉSIOS 1.13-14

TEXTO: EFESIOS 1.13-14

INTRODUÇÃO

Vimos sob a Santíssima Trindade que há um Único Deus que subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Estamos numa série de mensagens tratando sobre as bençãos espirituais que este Deus Trino traz para nós, examinamos que o Pai nos abençoa (vv.3-6), o Filho também nos traz bençãos (vv.7-12), veremos a partir deste momento o agir abençoador do Espírito Santo, tendo como base o assunto e tema propostos a seguir.

ASSUNTO: A TRINDADE ABENCOANDO O POVO DE DEUS

TEMA 3: SOMOS ABENÇOADOS PELO ESPÍRITO SANTO.

1. O ESPÍRITO LEVA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO AO NOSSO CORAÇÃO. V.13a

O apóstolo Paulo, bem como os outros autores bíblicos atrelam o Espírito Santo as Escrituras, nesta passagem, ele vai afirmar que para ser selado pelo Espírito e receber o penhor (garantia) da salvação, precisa ter contato com as Escrituras: “Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação [...]” (v.13a). Sobre esta verdade vejamos algumas verdades.

I) O Espírito Santo nos leva á Palavra de Deus. Jo 16.13

O Espírito Santo não traz novas doutrinas através de “supostas novas revelações’, Ele nos guia à verdade das Escrituras, aliás, o próprio Senhor Jesus falou: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (Jo 16.13). Algumas lições: a) O Espírito é da verdade, profetas que falam fora da verdade da Bíblia não provém de Deus (v.13a). b) O Espírito nos guiará á toda a verdade da Escritura e não partes dela (v.13b). c) O Espírito na Bíblia lembra o passado, para viver o presente e esperar o futuro (v.13c).

II) O Espírito Santo tira nossa cegueira para entendermos a Palavra. II Co 4.6

Paulo fala os incrédulos são cegos por Satanás (II Co 4.4), existe a pregação do evangelho centralizado em Cristo (II Co 4.5), depois da pregação o próprio Deus age no nosso coração para que possamos conhecer a Cristo para salvação, vejamos: “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (II Co 4.4). Podemos aprender aqui algumas verdades: 1. Paulo nos chama a atenção para a criação (Gn 1.3), quando Deus criou a luz, ou seja, é impossível ser cristão e não crer que Gênesis 1 e 2 é literal (v.6a). 2. Ele faz uma analogia da terra em trevas para luz gerada por Deus como a nossa vida antes e depois de Cristo, antes éramos trevas e agora somos luz (v.6b). 3. Ele vai nos afirmar que a luz divina ao brilhar em nossa vida nos revela a glória de Deus e nos traz o conhecimento para salvação em Cristo (v.6c).

2. O ESPÍRITO SANTO NOS SELA PARA DEUS. V.13b

Depois de tratar da pregação do verdadeiro evangelho, Paulo vai informar que o Espírito Santo nos selou para Deus, vejamos “[...] tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (v.13b). A Palavra tem a etimologia no grego “Esphragida” no texto está “esphragisthêtes” (fostes selados. V.P, sujeito sofre a ação). O termo tem três significados que explicaremos a seguir.

I) O selo fala de uma transação comercial consumada, portanto nossa salvação é completa. Fp 1.6

O primeiro significado aqui tratado sobre o selo é que este indica compra ou venda concretizada, semelhantemente nossa salvação também é um fato consumado, conforme Paulo noutra passagem afirma: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). O selo do Espírito é a garantia que não ficaremos pelo meio do caminho, pois o Deus iniciou a obra a concluirá.

II) O selo fala de um direito de posse, somos propriedade exclusiva de Deus. I Pe 2.9

O segundo significado de Selo é que Deus nos tornou possessão sua, conforme observamos: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (I Pe 2.9). Ao nos tornar propriedade sua, não fazemos o que queremos e sim sua vontade, não ´podemos dividir seu senhorio sobre nós com ninguém (Mt 6.24), pois Ele é nosso dono, Dele somos, o selo do Espírito nos torna totalmente do Senhor, não temos o direito de dividir nossa devoção com nada ou ninguém.

III) O selo fala de segurança e proteção, temos a salvação segura e nada pode tirá-la. Jo 10.28

O terceiro significado de Selo indica que Deus nos mantém em segurança eterna, nos guardando de todo mal, preservando nossa salvação, vejamos: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28). Quando Deus nos selou com o Espírito Ele nos deu alguns benefícios: a) Ele nos concede a vida eterna, isto é, quando cremos já somos salvos (v.28a). b) Ele nos preserva salvos no futuro, ou seja, somos eternamente salvos (v.28b). c) Seu poder nos mantém seguros em suas mãos, portanto, quem Ele segura ninguém tira Dele (v.28c). Selados pelo Espirito, estamos seguros eternamente!

IV) O selo fala de autenticidade, o Senhor conhece os que lhe pertencem. Jo 10.27; II Tm 2.19

O quarto significado de selo indica quem é discípulo verdadeiro ou não, Jesus indica as características daqueles que são cristãos verdadeiros, vejamos: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (Jo 10.27). Nesta passagem Ele vai dizer que suas ovelhas ouvem a sua voz (pregação), quem não gosta de ouvir a pregação fiel do evangelho não é convertido (v.27a). b) Suas ovelhas são conhecidas por Cristo (v.27b), ou seja, somente o Senhor conhece os que lhe pertencem: “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem” (II Tm 2.19a). c) As ovelhas de Cristo o seguem (v.27c), portanto. Eles fogem do pecado para seguir Jesus: “E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor” (II Tm 2.19). O selo do Espírito faz a diferença entre quem segue Cristo e quem são segue. E você segue a Cristo verdadeiramente? Já deixou o pecado?

3. O ESPÍRITO GARANTE QUE A NOSSA SALVAÇÃO ESTÁ GARANTIDA. V.14

O apostolo Paulo usa outro termo para se referir ao Espírito Santo que é o a expressão “Penhor, conforme o texto diz: “O qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória” (v.14). Ele usa palavra grega “arrabon”, esta palavra indica a garantia de que uma dívida ou promessa seria cumprida, sobre isto observamos algumas verdades.

I. A garantia do Espírito santo é que somos filhos de Deus. Rm 8.16

O Espírito Santo é a garantia que aqueles que se entregaram a Cristo se tornaram filhos de Deus, sobre isso Paulo falou: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). A presença do Espírito Santo que nos batizou na hora da conversão (I Co 12.13), traz o testemunho interno de que nós somos filhos de Deus adotados por meio de Jesus Cristo.

II. A garantia do Espírito Santo é que pertencemos a Cristo. Rm 8.9

A presença do Espírito Santo em nós também nos garante que pertencemos a Cristo, consoante Paulo afirma: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Rm 8.9). A presença do Espírito Santo traz á tona esta verdade que somos do Senhor e que nunca deixaremos de ser, pois nos deu o seu Espírito.

III. A garantia do Espírito Santo é que nossa herança eterna está garantida. V.14

Quando recebemos a Cristo, o Espírito passou a fazer morada em nós, esta habitação garante que temos uma herança guardada no céu e que podemos descansar nesta verdade, observemos: “O qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória” (v.14). Martinho Lutero confiando nesta herança eterna cantou: “Se temos de perder, família, bens, prazer! Se tudo se acabar. E a morte enfim chegar, com Ele reinaremos”. Deus nos deu o seu Espírito como uma garantia do céu, como uma certeza que um dia recebemos uma herança eterna, a maior riqueza, uma alegria indizível, uma vida inaudita no céu!!!!

APLICAÇÃO

Vimos que na Trindade, a Terceira Pessoa, o Espírito Santo nos traz as seguintes bençãos: Leva a Palavra ao nosso coração, guiando a Escritura e tirando a nossa cegueira para entendermos, Ele nos sela, isto é, atesta que a salvação é completa, que pertencemos a Deus, temos a segurança eterna de salvação e que Deus nos conhece. Ele garante somos filhos de Deus, pertencemos a cristo e que nossa herança está garantida. Isto se resume na verdade que quando recebemos Jesus como o nosso Único e Suficiente Senhor e salvador, recebemos a salvação e a garantia é que recebemos o Espírito Santo. Se você não tem certeza da sua salvação, o Espírito ainda não habita em você, ainda tens a herança eterna no céu, mas podes ter ainda hoje, basta render-se a Cristo!

AUTOR: Pastor veronilton Paz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário