Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MATEUS 11.28-30

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MATEUS 11.28-30
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

INTRODUÇÃO
Todos nós já recebemos algum convite para alguma coisa na vida, seja para casamento, batismo, aniversário, futebol, etc. Os convites que os amigos nos fazem, geralmente, é porque eles nos querem perto dele, os convites humanos, na sua maioria, são para coisas passageiras, porém este texto das Sagradas Escrituras trata de um convite, cuja pessoa que fez este convite não um ser humano normal, mas o Senhor do universo, convida pecadores como eu e você para estar com Ele. Que convite gracioso! O contexto desta passagem ensina que Jesus é soberano para revela o pai a quem quiser (v.27), devido a sua soberania Ele pode convidar pessoas para ir até Ele, mas, este convite não é para quem merece ou conquista, é para pessoas que se acham pecadores e indignos do céu, Jesus convida você para ir até Cristo, mas tudo isto é uma obra da graça de Deus, sobre este assunto iremos trabalhar sobre o seguinte tema.

TEMA: JESUS, O CONVITE DA GRAÇA.

1.     É UM CONVITE QUE TRAZ ALIVIO PARA A ALMA. V.28
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.

1.1   Quando Cristo nos convida para o servir, Ele nos alivia da escravidão do pecado. Jo 8.34-36
34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. 35 O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.

1.2   Quando Cristo nos convida para o servir, Ele nos alivia da ansiedade. Fp 4.5-6
5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.

1.3   Quando Cristo nos convida para o servir, Ele nos alivia da condenação eterna. Rm 8.1
“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.

2.     É UM CONVITE QUE TRAZ A PRESENÇA DE CRISTO PARA A ALMA. V.29ab

2.1   Quando Cristo nos convida traz sua presença para nós e nos ensina para a vida. V.29a
“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim [...]”

2.2   Quando Cristo nos convida traz sua presença para nós e nos ensina para termos humildade. V.29b
“[...] e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração [...]”

3.     É UM CONVITE QUE TRAZ DESCANSO ETERNO PARA A ALMA. V.29c-30
“[...] e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

3.1   O descanso eterno da alma é uma verdade revelada na Bíblia. Ap 14.13
Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham”.

3.2   O descanso eterno da alma é uma realidade para quem crê em Jesus. Jo 14.1-3
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”.

3.3   O descanso eterno da alma é uma doutrina que aponta para o futuro para que no presente tenhamos esperança. I Jo 3.2-3
Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro”.

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que Jesus convida pecadores de maneira amável e graciosa, sobre isto extraímos algumas lições que foram: Primeira, É um Convite que Traz Alivio Para a Alma (V.28): Ele traz alivio da escravidão do pecado, da ansiedade e, da condenação eterna; Segunda, É um Convite que Traz a Presença de Cristo Para a Alma (v.29): O seu convite traz a sua presença para nós e nos ensina para a vida e, para termos humildade; Terceira, É um Convite que Traz Descanso Eterno Para a Alma (v.30): O descanso eterno é uma verdade revelada na Bíblia, para quem crê em Jesus, aponta para o futuro, mas nos dá esperança no presente. Você já aceitou o convite de Jesus? Já tem certeza que a sua alma vai descansar eternamente no céu, se você ainda não tem esta certeza precisa hoje mesmo aceitar este convite gracioso de Jesus Cristo e entregar sua vida a Ele, faça isto hoje, em nome de Jesus. Amém!

AUTOR: Veronilton Paz da Silva - Licenciado ao Sagrado Ministério (PRVP); Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé (JMN/IPB); Bacharel em Teologia (IBHT); Licenciado em Letras - Lingua Portuguesa (UEPB); Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário (CPO/IBN e CEIBEL); Pos Graduando em Estudos Teológicos (CPAJ/Mackenzie).

Nenhum comentário:

Postar um comentário