Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM APOCALIPSE 3.1-6

TEXTO: APOCALIPSE 3-1-6
1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. 2 Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. 3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti. 4 Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas. 5 O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. 6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

INTRODUÇÃO
Foi dito por alguém que a igreja no mundo é como um navio no mar, o navio está no mar, mas o mar não pode entrar no navio, pois se a água entrar no navio, ele afunda, semelhantemente a igreja, naufraga se o mundo entrar nela. Rev. Hernandes Dias Lopes diz que: “A igreja de Sardes era uma igreja que tinha fama de avivada, tinha o seu culto animado, as emoções ali afloravam com facilidade”. Jesus cujos olhos são como chamas de fogo () vê tudo, inclusive o que está dentro do coração, Ele percebeu que o culto daquela igreja não passava de um verniz, tudo aquilo era aparência, ela estava morta, o mundo havia entrado dentro dela e a contaminado, iremos trabalhar sobre esta carta tendo como base o seguinte tema.

TEMA: SARDES, A IGREJA QUE VIVIA DE APARENCIA

1.          UMA APRESENTAÇÃO DO SENHOR JESUS CRISTO. V.1a, 1b

2.1  Ele tem a plenitude do Espírito Santo para dá a sua igreja. V.1a
“Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os Sete Espíritos de Deus [...]”

2.2  Ele tem as sete estrelas que são os lideres da igreja em sua mão. V.1b
Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem [...] as sete estrelas [...]”

2.3  Conhece pessoalmente a sua igreja. V.1c
“[...] Conheço as tuas obras [...]”.

2.          UMA APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS REPROVÁVEIS DAQUELA IGREJA. V.1d, 2

2.1     Era uma igreja que parecia viva, mas estava morta. V.1c
“[...] tens nome de que vives, e estás morto”.

2.2     Era uma igreja operosa diante dos homens, mas inerte diante de Deus. V.2
Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus”.

3      UMA APRESENTAÇÃO DO ALERTA DE JESUS. V.3, 6

3.1  Lembrar do que recebeu e ouviu para guardar. V.3a
“Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o [...]”

3.2  Arrepender-se dos seus erros. V.3b
“[...] e arrepende-te [...].

3.3  Estar preparado para se encontrar com o seu Senhor. V.3c
“[...] Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti”.

3.4  Ouvir a voz do Espírito Santo de Deus. V.6
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

4      UMA APRESENTAÇÃO DO REMANESCENTE FIEL DENTRO DA IGREJA. V.4-5

4.1  O remanescente fiel permanece sem contaminar-se, mesmo em meio ao afastamento da igreja da Palavra de Deus. V.4a
“Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras [...]”

4.2   O remanescente fiel será purificado totalmente no céu. V.4b, 5a
“[...] e andarão de branco junto comigo, pois são dignas. 5 O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas [...]”

4.3  O remanescente fiel tem garantia de salvação eterna. V.5b
“[...] e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”.

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem baseada na carta à igreja de Sardes que ela vivia de aparência, nesta carta o autor traz as seguintes divisões: Primeira, apresenta a pessoa de Jesus: Como aquele que tinha a plenitude do Espírito Santo para igreja e; conhece pessoalmente a sua igreja. Segunda, Ele explana as virtudes inelogiáveis daquela igreja: Ela parecia viva, mas estava morta; suas obras agradavam aos homens, mas não a Deus; Terceira, retrata o alerta de Jesus para aquela comunidade: Lembrar do que ouviu e guardar, arrepender-se e preparar-se para encontrar-se com Cristo; Quarta, fala sobre um remanescente fiel daquela igreja que não se contaminou com o pecado, será purificado totalmente no céu e, tem garantia de salvação. Pergunto se nós temos de fato sido fiéis ou estamos nos contaminando com o mundo? Você que já é crente e ainda está vivendo uma vida de pecado, arrependa-se hoje mesmo e volte-se para Cristo. Você já nasceu de novo ou vive apenas de aparência? Você freqüentar igreja, estar nos cultos, ser parte de uma igreja não é o bastante se você não nascer de novo da água e do Espírito, se este é o seu caso, entregue-se a Cristo ainda hoje.


AUTOR: Veronilton Paz da Silva - Licenciado ao Sagrado Ministério (PRVP); Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia (IBHT); Licenciado em Letras - Língua Portuguesa (UEPB); Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário (CPO/IBN e CEIBEL); Pos Graduando em Estudos Teológicos (CPAJ/Mackenzie).

Nenhum comentário:

Postar um comentário