Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM EFÉSIOS 1.7-12

TEXTO: EFÉSIOS 1.7-12

INTRODUÇÃO

A Trindade é uma doutrina Bíblico-Teológica esposada na parte da Teologia Sistemática chamada de Teontologia, esta ensina, embasada na Bíblia, que existe um só Deus (Jo 17.2-3) que subsiste em três pessoas (Jo 1.1,14; 5.18; Jo 5.18; At 5.3-5; II Co 3.17.18; Fp 2.9-11), O apóstolo Paulo tratando sobre as bênçãos oriundas do Deus, na primeira seção explicou que somos abençoados pelo Pai (vv.3-6), nesta segunda seção vai trazer as bençãos provindas do Filho, a segunda pessoa da Trindade, Vamos examinar estas bençãos tendo como base o assunto e tema expostos a seguir.

ASSUNTO: A TRINDADE ABENCOANDO O POVO DE DEUS

TEMA 2: SOMOS ABENÇOADOS PELO FILHO.

1. O FILHO NOS REDIMIU. V.7a

I. O Significado da Palavra redenção.

A nossa redenção aconteceu em Cristo, pois pela sua obra, redimiu pessoas dentre toda a raça humana para que obtivessem a salvação, vejamos: “Nele temos a redenção, [...] pelo seu sangue” (v.7a). A palavra redenção vem do grego “Apolytrosin” quer dizer “comprar e deixar livre mediante pagamento de um preço”, nós nos tornamos escravos por cauda da dívida do nosso pecado, mas Jesus pagou a dívida e nos libertou, devido a isto que Jesus foi louvado por ter comprado pelo sangue homens de todas as nações, vejamos: “E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação” (Ap 5.9). Nossa salvação não é conquistada por nós mesmo, mas comprada por Cristo e entregue gratuitamente.

II. A necessidade da redenção de Cristo. Is 53.6

Todos n´s seres humanos estávamos longe de Deus, devido a isto a redenção comprada por Cristo era necessária, observemos: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Is 53.6). Deus colocou sobre seu Filho a nossa iniquidade, pois Ele pagou o preço do nosso pecado e da nossa redenção

III.O poder da redenção de Cristo. Cl 1.13

A redenção que Cristo conquistou é poderosa, pois nos arrancou do mundo de modo poderoso, vejamos: 13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados” (Cl 1.13-14). O texto nos diz que pela redenção somos perdoados e também transportados (Gr. “Metestesên”, transferido, arrancado), isto é, a redenção nos transfere do reino das trevas para o reino da luz de forma poderosa nos arrancando de um lugar para outro.

2. O FILHO NOS PERDOOU. V.7b

I. Cristo perdoou nosso pecado por sua morte. v.7b

A Escritura usa o termo sangue para se referir ao sacrifício de Cristo, por meio deste sacrifício os nossos pecados são perdoados conforme o texto nos afirma: “[...] pelo seu sangue, a remissão dos pecados [...]” (v.7b). Os nossos pecados não são perdoados por um sacerdote humano, mas através do sacrifício perfeito de Cristo, feito de uma vez por todas (), assim sendo, Cristo pela sua morte conquistou o perdão para o homem, basta que este se arrependa dos seus pecados, se volte para Deus e será perdoado (I Jo 1.9).

II. Cristo perdoou nosso pecado nos chamando de volta para si.

O termo remissão (Gr. “Aphesin”, trazer de volta ao caminho), quando Cristo perdoa nos traz de volta para Deus, pois o pecado nos separou de Deus, vejamos: 1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Is 59.1-2). Assim sendo, ao usar o termo remissão, está dizendo que nos traz de volta para Ele perdoando-nos totalmente!

III. Cristo nos perdoou porque é rico em graça. v.7c

Jesus nos perdoa não porque temos algum mérito, mas porque sua graça é riquíssima, conforme podemos observar: “No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça (v.7). Cristo é riquíssimo em graça, sua graça é capaz de salvar o mais miserável dos pecadores. A sua graça é capaz de perdoar o mais miserável dos pecadores, Ele é rico em perdoar (Is 55.7), apagando todo o nosso passado (Is 43.25), Jesus está ao nosso lado e sua graça é riquíssima para nos perdoar os pecados e nos receber como seus servos. Não importa como você se comportou até hoje, a partir de hoje podes ter uma vida diferente como aquele ladrão da cruz,

3. O FILHO NOS REVELOU O PAI. VV.8-10

I. Cristo nos revelou toda sabedoria e entendimento do Pai. V.8

Deus ao revelar através do seu Filho Jesus derramou sobre nós de modo abundante sabedoria e prudência, conforme o texto nos indica: “Que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência” (v.8). A palavra sabedoria vem do grego “Sophia” e aponta para um conhecimento interno e espiritual provindo do coração, portanto, Cristo abre nosso entendimento para compreendermos o Pai para salvação (Lc 24.45). A palavra prudência é a palavra grega “Phronesis” trata de uma compreensão exata que nos leva a uma prática correta, ou seja, Jesus nos traz o verdadeiro entendimento do Pai para salvação e santidade prática.

II. Cristo nos revelou o mistério outrora escondido do Pai. V.9

Cristo trouxe à humanidade o mistério que a Trindade havia planejado na eternidade, mas que se revelaria na história com a chegada de Cristo, vejamos: “Desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo” (v.9). Sobre este mistério revelado podemos aprender que: a) Cristo trouxe o mistério da eternidade para nós, pois desvendar (Gr. “Gnôrisas”), Trazer oculto ao conhecimento (v.9a). b) Cristo nos fez agradáveis a Deus, afinal, beneplácito (Gr. “Eudokian”), prazer (v.9b). c) Cristo aceitou a proposta de vir aqui e realizar o plano salvador (v.9c).

III. Cristo nos revelou de maneira plena o Pai tanto na terra como no céu. V.10

A revelação de Deus é plena na pessoa de Jesus, não há como haver novas revelações, pois Deus se revela somente em Cristo, vejamos: “De fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra” (v.10). A expressão fazer convergir vem do grego anakephalaiosasthai” significa juntar coisas separadas em uma só, ou seja, dois povos em um só (Israel e igreja), a plenitude dos tempos se refere à vinda de Cristo para reconciliar o homem com Deus e unir a terra ao céu, pois temos livre acesso ao céu por meio de Jesus, onde um dia estaremos todos juntos em louvor e adoração.

4. O FILHO NOS TORNOU HERDEIROS DE DEUS. VV.11-12

Jesus trouxe a filiação divina para nós (Gl 4.7), como filhos de Deus, também recebemos uma herança eterna no céu, sobre esta herança eterna aprendemos algumas lições.

I. Somos herdeiros de Deus através de Jesus. V.11a

Da mesma forma que recebemos a filiação divina em Cristo também recebemos a herança eterna – salvação através de Cristo, confiramos: nele, digo, no qual fomos também feitos herança [...]” (v.11a), ou seja, a herança eterna no céu somente é dada a quem teve um encontro e vive em união com Cristo. Não receberemos a herança da salvação se nós ainda não tivemos um encontro com Cristo. Somente por meio de Cristo nossa herança está assegurada no céu.

II. Somos herdeiros de Deus mediante o seu plano eterno. V.11b

A Escritura afirma que a nossa herança eterna da salvação não é fruto da nossa conquista, mas de um plano eterno que Deus fez antes que nós existíssemos, conforme o texto afirma: “Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade (v.11b). Paulo usa o termo Predestinados (Gr. “Prooristhentes”, Tendo sido predestinados, destinados anteriormente), o termo está na voz passiva, isto é, não dependeu do homem, mas da ação de Deus, conforme sua própria vontade. Os herdeiros foram escolhidos soberanamente em cristo.

III. Somos herdeiros de Deus para sua glória. V.12

A herança que Deus nos dá efetivamente não traz mérito algum para nós, mas deve nos levar ao louvor ao Senhor, segundo o texto afirma: “a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo” (v.12). Ao olhar para sua salvação herdada no céu, precisamos render a Deus toda a glória, pois o Senhor foi quem realizou toda a nossa salvação desde o plano eterno até a execução desta salvação. Então, exaltemos ao Senhor que nos salvou e o adoremos prostrados aos seus pés.

APLICAÇÃO

Nós vimos nesta segunda mensagem sobre as bençãos oriundas da Trindade, desta feita tratando a respeito das bençãos vindas do Filho, estas bênçãos são: Ele nos redimiu (pagou o preço do nosso pecado), nos perdoou os pecados, revelou o Pai para nós e nos trouxe uma herança eterna. Todos nós tínhamos uma divida impagável, Jesus pagou a dívida, nos perdoou, revelou seu Pai ao nosso coração e nós temos uma herança eterna garantida. Esta herança somente será entregue aos que renderam seus corações e vida a cristo. Você já tem certeza de salvação? Se ainda não tem, precisas receber a Cristo e ter a sua salvação eterna garantida. Faça isso hoje!!!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário