Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Esboço de Sermão de Ano Novo - Salmos 23

TEXTO: SALMOS 23

INTRODUÇÃO

A Figura do pastor de ovelhas sempre foi muito abundante na Bíblia (Sl 80.1; Jo 10.11). O salmo 23 foi escrito por Davi para falar sobre o Deus que cuida do seu povo em qualquer situação e ainda guarda uma morada eterna para ele, usando a figura de linguagem de um pastor e nós queremos aplicar isto ao ano novo.

TEMA: CONHECENDO O BOM PASTOR PARA UM ANO NOVO ABENÇOADO

1. ELE QUER SER O DEUS DA PROVIDÊNCIA NA SUA VIDA NO NOVO ANO. V.1-3a

a) Deus na sua providencia supre as nossas necessidades. V.1

O texto vai nos indicar um Deus providente que supre as nossas necessidades, vejamos: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (v.1). O texto nos indica algumas verdades sobre como satisfazer as nossas necessidades: I. A fonte da nossa satisfação: O Senhor (v.1a), isto é, não devemos colocar expectativas em pessoas ou coisas, mas Deus. II. A convicção e confiança é Pessoal: Meu Pastor (v.1b), eu não devo me basear nas experiencias de outros, mas ter a minha própria confiança em Deus. III. A extensao da providência é tudo que preciso: “Nada me faltará (v.1c), portanto, devo colocar todas as areas da minha vida nas mãos do Senhor e Ele cuidará de tudo (Mt 6.33; Sl 37.5).

b) Deus na sua providência cuida de nós no dia-a-dia. V.2-3a

Tal qual um pastor todos os dias levava as ovelhas ao pasto, águas tranquilas e refrescantes diariamente o Senhor faz assim conosco, vejamos: 2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 3 refrigera-me a alma [...]” (vv.2-3a) Aqui nesta passagem são notórios algumas expressões como: “Pastos verdejantes, águas tranqüilas, refrigera a alma”, etc. Estas expressões fazem alusão ao cuidado de Deus figuradas nos cuidados pastorais com as ovelhas nos campos. Deus tem cuidado de nós e nos enchido de bênçãos, precisamos abrir os olhos para enxergar isso e não ficar reclamando.

2. ELE DESEJA ESTAR AO NOSSO LADO NO ANO NOVO. V.3b-5

a) O Senhor está presente conosco para nos guiar. V.3b

Deus nos guia constantemente, todos os que são do Senhor precisam ser guiados por Ele, conforme o texto indica: “[...] guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (v.3b). Este particula do versiculo nos ensina algumas verdades: 1. Ele nos guia por uma vereda (v.3), a vereda é um caminho estreito, ninguem pode ser salvo fora deste caminho (Mt 7.13-14). 2. Ele nos guia pela vereda da justica (v.3), isto é, por um camimho santo, ninguém verá Deus sem santidade (Hb 12.14). 3. Deus nos guia por amor ao seu Nome (v.3), para honrar seu Nome, Ele nos guia e nos salva.

b) O Senhor está presente conosco mesmo nas horas difíceis. V.4a

Mesmo que estejamos passando horas dificeis, devemos confiar Nele, confiramos: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum [...]” (v.4a). Nesta passagem o termo “vale da sombra da morte” seriam os perigos da profissão como ataques de animais ferozes ou peçonhentos. Sombra também tem alusão à noite e suas dificuldades, pois facilmente uma ovelha ou o pastor poderia cair em um buraco ou em um pântano o que poderia ser fatal devido à escuridão. Mas, não devemos temer se o Senhor está conosco, pois com Cristo na nossa vida tudo vai muito bem.

c) O Senhor está presente conosco para que aprendamos a depender totalmente Dele. V.4b

O motivo que não devemos temer nas lutas da vida não é nossa força, mas a presença de Deus, conforme podemos observar: “[...] porque tu estás comigo [...]” (v.4b). A razão de não temer os males nem os revezes da vida não está na nossa própria força. Mas na força que vem do Senhor. A razão da nossa vitória está na presença do Senhor conosco e não nos nossos méritos de justiça. A presença do Senhor é tudo que preciso!

c) O Senhor está conosco para nos trazer segurança. V.4c

O pastor tinha dois instrumentos para trazer segurança ao rebanho, consoante o texto nos diz: “[...] o teu bordão e o teu cajado me consolam” (v.4c). O bordão do pastor servia para espantar animais ferozes e o cajado para dirigir o rebanho e para retirar as ovelhas que caíssem em algum buraco e também para experimentar se as águas por onde ia conduzir as ovelhas para beber se eram tranqüilas e rasas ou profundas e bravias, ou seja, o bordão e o cajado eram uma forma do pastor conduzir o rebanho de forma segura. A minha e a tua segurança está somente em Deus.

d) O Senhor está conosco para nos garantir a vitória. V.5

O salmista indicar que Deus nos traz a vitória usando a figura de uma vitória como acontecia naquela época,vejamos: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda” (v.5). Nos retornos dos combates era dado um banquete ao guerreiro que mais se destacava, ele tomava o cálice mais cheio e sobre sua cabeça era derramado o óleo como acontece nas competições automobilísticas, estas festas eram uma forma de apresentar a integridade das pessoas e desmascarar aqueles que estavam infiltrados no meio do povo, mas apenas para causar desgraça. Os nossos inimigos precisam ser vencidos, tais como: O Diabo, a carne e o mundo. Deus nos torna vitoriosos!!!

3. ELE QUER DISPENSAR SUA GRAÇA SOBRE NÓS NO ANO NOVO. V.6a

a) Deus graciosamente derrama sua bondade e misericórdia sobre nós.

Deus é bom e misericordioso para conosco, Ele permea toda a toda a terra da sua bondade e misericórdia, observe o texto: “Bondade e certamente me seguirão [...]” (v.6). Em toda a criação nós vemos a bondade e a misericordia de Deus, mas especialmente, podemos examiná-las na salvação de pecadores que não merecem, olhe para sua vida e veja que Deus te abençoa aqui, mas Ele te oferece mais, quer de modo bondoso e maravilhoso te salvar.

b) Deus é bondoso e misericordioso conosco todos os dias da nossa vida.

O salmista continua dizendo que esta manifestação de bondade e misericórdia de Deus não é apenas por alguns dias, mas durante toda nossa vida, veriquemos a passagem: “[...] Bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida” (v.6). Todos os momentos da nossa existência Deus tem demonstrado seu cuidado que provém da sua graça e misericórdia. Olhe para o que Deus tem te dado e seja grato (a)!

4. ELE QUER QUE VOCÊ RECEBA ACESSO LAR ETERNO NO ANO NOVO. V.6b

a) Uma convicção pessoal: Habitarei.

O salmista tinha uma convicção real e pessoal de que iria habitar com o Senhor para sempre, pois disse: “[...] babitarei na casa do Senhor para todo o sempre” (v.6b). O verbo está na primeira pessoa do singular indicando que a convicção de ir morar no lar eterno preparado por Deus não era apenas uma teoria aprendida, mas uma verdade na vida de Davi. Você precisa ter convicção pessoal da sua salvação, pois a fé das outras pessoas não podem nos salvar, precisamos ter nossa fé pessoal em Jesus para salvação.

b) Uma convicção espiritual: Habitarei na casa do Senhor - Céu.

O escritor sacro também demonstra que sua certeza era com respeito as questões espirituais, na passagem ele fez afirmação: “[...] babitarei na casa do Senhor para todo o sempre” (v.6b). A casa do Senhor do Senhor faz referência ao templo de Jerusalém, mas também à nova jerusalém que habitarão todos aqueles que aqui nesta vida tiveram um encontro real com Jesus (Hb 12.22), o cristão vive na terra, mas sua mente está no céu onde Cristo está (Cl 3.1-2). Ele tem uma convicção espiritual que o céu é real e que um dia irá habitar nele com o Senhor.

c) Uma convicção eterna: habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.

O autor ainda vai tratar da sua convicção de ir morar na casa do Pai como algo eterno, pois relatou: “[...] babitarei na casa do Senhor para todo o sempre(v.6b). A morada de Deus é eterna, um dia nós estaremos neste lugar para sempre com o Senhor (I Ts 4.17). Devido a isto é que a nossa tribulação aqui é leve e momentânea se compararmos a glória que receberemos naquele lugar eterno (Rm 8.18; II Co 4.17). Por isso, nós preferimos perder os prazeres transitórios que este mundo oferece, pois temos um lugar eterno no céu. Creia nisso!

APLICAÇÃO: Você quer ter um feliz ano novo, então precisa ter jesus como como Supremo Pastor. Se Deus é de fato seu Supremo Pastor você precisa confiar Nele e entregar sua vida aos cuidados Dele, pois Ele tem um lar eterno preparado para todos os que se entregam ao seu cuidado. Deseja fazer isso?

AUTOR: Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário