Total de visualizações de página

domingo, 11 de dezembro de 2016

ESBOÇO DE MENSAGEM BASEADA EM II CORINTIOS 6.4-10 ATENTAR V.10b

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: II CO 6.4-10 ATENTAR V.10b
[4] Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, [5] nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, [6] na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, [7] na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas; [8] por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; [9] como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; [10] entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo”.

INTRODUÇÃO
Um antinômio conforme J. I. Packer é duas declarações aparentemente contraditórias que as duas são verdadeiras sem que uma anula a outra, alguns antinômios que a Bíblia traz são, a Trindade – Três Pessoas divinas sem serem três deuses, mas um único Deus; Soberania de Deus e responsabilidade humana – Deus já preordenou todas as coisas, inclusive a salvação dos eleitos e condenação dos ímpios, mas de tal forma que Ele não é autor do pecado nem violenta a vontade humana. Aqui Paulo trata de antinômios como: Honra e desonra, infâmia e boa fama, enganadores e verdadeiros, desconhecidos e conhecidos, morrendo e vivendo, entristecidos e alegres, pobres e enriquecendo outros, nada tendo e possuindo tudo. Paulo estava fazendo uma defesa do seu ministério apostólico contra falsos cristãos que tentavam desqualificar seu trabalho, as primeiras palavras eram as acusações deles, as segundas era o que Paulo de fato era. Sobre o ultimo antinômio: “Nada tendo, possuindo tudo”, iremos tratar sobre a vida cristã aqui com a mente na glória, para isto elucidaremos a partir do tema abaixo.

TEMA: NADA TER, TUDO POSSUIR

1.        ACONTECE QUANDO SE MINIMIZA A VIDA TERRENA E MAXIMIZA A GLÓRIA CELESTE. II CO 4.17-18

1.1      Quando vislumbramos a gloria celeste, a tribulação pesada e demorada torna-se leve e momentânea. V.17
“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação”.

1.2      Quando vislumbramos a gloria celeste, não nos prendemos às terrenas. V.18
“Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”.

2.        ACONTECE QUANDO O TESOURO PRIORITÁRIO DO NOSSO CORAÇÃO ESTÁ NO CÉU E NÃO AQUI NA TERRA. Mt 6.19-21

2.1      Há tesouros desfrutados na terra. V.19

v  Eles são temporários. V.19a
“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem [...]”

v  Eles são inseguros. V.19b
“[...] e onde ladrões escavam e roubam”.

2.2      Há tesouros desfrutados no céu. V.20

v  Eles são permanentes. V.20a
“Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói [...]”

v  Eles são seguros. V.20b
“[...] e onde ladrões não escavam, nem roubam”

2.3      Há apenas um tesouro que o coração poderá priorizar. V.21
“Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.

3.        ACONTECE QUANDO A NOSSA PRINCIPAL META É PROMOVER A GLÓRIA DE DEUS. I Co 10.31

3.1      Quando a nossa meta é a glória de Deus não aceitamos glórias humanas. Jo 5.41, 44
[41] Eu não aceito glória que vem dos homens[...]; [44] Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?

3.2      Quando a nossa meta é a glória de Deus vivemos de tal forma o evangelho para que Ele seja glorificado. Mt 5.13-16
[13] Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. [14] Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; [15] nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. [16] Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

3.3      Quando a nossa meta é a glória de Deus não pregamos mensagem para agradar a homens, mas a Deus. I Co 2.1-5
[1] Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. [2] Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. [3] E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. [4] A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, [5] para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus”.

CONCLUSÃO
Nesta mensagem baseada em uma serie de antinômios citados por Paulo, retiramos o que diz: “nada tendo, mas possuindo tudo”, verificamos que é possível alguém não ter nada aqui na terra e termos tesouros de inigualável valor no céu, extraímos três lições importantes que foram assim enunciadas: Primeira, ACONTECE QUANDO SE MINIMIZA A VIDA TERRENA E MAXIMIZA A GLÓRIA CELESTE. II CO 4.17-18; Segunda, ACONTECE QUANDO O TESOURO PRIORITÁRIO DO NOSSO CORAÇÃO ESTÁ NO CÉU E NÃO AQUI NA TERRA. Mt 6.19-21; Terceira, ACONTECE QUANDO A NOSSA PRINCIPAL META É PROMOVER A GLÓRIA DE DEUS. I Co 10.31. A nossa pergunta é: Você pode afirmar que o propósito do seu coração olha mais para a gloria celeste do que para as glórias daqui? O tesouro do seu coração está depositado n céu ou nas coisas do mundo? Sua meta é sua glória ou a glória de Deus? Pense nisto, reflita e se você entende que precisa priorizar mais o reino de Deus ou que seu coração está distante de Deus, volte-se para Cristo hoje e entregu-se totalmente aos cuidados Dele. Amém!


AUTOR: Veronilton paz da Silva – Presbitero Licenciado ao Ministério da Palavra pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário pelo CPO/IBN e CEIBEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário