Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ROMANOS 1.8-15

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: ROMANOS 1.8-15
[8] Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé. [9] Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós [10] em todas as minhas orações, suplicando que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de visitar-vos. [11] Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados, [12] isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha. [13] Porque não quero, irmãos, que ignoreis que, muitas vezes, me propus ir ter convosco (no que tenho sido, até agora, impedido), para conseguir igualmente entre vós algum fruto, como também entre os outros gentios. [14] Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes; [15] por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma.

INTRODUÇÃO
Todos nós temos uma relação familiar, algumas boa, outras nem tanto, mas todos desejamos ter uma relação saudável com a família. A igreja como uma família também precisa ter uma relação integra. A carta de Romanos, considerada a Carta Magna da fé cristã, é de autoria de Paulo (Rm 1.1), foi escrito por Tércio (Rm 16.22), no esboço feito pela Bíblia de Genebra esta passagem faz parte da divisão que trata da saudação e desejos de Paulo, o desejo de Paulo era ter uma relação com a Igreja de Roma, apesar de Paulo nunca ter visitado esta igreja, ele amava aqueles irmãos e mesmo à distância buscava ter uma relação com eles, sobre isto iremos tratar tendo como base o tema abaixo.

TEMA: A RELAÇÃO DE PAULO COM RELAÇÃO À IGREJA

1.     PAULO DAVA GRAÇAS A DEUS PELA IGREJA. V.8
“Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé”.

1.1   Paulo dava graças a Deus, pela igreja, mediante Jesus Cristo. V.8a
“Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo [...]”

1.2   Paulo dava graças a Deus, pela igreja, por causa da fé crescente dos irmãos. V.8b
“Primeiramente, dou graças a meu Deus [...], no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé”.

2.     PAULO ORAVA A DEUS PELA IGREJA. V.9-12
[9] Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós [10] em todas as minhas orações, suplicando que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de visitar-vos. [11] Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados, [12] isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha”.

2.1   A sua oração era feita de maneira constante. V.9-10a
[9] Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós [10] em todas as minhas orações [...]”

2.2   A sua oração era feita segundo à vontade de Deus. V.10b
“[...] suplicando que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de visitar-vos”.

2.3   A sua oração era para fortalecimento da igreja. V.11-12
[11] Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados, [12] isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha”.

3.     PAULO DESEJAVA IR TER COM A IGREJA. V.13
“Porque não quero, irmãos, que ignoreis que, muitas vezes, me propus ir ter convosco (no que tenho sido, até agora, impedido), para conseguir igualmente entre vós algum fruto, como também entre os outros gentios”.

3.1    A visita deve ser feita no tempo propicio por Deus. V.13a
“Porque não quero, irmãos, que ignoreis que, muitas vezes, me propus ir ter convosco (no que tenho sido, até agora, impedido) [...]”

3.2    A vista deve ser feita de maneira frutífera. V.13b
“[...] para conseguir igualmente entre vós algum fruto, como também entre os outros gentios”.

4.     PAULO QUERIA ANUNCIAR O EVANGELHO À IGREJA. V.14-15
[14] Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes; [15] por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma.

4.1   A sua intenção era pregar o evangelho a todas as classes de pessoas. V.14
“Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes”.

4.2   A sua intenção era pregar o evangelho com total empenho de sua parte. V.15
“Por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem tratou da relação de Paulo com a Igreja de Roma, foram trabalhadas as seguintes lições: Primeira, PAULO DAVA GRAÇAS A DEUS PELA IGREJA; Segunda, PAULO ORAVA A DEUS PELA IGREJA; Terceira, PAULO DESEJAVA IR TER COM A IGREJA; Quarta, PAULO QUERIA ANUNCIAR O EVANGELHO À IGREJA. Qual a sua relação com a Igreja? Você é grato por sua existência? Ora a Deus por ela? Gosta de estar na igreja? Prega o verdadeiro evangelho á igreja? Pense nisso e busque se relacionar com a igreja de Cristo na terra.


AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário