Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM APOCALIPSE 2.12-17

TEXTO: APOCALIPSE 2.12-17
[12] Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes: [13] Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. [14] Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição. [15] Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas. [16] Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca. [17] Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe”.

INTRODUÇÃO
Alguém já disse que a igreja só faz sentido de existir se ela estiver presente no mundo para mudar a realidade das coisas. A cidade de Pérgamo hospedava dois templos dedicados a cultos pagãos que era oculto ao imperador romano e também ao deus esculápio que seria o deus serpente, o deus da cura, justamente aquela que está bordada no jaleco do médico, enfermeiro que atende nos hospitais, Cristo aqui condena ambos os cultos, pois qualquer lugar onde se cultua um ídolo seja ele imagem, homem ou anjo, ali está o trono de satanás, era em um lugar destes que Cristo plantou uma igreja, pois até no lugar onde está o trono de satanás quem manda é Jesus. Vamos explicar um pouco sobre a igreja de Pérgamo, tendo como base o tema abaixo.

TEMA: PÉRGAMO, A IGREJA DE DEUS ONDE SATANÁS HABITA

1.             APRESENTAÇÃO DA PESSOA DE JESUS CRISTO COMO AQUELE QUE TEM A PALAVRA. V.12-13a

1.1          Ele tem a Palavra de Deus que é uma arma poderosa. V.12
Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes”

1.2          Ele conhece o lugar que nós estamos localizados. V.13a
“Conheço o lugar em que habitas [...]”

1.3          Ele conhece os perigos que passamos. V.13c
“[...] Lugar [...] onde está o trono de Satanás [...]”

2.             APRESENTAÇÃO DE ELOGIOS E REPREENSÕES DO SENHOR À SUA IGREJA. V.13b-15

2.1          Os elogios são os seguintes:

a) Conservava o testemunho do nome de Cristo. V.13d
“[...] e que conservas o meu nome [...]”

b) Não negava a fé, mesmo em perigo de morte. V.13e
“[...] e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita”.

2.2          Repreende a igreja pela presença de Heresias perniciosas no seu meio. V.14-15
[14] Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição. [15] Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas”.

3.             APRESENTAÇÃO DE DESAFIOS E PROMESSAS À SUA IGREJA. V.16-17

3.1          Desafia a igreja ao arrependimento por tolerar heresias no seu meio. V.16

a) Se não se arrependerem o Senhor sem demora fará justiça contra a igreja. V.16a
“Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora [...]”

b) Se não se arrependerem o Senhor lutará contra eles com a sua Palavra. V.16b
“[...] e contra eles pelejarei com a espada da minha boca”.

3.2          Desafia a igreja à ouvir a voz do Espírito Santo. V.17a
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas [...]”.

3.3          Promete uma recompensa aos fiéis. V.17b
“[...] Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem tratou sobre a igreja de Pérgamo que estava localizada no lugar onde estava o trono de satanás, foram trabalhadas as seguintes lições: Primeira, Apresentação da Pessoa de Jesus Cristo: Ele tem a Palavra, conhece o lugar onde estamos e os perigos que passamos neste lugar; Segunda, Apresentação de Elogios e Repreensões do Senhor à Sua Igreja: Foi elogiada porque: Mantinha o testemunho do nome de Cristo e não negava seu nome mesmo em face à morte; Foi repreendida por: Permitir a doutrina de Balaão: Idolatria, prostituição; Também permitiu a doutrina Nicolaíta: Tinham doutrinas semelhantes ao de Balaão e Jezabel, eram adeptos do Sincretismo Religioso; Terceira, Apresentação de Desafios e Promessas à Sua Igreja: Os desafios eram: Arrepender-se por tolerar doutrinas falsas no seu meio e se não se arrependessem o Senhor pelejaria contra eles com a sua justiça pela Palavra e, ouvir a voz do Espírito Santo; A promessa foi: A vida eterna. Você Já conhece a Jesus? Para conhecê-lo precisa ter contato com a sua Palavra e também ter o desejo de obedecer, faça isto! Ele desafia todos os que estão distantes Dele para que se arrependa e aos que arrependidos se chegam a Ele, promete o maná escondido, uma pedra branca e um novo nome, ou seja, a salvação, vida eterna. Você já tem certeza de salvação? Se ainda não entregue-se a Cristo hoje e verás quão grande é o seu amor. Faça isto e que Deus te abençoe em Nome de Jesus!


AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Ministério da Palavra pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa; Formação Presbiteriana de evangelista/Missionário pelo CPO/IBN e CEIBEL; Pós Graduando em Estudos Teológicos pelo CPAJ/Mackenzie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário