Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Esboço de Sermão Baseado em Efésios 1.15-23

EFESIOS 1.15-23

INTRODUÇÃO

A igreja pode ter boa música, boa pregação, bons relacionamentos, mas se faltar o poder de Deus, ela não terá feito nada. Paulo nesta seção está tratando sobre o poder sobre a igreja, para isso ele ora pela igreja para que isto aconteça, sobre esta verdade iremos extrair algumas verdades tendo como base o tema abaixo.

TEMA: A MANIFESTAÇÃO DO PODER DE DEUS

1. O PODER DE DEUS VEM ATRAVÉS DE UMA VIDA DE ORAÇÃO.VV.15-17

a) A oração deve ser para que a igreja manifeste fé em Deus e amor mútuo. V.15

Paulo vai dizer que estava orando para que a igreja faça Deus manifesto através da demonstração da sua fé prática por uma vida de amor demonstrada uns aos outros, segundo vemos: “Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos” (v.15). A fé cristã precisa ser vivenciada de tal forma que ela seja comentada por pessoas de fora, seu amor precisa ser prático de modo que influencie outros positivamente.

b) A oração deve ser incessante diante de Deus. V.16

A oração deve ser feita de modo constante, pois a inconstancia não receberá favor nenhum de Deus, vejamos como Paulo fala: “Não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações” (v.16). Quando vamos orar precisamos entender que a resposta acontece dentro da vontade de Deus, então a resposta deve ser esperada em oração constante. Devemos perseverar em oração até Deus responder!!!

c) A oração deve ser objetiva. V.17

Paulo ao orar tinha um objetivo ao orar que era pedir discernimento espiritual, segundo o texto nos afirma: “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele (v.17). A passagem citada afirma que Paulo ao pedir discerninento clamou por algumas petições: I. Espírito de sabedoria (v.17a), isto é, se precisamos de sabedoria devemos pedir a Deus . II. Paulo pede que a igreja receba Espírito de revelação (v.17b), estamos . III. Paulo entende que o discernimento espiritual nos leva ao pleno conhecimento de Deus (v.17c).

2. O PODER DE DEUS FAZ COM QUE A IGREJA TENHA ESPERANÇA. V.18-19

a) A nossa esperança se deu quando tivemos os olhos do nosso coração iluminados. V.18

A esperança que o Senhor nos ofereceu somente pôde ser desfrutada depois que fomos tirados da cegueira espiritual, conforme o texto nos indica: “iluminados os olhos do vosso coração [...]” (v.18a). A palavra iluminação vem do grego “Pephôtismenous” e significa abrindo os olhos, isto é, tirando a cegueira espiritual. Outra verdade que este texto nos apresenta é que a cegueira acontece no coração, devido a isto, a iluminação é também no coração, aliás, a conversão também acontece no coração, gerando atos visiveis de louvor.

b) A nossa esperança aconteceu quando recebemos o chamado eficaz de Deus. V.18

A verdadeira esperança aconteceu quando depois do Senhor retirar a cegueira espiritual, o chamado do evangelho alacançou o nosso coração, segundo o autor relata: “Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento [...]” (v.18). A palavra chamado vem do grego “Kleseos” e indica um chamado ou convite. Existem dois tipos de chamado (pregação): I. O Chamado externo que é a pregação do evangelho (Mc 16.15). II. O Chamado interno e eficaz que é a pregação que alcança o coração (At 16.14). III. Paulo trata de chamado com este segundo significado, pois trata dele no coração (v.18).

c) A nossa esperança é real porque temos uma herança eterna. V.18

Temos esta tão grande esperança porque recebemos uma herança eterna dada por Deus no céu, olhemos o texto: “Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos” (v.18). Tendo a garantia de recebermos uma herança eterna - salvação, nós temos esperança e demonstramos ela na nossa vida, tendo paz na alma e alegria na vida.

d) A nossa esperança é segura porque depende da eficácia do poder de Deus. V.19

A nossa esperança depende não das nossas forças, mas do poder de Deus, vejamos: “E qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder”. O texto nos afirma algumas verdades sobre o poder de Deus: I. É supremamente grande, ou seja não há limites para Deus agir (v.19a). II. Devemos crer confiantemente neste poder, isto é, mesmo Deus tendo poder, mas exige fé Nele (v.19b). III. O poder de Deus é totalmente eficaz, portanto, Deus não falha em nenhum plano ou ação (v.19c). Busque ao Senhor confiado no seu poder!

3. O PODER DE DEUS RE REVELA NA PESSOA DE JESUS CRISTO.

a) O poder de Deus se revela em Cristo porque Ele ressuscitou dos mortos. V.20a

A pessoa de Jesus é receptáculo do poder de Deus, uma prova disso foi a sua ressurreição, vejamos: “o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos [...]” (v.20a). A ressurreição dde Cristo é uma prova que sua obra agradou ao Pai e que toda a autoridade estava sobre Ele, para conhecer o poder de Deus, precisamos conhecer a Cristo. Sem Cristo não há poder de Deus, nem evangelho, muito menos salvação (Rm 1.16).

b) O poder de Deus se revela em Cristo porque Ele subiu ao céu. V.20b

O poder está somente em Cristo porque somente Ele está assentado nos lugares celestiais á direita de Deus, Paulo registra: “o qual exerceu ele em Cristo [..] fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais” (v.20b). Não temos outros intercessores como querem dizer alguns, pois quem nos representa à direita de Deus é Jesus, devido a isto nós podemos ter segurança eterna de salvação, pois Cristo está lá no céu nos guardando.

c) O poder de Deus se revela em Cristo porque Ele está acima de todos. VV.21-22

Paulo informa ainda que o poder de Deus está sob Cristo porque Ele conquistou uma posição de honra acima não apenas dos homens, mas também de anjos e demônios, não apenas nesta presente era, mas também no mundo vindouro, reflitamos: “21 acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. 22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja” (v.21-22). Cristo tem e sempre terá autoridade sobre tudo e todos. Adoremos prostrados aos seus pés!

4. O PODER DE DEUS É VISTO NA SUA IGREJA. VV.22-23

a) Cristo age através da igreja lhe dando poder. v.22

A Igreja não possui poder em si mesmo, pois todo poder emana de Deus, Ele é quem dá poder à igreja, segundo o texto: “E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja” (v.22). A passagem está clara ao afimar que o poder foi Ele que deu a igreja, assim sendo, a igreja não possui autoridade para fazer o quer, pois está debaixo da autoridade de Deus, seu poder vem Dele.

b) Cristo age através da igreja governando a igreja. V.23a

Cristo é chamado de cabeça (v.22), a igreja é chamada de corpo de Cristo, segundo o texto afirma: “a qual é o seu corpo [...]” (v.23a). A igreja como corpo de Cristo indica que ela é um organismo vivo, tendo Cristo como cabeça indica que é uma organização governada pelo próprio Cristo por meio de líderes que Ele mesmo preparou. Cristo governa a Igreja do céu, esta não está largada no mundo, ela tem um dono que é Jesus!!!

c) Cristo age através da igreja, dando a ela a plenitude do seu poder. V.23b

A Palavra de Deus afirma sobre a sua ação derramando a plenitude do seu poder sobre a Igreja, conforme podemos observar: “A qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” (v.23b). Não há como você experimentar o poder de Deus de forma plena longe da comunhão dos santos, pois a igreja é o lugar onde onde Deus manifesta a sua glória, O Espírito Santo foi derramado numa reunião (At 2.1-4), o Espírito Santo chamou Barnabé e Saulo para obra numa reunião (At 13.1-3). Seja parte da igreja local!

CONCLUSÃO

Esta mensagem tratou sobre a manifestação do poder de Deus, vimos que este poder se revela na oração, traz esperança, vem por meio de Cristo e é visto principalmente na igreja. Irmãos! Precisamos orar mais, ter mais comunhão com Deus. Não perca a esperança em dias melhores, confie no poder de Deus. O poder de Deus, inclusive para salvação, vem somente por meio de Cristo, entregue-se a Cristo e seja salvo eternamente pelo poder de Deus. Deus manifesta seu poder na igreja, na assembléia dos santos, você não pode ser cristãos sem integrar a igreja local, integre-se ao povo de Deus!

 AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Um comentário: