Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO NATALINO BASEADO EM MATEUS 2.1-12

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MATEUS 2.1-12
[1] Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. [2] E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. [3] Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém; [4] então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. [5] Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: [6] E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel. [7] Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera. [8] E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo. [9] Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. [10] E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. [11] Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. [12] Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.

INTRODUÇÃO
O teólogo Santo Agostinho afirma: Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti”. O que o príncipe dos teólogos afirma é que as pessoas podem procurar felicidade e satisfação para a alma em muitos lugares, mas só encontrarão paz e felicidade de fato quando estiverem com as suas almas descansando nos braços deste Deus todo poderoso. Aqueles homens chamados “magos” eram gentios especializados em coisas sobrenaturais, eles não eram reis. Eles viram uma estrela que já havia sido profetizada no Velho testamento (Nm 24.17), Deus usa meio físicos para realidades espirituais, aqueles homens tiveram atitudes com relação a Jesus e iremos estudar isto tendo como base o tema abaixo.

TEMA: AS POSTURAS DOS MAGOS COM RELAÇÃO A JESUS.

1.     AS SUAS POSTURAS PARA ENCONTRAREM JESUS.

1.1   Não mediram distancia. V.1, 2b
[1] Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. [2] [...] Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo”.

1.2   Buscaram informações sobre Ele. V.2a, 3-8
[2] E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? [...] [3] Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém; [4] então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. [5] Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: [6] E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel. [7] Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera. [8] E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo”.

1.3   Foram constantes na busca. V.9
“Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino”.

2.     AS SUAS POSTURAS AO ENCONTRAREM JESUS. V.10-11

2.1   Eles se alegraram. V.10
“E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo”.

2.2   Eles o adoraram. V.11a
“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram [...]”

2.3   Eles lhe fizeram ofertas. V.11b
“[...] e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”.

3.     AS SUAS POSTURAS DEPOIS QUE ENCONTRARAM JESUS. V.12

3.1   Passaram a viver sob a orientação de Deus. V.12a
“Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes [...]”

3.2   Passaram a viver em obediência a Deus. V.12b
“[...] regressaram por outro caminho a sua terra”.

CONCLUSÃO:
Vimos nesta mensagem que os magos do oriente tiveram algumas posturas com relação a Jesus, que foram: Primeira, SUAS POSTURAS PARA ENCONTRAR JESUS, não medindo distância para isto, buscando informações sobre Jesus e, sendo constantes na busca; Segunda, SUA POSTURA AO ENCONTRAR JESUS, se alegrando nele, adorando a Ele e, fazendo ofertas a Ele; Terceira, SUAS POSTURAS DEPOIS QUE ENCONTRARAM JESUS, passando a viver sobre a orientação divina e; passando a viver em obediência a Deus. Gostaria de aplicar a frase de A. W. Tozer que diz: Os magos do oriente vieram de uma região longínqua seguindo uma estrela que indicava o nascimento de um Rei, eles não viram nenhum milagre, não ouviram nenhum dos seus gloriosos ensinos, eles não o viram arrebanhando multidões ou expulsando demônios, eles viram apenas um menino indefeso, que ao invés de nascer em um palácio rodeado de criados, estava em um estábulo rodeado de camponeses e animais, mas com uma fé tão grande, eles se prostraram e o adoraram crendo estarem diante do divino Rei do universo”. Qual a sua postura com relação a Jesus? Já se encontrou com Ele? Deseja ter um encontro com Ele? Faça isso Hoje, tenha um encontro real com Jesus e receba já neste mundo felicidade na alma e no porvir vida eterna.



AUTOR: Veronilton paz da Silva – Missionário Licenciado ao Sagrado Ministério; Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário; Pos Graduando em Estudos Teológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário