Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ATOS 17.31

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: ATOS 17.31
“Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

INTRODUÇÃO
Há um comentário de um autor desconhecido sobre o dia do julgamento que diz o seguinte: “O julgamento final é o dia quando Deus julgará todas as pessoas do mundo. Cada pessoa será julgada por Deus de maneira justa e imparcial. Teremos que dar conta de tudo que fizemos em nossas vidas. Quem for condenado irá para o lago de fogo, a destruição eterna. Mas quem for salvo irá para o Céu, onde não haverá mais sofrimento nem dor. Deus será completamente justo e ninguém poderá o enganar.  Mas todos pecamos e estamos condenados ao inferno. A única forma de sermos salvos é através de Jesus. Jesus morreu para pagar o preço de todo pecado. Quem crê em Jesus e o aceita como seu salvador será salvo. Jesus levou toda a condenação! (Fonte: https://www.bibliaon.com/julgamento_final/)” Esta passagem trata sobre o discurso de Paulo em Atenas, o berço da filosofia, ele ficou revoltado por causa da idolatria daquela cidade (v.16), que tinha muitos altares de deuses e para não esquecer nenhum, estabeleceram um com o nome “Ao Deus Desconhecido”, Paulo usou esta figura para falar sobre o Deus verdadeiro que não é instrumento da arte e imaginação do homem (v.22-29), após esta explicação sobre como adorar a Deus, convida os homens ao arrependimento (v.30), para finalizar ele traz a razão pela qual as pessoas deveriam se arrepender, que é o julgamento futuro e final de Deus e para isto devemos estar alertas e prontos, sobre este tão glorioso assunto, iremos falar tendo como base o tema abaixo.

TEMA: O DIA DO JULGAMENTO VEM, VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A)!

1.     DEUS JULGARÁ TODO O MUNDO. V.17a
“Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo [...]”

1.1   O mundo será julgado por causa do pecado que o afetou. Rm 5.12
“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”.

1.2   O mundo será julgado por causa do evangelho que escutou. Mc 16.15
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.

1.3   O mundo será julgado por causa da pregação que rejeitou. Jo 12.48
“Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia”.

2.     DEUS JULGARÁ DE MANEIRA JUSTA. V.17b
Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar [...] com justiça [...]”

2.1   O julgamento de Deus será de maneira justa porque Ele ama a justiça. Sl 45.7
“Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros”.

2.2   O julgamento de Deus será de maneira justa porque Ele age com justiça. Ap 15.3-4
[3] e entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! [4] Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos”.

3.     DEUS JULGARÁ POR MEIO DE JESUS CRISTO. V.17c
“Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar [...] por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

3.1   O seu julgamento está baseado no fato de Deus ter enviado seu Filho como único meio do homem se achegar a Ele.

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6).

“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Rm 8.34).

“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (I Tm 2.5).

“Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25).

3.2   O seu julgamento está baseado no fato de Deus ter enviado o seu Filho para salvar a humanidade e eles o rejeitaram. Jo 3.17-19
[17] Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. [18] Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. [19] O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

CONCLUSÃO
Esta mensagem falou sobre o julgamento divino e a nossa necessidade de estarmos preparados para este singular dia, foram extraídas as seguintes verdades: Primeira, Deus Julgará Todo o Mundo: Esse julgamento será por causa do pecado o afetou; do evangelho que escutou e da pregação que rejeitou. Segunda, Deus Julgará de Maneira Justa: Porque Deus ama a justiça e; age com justiça. Terceira, Deus Julgará por Meio de Jesus Cristo: Porque enviou o seu Filho como único meio do homem se  achegar a Ele e; Por, apesar Dele enviar seu Filho como Salvador da humanidade, os homens o rejeitaram. O julgamento de Deus é certo, Ele virá para julgar todo o mundo, Paulo falou como escapar deste julgamento chamado de ira vindoura de Deus, veja o que Ele disse: “E para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura”, assim sendo, a única maneira de nós escaparmos da condenação eterna é tendo Jesus como nosso advogado, você já o tem?


AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva

Um comentário: