Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

ESBOÇO DE ESTUDO BÍBLICO BASEADO NO SALMO 6

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: SALMO 6
1 SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Tem compaixão de mim, SENHOR, porque eu me sinto debilitado; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão abalados. 3 Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, SENHOR, até quando? 4 Volta-te, SENHOR, e livra a minha alma; salva-me por tua graça. 5 Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor? 6 Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. 7 Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus adversários. 8 Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniqüidade, porque o SENHOR ouviu a voz do meu lamento; 9 o SENHOR ouviu a minha súplica; o SENHOR acolhe a minha oração. 10 Envergonhem-se e sejam sobremodo perturbados todos os meus inimigos; retirem-se, de súbito, cobertos de vexame.

INTRODUÇÃO
Neste salmo o salmista inicia reconhecendo sua limitação e pedindo a misericórdia de Deus, mas Ele reconhece quem é o seu Deus, pois Ele termina com uma declaração de confiança e um desejo de uma vida penitente ao Senhor. O contexto deste salmo foi uma seria enfermidade que Davi sofreu, mas Deus o reabilitou, porém, mesmo neste momento de dificuldade ele aprendeu e conheceu mais ao seu Deus, sobre este assunto iremos trazer algumas lições tendo como base o tema abaixo mencionado.

TEMA: VIVENDO E CONHECENDO A MISERICÓRDIA DE DEUS

1.     APRENDEMOS QUE SOMOS LIMITADOS. V.1-3, 5, 6, 7

1.1   Nós merecíamos a ira e o furor de Deus. V.1
“SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor”.

a)     A ira do Senhor é contra o pecado. Mq 7.9
“Sofrerei a ira do SENHOR, porque pequei contra ele, até que julgue a minha causa e execute o meu direito; ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça”.

b)     A ira do Senhor é temporária contra seu povo. Sl 30.5
“Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”.

c)     A ira do Senhor é permanente contra o ímpio. Jo 3.36
“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.

d)     A ira do Senhor será manifesta de maneira plena no tempo vindouro. Mt 3.7
“Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?”.

e)     A ira do Senhor será retirada daqueles que vivem em Cristo. I Ts 1.10
9 pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro 10 e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura”.

1.2   Nós temos fraquezas na nossa vida. 2-3

a)     As nossas fraquezas estão presentes no nosso corpo carnal. V.2
Tem compaixão de mim, SENHOR, porque eu me sinto debilitado; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão abalados.

b)     As nossas fraquezas estão presentes no nossa alma imortal. V.3
Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, SENHOR, até quando?”

1.3   Nós precisamos entender que somos mortais. V.5-7
5 Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor? 6 Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. 7 Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus adversários.

a)     Por conhecermos que somos mortais devemos buscar coração sábio. Sl 90.12
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

b)     Por conhecermos que somos mortais devemos entender que passaremos por tribulações. V.6-7
6 Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. 7 Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus adversários”.

c)     Por conhecermos que somos mortais devemos buscar solução em Deus e não nos homens. Sl 146.3-5
“3 Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação. 4 Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios. 5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus”.

2.     APRENDEMOS QUE DEUS É GRACIOSO. V.4
Volta-te, SENHOR, e livra a minha alma; salva-me por tua graça.

2.1   O favor de Deus não é conquistado, ou seja, o homem não vai até Deus, Deus vem até o homem. V.4a
“Volta-te, SENHOR [...]”

a)     Deus procura a ovelha perdida até encontrar.Lc 15.3-7
3 Então, lhes propôs Jesus esta parábola: 4 Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? 5 Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. 6 E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. 7 Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”.

b)     Deus procura adoradores que o adorem. Jo 4.23
“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores”.

c)     Deus procura o perdido para o salvar. Lc 19.10
“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.

2.2   O favor de Deus não é aprisionador, ou seja, o homem em Cristo torna-se livre. V.4b
“[...] e livra a minha alma [...]”

a)     O homem em Cristo é livre de toda maldição da Lei. Gl 3.13
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)”.

b)     O homem em Cristo é livre do pecado. Jo 8.31-36
31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres? 34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. 35 O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.

c)     O homem em Cristo é livre da condenação eterna. Rm 8.1
“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.

2.3   O favor de Deus não é incompleto, ou seja, Ele traz salvação certa e garantida para seu servo. V.4c
“[...] salva-me por tua graça”.

a)     A salvação é algo totalmente divino. Jn 2.9b
“[...] Ao SENHOR pertence a salvação!”

b)     A salvação é certa e segura por Cristo. Jo 10.26-29
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar”.

c)     A salvação é evidenciada por uma vida frutífera. Cl 1.3-10
3 Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, 4 desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; 5 por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, 6 que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade; 7 segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo, 8 o qual também nos relatou do vosso amor no Espírito. 9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus”.

3.     APRENDEMOS QUE PRECISAMOS NOS AFASTAR DO PECADO. V.8-10

3.1   Quando nos afastamos do pecado, nós percebemos o agir de Deus em nosso favor. V.8-9
8 Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniqüidade, porque o SENHOR ouviu a voz do meu lamento; 9 o SENHOR ouviu a minha súplica; o SENHOR acolhe a minha oração”.

a)     Precisamos que o Senhor leve os nossos olhos a contemplar as suas maravilhas. Sl 119.18
“Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei”.

b)     Precisamos que o Senhor leve nossos olhos a contemplar a sua presença. Gn 28.10-17
10 Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã. 11 Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. 12 E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13 Perto dele estava o SENHOR e lhe disse: Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência. 14 A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. 15 Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido. 16 Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia. 17 E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus.

3.2   Quando nos afastamos do pecado, nós percebemos que nossos inimigos não nos assustam mais. V.10
“Envergonhem-se e sejam sobremodo perturbados todos os meus inimigos; retirem-se, de súbito, cobertos de vexame”.

a)     O Senhor faz que o nosso cálice transborde diante dos nossos inimigos. Sl 23.5
“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda”.

b)     O Senhor peleja por nós contra os nossos inimigos. Êx 14.11-14
11 Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? 12 Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. 13 Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. 14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis”.

CONCLUSÃO

Esta mensagem tratou sobre Davi em meio a uma enfermidade séria, na qual ele clamou ao seu Deus, mas além da cura física ele neste momento aprendeu e conheceu mais o seu Deus, sobre isto extraímos algumas lições, as quais foram assim elucidadas: Primeira, APRENDEMOS QUE SOMOS LIMITADOS; Segunda, APRENDEMOS QUE DEUS É GRACIOSO; Terceira, APRENDEMOS QUE PRECISAMOS NOS AFASTAR DO PECADO. Como tem sido a sua vida? Voce reconhece as suas limitações? Confia na graça de Deus? Tem se afastado do pecado? Lembre-se que precisamos frutificar para a glória de Deus, só faremos isto se reconhecermos nossas fraquezas, buscarmos forças no Senhor e na sua graça e vivendo uma vida de pureza, longe do pecado. Quero te desafiar a que você olhe para si agora e pense se há em você algo que precisa ser transformado ainda por Cristo e clame a Ele agora por transformação e mudança.

AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Ministério da Palavra pelo PRVP; Missionário Presbiteriano em Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário; Pos Graduando em Estudos Teológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário