Total de visualizações de página

domingo, 4 de dezembro de 2016

ESTUDO BASEADO NO SALMO 2

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: SALMOS 02
[1] Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? [2] Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo: [3] Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. [4] Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles. [5] Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar e no seu furor os confundirá. [6] Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião. [7] Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. [8] Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão. [9] Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro. [10] Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra. [11] Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor. [12] Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem-aventurados todos os que nele se refugiam.

INTRODUÇÃO
O rei é uma figura da monarquia, demonstra superioridade sobre todos os seus súditos. O tema sobre reinado está presente nos Salmos e se refere à messianidade de Cristo. Este Salmo coloca sua ênfase no governo de Deus, traz a realidade da soberania de Deus sobre todas as coisas. A autor deste salmo é Davi (At 4.25). O cumprimento desta passagem foi em Davi, também se cumpre de maneira messiânica em Cristo Jesus. O governo de Cristo é real e poderoso sobre tudo e todos, iremos estudar um pouco sobre este assunto, tendo como base o tema abaixo.

TEMA: O REINADO SOBERANO DE DEUS

1.     RECEBE OPOSIÇÃO SISTEMÁTICA DO MUNDO. V.1-3

1.1   O ódio do mundo por Deus se evidencia pelo fato deles trocarem Jesus por coisas vãs. V.1
“Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs?”

a) Troca o Senhor por coisas vãs quem troca a adoração a Ele por ídolos. Jr 2.11-13
[11] Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto que não eram deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua Glória por aquilo que é de nenhum proveito. [12] Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai estupefatos, diz o SENHOR. [13] Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

b) Troca o Senhor por coisas vãs quem troca o socorro Dele pela força humana. Sl 60.11
“Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem”.

c) Troca o Senhor por coisas vãs quem troca a vida de devoção a Ele por vida de pecado. Is 1.13
“Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene”.

1.2   O ódio do mundo por Deus se evidencia pelo fato deles se levantarem contra Jesus. V.2
“Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido”.

a) Os homens se levantam contra Jesus quando tentam impedir a pregação do evangelho. At 4.18
“Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus”.

b) Os homens se levantam contra Jesus quando tentam deturpar a pregação do evangelho. Mt 5.19
“Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus”.

c) Os homens se levantam contra Jesus quando tentam separar da pratica a pregação do evangelho. Mt 23.1-3
[1] Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos: [2] Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. [3] Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem”.

1.3   O ódio do mundo por Deus se evidencia pelo fato deles buscarem viver independente De Jesus. V.3
“Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas”.

a) Os homens estão buscando uma vida independente de Cristo quando querem outras explicações para a vida que não seja a revelação divina. Pv 3.5-7
[5] Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. [6] Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.[7] Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal;

b) Os homens estão buscando uma vida independente de Cristo quando querem ser mais amigos dos prazeres do que de Deus. II Tm 3.1-4
[1] Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, [2] pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, [3] desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, [4] traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus”.

2.     TRARÁ O JUÍZO SOBRE TODOS OS QUE SE OPÔEM A ELE. V.4-6

2.1   Deus não deixa enganar, Ele manifesta a sua ira zombando dos ímpios. V.4
“Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles”.


2.2   Deus não se deixa enganar, Ele manifestará a sua ira contra a impiedade. V.5
“Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar e no seu furor os confundirá”.

Vamos fazer uma analise de Romanos 1.18-32 sobre a ira de Deus:

a) Contra o que se manifesta a ira de Deus?

1. Contra toda a impiedade dos homens. V.18a, 29-31

2. Contra toda a perversão dos homens. V.18b, 26b-27

3. Contra a conivência com o pecado do homem. V.32

b) Como se manifestará a ira de Deus?

1. Deus entrega os homens aos seus próprios pecados. V.24, 26a

2. Deus entrega eles a uma disposição mental reprovável. V.28

c) Porque se manifestará a ira de Deus?

1. Porque os homens desprezaram o conhecimento de Deus. V.19-22

2. Porque os homens desprezaram a glória de Deus. V.23

3. Porque os homens desprezaram a verdade de Deus. V.25

4. Porque os homens desprezaram a sexualidade dada por Deus. V.26b-27

2.3   Deus não se deixa enganar, Ele manifestará a sua ira por meio de Cristo. V.6
“Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião”.

a) A ira de Deus é para quem não aceita a Palavra de Cristo. Jo 12.47-48
[47] Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo. [48] Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia”.

b) A ira de Deus é para quem não crê em Cristo. Jo 3.36
 “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.

c) A ira de Deus é para quem nega o nome de Cristo. Mt 10.32-33
[32] Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; [33] mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”.

3.     EXECUTARÁ O SEU DECRETO SOBERANO DA SALVAÇÃO. V. 7-12

3.1   Deus realiza o seu decreto de salvação por meio do seu Filho Jesus, enviando Ele ao mundo. V.7
“Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei”.

a) Deus enviou seu Filho ao mundo para perdoar pecados. Cl 2.13
“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos”.


b) Deus enviou seu Filho ao mundo para salvar. I Jo 4.14
E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo.

c) Deus enviou seu Filho ao mundo para libertar do diabo. I Jo 3.8
“Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo”.

3.2   Deus realiza o seu decreto de salvação por meio do seu Filho Jesus, alcançando as nações. V.8, 9
[8] Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão. [9] Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro”.

3.3   Deus realiza o seu decreto de salvação por meio do seu Filho Jesus, Convidando homens para transformação. V.10-11
[10] Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra. [11] Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor”.

3.4   Deus realiza o seu decreto de salvação por meio do seu Filho Jesus, deixa de fora os que não se submetem a Ele e recebe os que buscam refugio Nele. V.12
“Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem-aventurados todos os que nele se refugiam”.

CONCLUSÃO
Este estudo tratou sobre o reinado soberano de Deus, foram trabalhadas as seguintes lições: Primeira, RECEBE OPOSIÇÃO SISTEMÁTICA DO MUNDO. Segunda, TRARÁ O JUÍZO SOBRE TODOS OS QUE SE OPÔEM A ELE; Terceira, EXECUTARÁ O SEU DECRETO SOBERANO DA SALVAÇÃO. Você crê neste governo soberano de Deus? Vive para agradá-lo? Já tem certeza de salvação na pessoa de Jesus Cristo? Se ainda não, faça isso hoje.

REFERÊNCIAS

A Bíblia de Estudo de Genebra. 2 ed. Ampl. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2010.

ALLAN, Dennis. Estudo do Livro de Salmos. Extraído de: <www.estudosdabiblia.net> Acesso em 03/12/2016.


SPURGEON, Charles Haddon. Esboços Bíblicos de Salmos. São Paulo: Shedd Produções, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário