Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I CORINTIOS 1.1-3

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: I CORINTIOS 1.1-3
1 Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, 2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 3 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.

INTRODUÇÃO
A palavra chamado no hebraico é “arq” no grego é “kalew”, e no latim é “vocare”, todas estas indicam para um chamado interior de amor para ser de alguém e fazer algo para alguém, assim é o chamado do evangelho, interno para ser de Cristo, mas que nos leva a fazer algo para o Senhor. Esta carta é de Autoria de Paulo, foi escrita para combater o mundanismo dentro da igreja, cobrar união dos seus membros, exigir que a disciplina fosse exercida nela, também orientou que a liberdade cristã não fosse motivo para fazer cair os irmãos de fé débil, fala sobre o culto, dons espirituais e seu uso da maneira devida na igreja, fala sobre a ressurreição dos mortos e termina com uma doxologia sobre a volta de Cristo e saudação aos irmãos. Nesta primeira parte Paulo se apresenta e fala das suas credenciais de apostolo, bem como rende graças pela igreja, nesta parte ele fala sobre o chamado ministerial e podem dizer também cristão, sobre este assunto iremos extrair algumas lições, tendo como base o tema abaixo.

TEMA: O CHAMADO DO SENHOR PARA O CRISTÃO

1.    É UM CHAMADO PARA O SERVIÇO. V.1.

1.1   O chamado ao serviço é pela vontade de Deus. V.1a
Paulo, chamado pela vontade de Deus [...]

1.2   O chamado ao serviço é para Jesus Cristo e não para os homens. V.1b
“Paulo, chamado [...] para ser apóstolo de Jesus Cristo [...]”

1.3   O chamado ao serviço é para ser feito por irmãos em Cristo. V.1c
Paulo, chamado [...] e o irmão Sóstenes”.

2.    É UM CHAMADO PARA A SANTIDADE. V.2

2.1   A santidade é para a igreja de Deus. V.2a
“À igreja de Deus que está em Corinto [...]”

2.2   A santidade é para quem está em Cristo. V.2b
“[...] aos santificados em Cristo Jesus [...]”

2.3   A santidade é para ser vista em todo o lugar. V.2c
“[...] chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”.

3.    É UM CHAMADO PARA A MINISTRAÇÃO. V.3

3.1   A ministração da igreja deve ser graciosa. V.3a
“Graça a vós outros [...]”

3.2   A ministração da igreja dever ser pacifica. V.3b
“[...] e paz, da parte de Deus, nosso Pai [...]”

3.3   A ministração da igreja deve ser cristocêntrica. V.3c
“[...] e do Senhor Jesus Cristo”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem falando sobre o chamado do Senhor para o cristão, extraímos algumas lições, as quais foram assim exauridas: Primeira, É um Chamado para o Serviço: Pela Vontade de Deus, para Jesus Cristo e não para os homens e, para ser feito por irmãos em Cristo. Segunda, É um Chamado para a Santidade: Para igreja de Deus, para quem está em Cristo e, para ser vista em todo lugar. Terceiro, É um Chamado para a Ministração: Ela deve ser graciosa, pacifica e cristocêntrica. Você que já é cristão, você tem servido a Cristo? Tem vivido vida santa? Tem ministrado Cristo para aqueles que não o conhecem? Se sua resposta é negativa, arrependa-se hoje e entregue-se totalmente a Cristo, pois um cristão inerte não é um verdadeiro cristão. Se porventura você entrou aqui hoje e ainda não teve um encontro real com Cristo, você precisa hoje romper com o pecado e com qualquer embaraço que houver na sua vida e entregar-se a Ele neste instante. Faça isso urgente, em Nome de Jesus!


AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Missionário, Missionário, Bacharel em Teologia, Licenciado em Letras – Língua Portuguesa; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário; Pos Graduando em Teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário