Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

ESBOÇO DE ESTUDO BIBLICO BASEADO NO SALMO 04

SALMO 04
[1] Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. [2] Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira? [3] Sabei, porém, que o SENHOR distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele. [4] Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai. [5] Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR. [6] Há muitos que dizem: Quem nos dará a conhecer o bem? SENHOR, levanta sobre nós a luz do teu rosto. [7] Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho. [8] Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro”.

INTRODUÇÃO
O pregador inglês Charles Haddon Spurgeon afirma sobre este salmo que: No primeiro versículo, Davi roga a Deus por auxílio. No segundo, discute com seus inimigos e continua a lhes dirigir a palavra até o final do versículo 5. Então, do versículo 6 ao final, ele contrasta belamente sua própria satisfação e segurança com a inquietação dos ímpios nas melhores condições em que estejam. O salmo muito provavelmente foi escrito na mesma ocasião do anterior, e é outra flor rara do jardim da aflição. Para nossa felicidade é que Davi foi testado, ou então, provavelmente, nunca teríamos ouvido esses doces sonetos da fé. O Salmo 4 traz algumas características do anterior, como demonstração de perigos e confiança em Deus, ele aqui também está se dirigindo aos homens e convidando-os para que voltem-se para Deus, vamos extrair algumas lições sobre esta passagem, iremos fazer isto com base no tema abaixo.

TEMA: A QUEM O CRISTÃO DEVE SE DIRIGIR?

1.    O SALMISTA DEVE SE DIRIGIR AO SENHOR. V.1, 6, 7, 8

1.1  Ele levanta um clamor ao Senhor. V.1

a)    Porque sabe que Deus é justo. V.1a
“Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça [...]”

b)    Porque sabe que Deus alivia as suas angústias. V.1b
“[...] na angústia, me tens aliviado [...]”

c)    Porque sabe que Deus é misericordioso. V.1c
“[...] tem misericórdia de mim [...]”

d)    Porque sabe que Deus responde as suas orações. V.1d
“[...] e ouve a minha oração”.

1.2  Ele reconhece os feitos do Senhor. V.6, 7, 8

a)    Para o salmista Deus é quem faz lhe ver o bem. V.6

§  O bem não é visto por quem não vive em Deus. V.6a
“Há muitos que dizem: Quem nos dará a conhecer o bem?”

§  O bem só pode ser visto por quem tem a luz de Cristo. V.6b
“[...] SENHOR, levanta sobre nós a luz do teu rosto”.

b)    Para o salmista Deus é quem lhe faz alegre. V.7

§  São alegres de verdade aqueles cuja alegria é colocada por Deus no coração. V.7a
“Mais alegria me puseste no coração [...]”

§  São alegres de verdade aqueles cuja alegria não depende dos bens materiais. V.7b
“[...] do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho”.

c)    Para o salmista Deus é quem lhe dá sossego e segurança. V.8

§  O cristão deve ter a capacidade de dormir e descansar tranquilamente. V.8a
“Em paz me deito e logo pego no sono [...]”

§  O cristão deve entender que a causa do seu sossego é tranqüilidade é o Senhor. V.8b
“[...] porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro”.

2.    O SALMISTA DEVE SE DIRIGIR AOS OUTROS HOMENS. V.2, 3, 4, 5

2.1  O salmista convida os homens para abandonar o pecado. V.2, 4

a)    Deixar de desonrar a glória de Deus. V.2a
“Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame [...]”

b)    Deixar de amar a vaidade. V.2b
“[...] e amareis a vaidade [...]”

c)    Deixar de buscar a mentira. V.2c
“[...] e buscareis a mentira?”

d)    Deixar de se irar por longo tempo. V.4
“Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai”.

2.2  O salmista convida os homens para voltar-se para Deus. V.3, 5

a)    Quando convida o homem a voltar-se para Deus, deve-se convidá-lo a ter vida piedosa com o Senhor. V.3

§  Aquele que tem vida piedosa é separado para o uso do Senhor. V.3a
“Sabei, porém, que o SENHOR distingue para si o piedoso [...]”

§  Aquele que tem vida piedosa suas orações são respondidas. V.3b
“[...] o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele”.

b)    Quando convida o homem a voltar-se para Deus, deve-se convidá-lo a oferecer sacrifícios de justiça ao Senhor. V.5a
“Oferecei sacrifícios de justiça [...]”

§  Oferece sacrifícios ao Senhor aquele que o louva. Hb 13.15
“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome”.

§  Oferece sacrifício ao Senhor aquele que cultua com a vida. Rm 12.1-2
[1] Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. [2] E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

§  Oferece sacrifício ao Senhor aquele que contribui com o próximo. Fp 4.18
“Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus”.

§  Oferece sacrifício ao Senhor aquele que tem um coração humilde. Sl 51.17
“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus”.

c)    Quando convida o homem a voltar-se para Deus, deve-se convidá-lo a confiar no Senhor. V.5b
“[...] e confiai no SENHOR”.

§  A confiança no Senhor deve ser mesmo em meio às dificuldades. Sl 27.3
“Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança”.

§  A confiança no Senhor deve ser com base no seu poder que opera em nós. Ef 3.20
“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”.

§  A confiança no Senhor deve ser para animar outros a também confiar em Deus. At 27.24-26
[24] dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. [25] Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito. [26] Porém é necessário que vamos dar a uma ilha.

CONCLUSÃO
O presente estudo trouxe algumas lições sobre esta passagem, as quais foram assim anunciadas: Primeira, O Salmista Deve se Dirigir ao Senhor: Clama ao Senhor e reconhece os feitos do Senhor; Segunda, O Salmista Deve se Dirigir aos Outros Homens: Convida os homens para abandonar o pecado e voltar para Deus. Você tem se dirigido ao Senhor? Tem se dirigido aos homens desafiando os mesmos para que deixem o pecado e se voltem para Deus? Que Deus nos ajude a buscar ao Senhor e apresentar Ele aos homens, só lembrando que para que você possa se dirigir a Deus e também levar o seu nome entre os homens precisa tê-lo experimentado na sua vida, se ainda não teve este encontro com Cristo faça isto hoje. Amém!


AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Ministério da Palavra pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia pelo IBHT; Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário pelo CPO/IBN e CEIBEL; Pós Graduando em Estudos Teológicos pelo CPAJ/Mackenzie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário