Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 16.19-20

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 16.19-20
[19] De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. [20] E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam”.

INTRODUÇÃO
O administrador de uma empresa precisa fazer de tudo para que aquela empresa dê certo, para que tudo ocorra dentro do normal, seja na segurança dos empregados ou mesmo que os seus subordinados estejam fazendo o trabalho como ele ordenou. A Igreja também tem um comandante que está presente nela, Ele guia e providencia o que ela necessita. Esta passagem (Mc 16.19-20) está tratando sobre o que aconteceu depois de Cristo ascender ao céu, ou seja, Ele continuou comandando a igreja e sobre este assunto iremos tratar tendo como ponto de partida o seguinte tema.

TEMA: O COMANDO DE JESUS NA IGREJA

1.     JESUS GOVERNA A IGREJA. V.19
De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus.

1.1  O governo de Cristo na igreja faz com que Ele tenha a igreja e sua liderança nas suas mãos. Ap 1.20
“Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas”.

1.2  O governo de Cristo na Igreja faz com que Ele defenda a Igreja dos seus inimigos. Sl 59.1
“Livra-me, Deus meu, dos meus inimigos; põe-me acima do alcance dos meus adversários”.

1.3  O governo de Cristo na Igreja faz com que Ele providencie o que Ela necessita. I Pe 5.7
“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.

2.     JESUS COOPERA COM A IGREJA. V.20a
“E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor [...]”

2.1  Jesus coopera com a Igreja por isso lhe deu o Espírito Santo. Jo 14.16-18
[16] E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, [17] o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. [18] Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.

2.2  Jesus coopera com a igreja por isso nada a igreja pode fazer sem Ele Jo 15.5.
Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

2.3  Jesus coopera com a igreja por isso ela prossegue vencendo. Mt 16.18
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

3.     JESUS CONFIRMA O OBRA DA IGREJA. V.20b
“[...] e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam”.

3.1  Jesus confirma o trabalho da igreja dando crescimento a lavoura humana plantada pela igreja. I Co 3.6
“Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus”.

3.2  Jesus confirma o trabalho da igreja dando a ela poder espiritual para impactar o mundo. At 17.1-6
[1] Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. [2] Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, [3] expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio. [4] Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres. [5] Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para o meio do povo. [6] Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui”.

3.3  Jesus confirma o trabalho da igreja dando a ela o amor necessário para atrair pessoas à comunhão. At 2.42-47
[42] E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. [43] Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. [44] Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. [45] Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. [46] Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, [47] louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem sobre a forma que Jesus comanda a sua igreja, dentro deste assunto extraímos algumas lições, enunciadas da seguinte forma: Primeira, JESUS GOVERNA A IGREJA (v.19); Segunda, JESUS COOPERA COM A IGREJA (v.20a); Terceira, JESUS CONFIRMA O OBRA DA IGREJA (v.20b). Creia na ação de Deus, Ele está controle e sempre estará, nós estamos seguros com Ele, o comando da nossa vida pertence a Ele, nos guiará até chegarmos nas mansões celestiais. Se na sua vida há desajustes, volte-se para Ele, pois tem poder para ajustar tudo. Creiamos no seu poder. Em nome de Jesus. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário