Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 26.1-4

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GENESIS 26.1-4
[1] Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. [2] Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; [3] habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. [4] Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra”.

INTRODUÇÃO
Há uma música do cantor Nelson Ned que diz: “Você não pode amar a quem você não conhece/Para amar a Deus você precisa conhecer”, Deus na sua graça se dá a conhecer a nós. Nesta passagem trata da estadia de Isaque pela terra dos filisteus, naquele local Deus apareceu a ele, o Senhor orientou seu servo a habitar ali, fez promessas e lançou um olhar para o futuro sobre o alcance das nações. Sobre este Deus que se dá a conhecer a homens, iremos tratar usando o seguinte tema.

TEMA: O DEUS QUE É CONHECIDO PELO SEU SERVO

1.     ELE SE REVELA AO SEU SERVO. V.1-2a
[1] Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. [2] Apareceu-lhe o SENHOR [...]”

1.1   A revelação de Deus traz esclarecimento para o seu servo. Sl 119.130
“A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples”.

1.2   A revelação de Deus traz sentido completo por meio de Jesus Cristo. Gl 1.16
[15] Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve [16] revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue”.

1.3   A revelação de Deus traz necessidade de obediência pelo seu povo. Gl 2.1-2
[1] Catorze anos depois, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também a Tito. [2] Subi em obediência a uma revelação; e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que pareciam de maior influência, para, de algum modo, não correr ou ter corrido em vão”.

1.4   A revelação de Deus traz a realidade da soberania de Deus. Mt 11.25-27
[25] Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. [26] Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. [27] Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

2.     ELE FALA COM AO SEU SERVO. V.2b-3a
[2] [...] e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; [3] habita nela [...]”

2.1   Deus fala por meio da sua Palavra escrita para nós.

v  A palavra faz parte da armadura de Deus que o Espírito Santo usa para edificar a igreja. Ef 6.17
“Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”.

v  A Palavra sai da boca do próprio Cristo para abrir os corações. Ap 1.16b
“[...] e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes [...]”.

2.2   Deus fala por meio da sua Palavra pregada por nós. II Co 5.18-20
[18] Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, [19] a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. [20] De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus”.

v  A pregação precisa ser inteiramente bíblica Mc 2.2.
Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra”.

v  A pregação precisa ser inteiramente cristocêntrica. I Co 2.1-2
[1] Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. [2] Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado”.

v  A pregação precisa ser inteiramente pratica. Tg 2.12
“Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade”.

2.3   Deus fala por meio da sua Palavra aplicada no coração de cada um de nós. At 16.14-15
[14] Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. [15] Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso”.

3.     ELE FAZ PROMESSA AO SEU SERVO. V.3bc-4a
[3] [...] serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai”. [4] Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras [...]”.

3.1   Deus promete que estaria presente com seu servo. V.3b
“[...] serei contigo [...]”

3.2   Deus promete que abençoaria o seu servo. V.3cd-4a

v  A sua benção não seria apenas para si, mas para os seus descendentes. V.3c
“[...] e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras [...]”

v  A benção não seria com base em juramento humano, mas no que fez o próprio Deus. V.3d
“[...] e te abençoarei [...] confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai”

v  A benção do Senhor não seria incompleta, mas completa e grandiosa. V.4a
“Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras [...]”.

4.     ELE FAZ MISSÕES POR MEIO DO SEU SERVO. V.4b
“[...] Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra”.

4.1   O servo de Deus de deve se envolver em missões para obedecer ao chamado de Jesus. Mt 28.18-20

v  Jesus nos ordena fazer missões por causa da sua autoridade suprema. V.18
“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”.

v  Jesus nos ordena fazer missões para fazer discípulos Dele: Indo, batizando e ensinando. V.19-20a
[19] Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; [20] ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado [...]”

v  Jesus nos ordena fazer missões e nos promete estar conosco durante a missão. V.20b
“[...] E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

4.2   O servo de Deus de deve se envolver em missões para chamar pecadores ao arrependimento. Lc 24.44-47
[44] A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. [45] Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; [46] e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia [47] e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém”.

v  O arrependimento para a vida é um dom de Deus para que o homem seja salvo. II Co 7.9-10
[9] agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. [10] Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte”.

v  O arrependimento para a vida é uma exigência de Deus para que o homem seja salvo. Lc 13.1-5
[1] Naquela mesma ocasião, chegando alguns, falavam a Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios que os mesmos realizavam. [2] Ele, porém, lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? [3] Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis. [4] Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? [5] Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.

v  O arrependimento para a vida é uma parte indissociável da pregação do evangelho. Mt 3.1-2; 4.17

[1] Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: [2] Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mt 3.1-2).

“Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mt 4.17).

4.3   O servo de Deus deve se envolver em missões para formação de comunidades cristãs saudáveis.

v  A igreja é uma instituição divina e não humana. Mt 16.18
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

Petro: pedregulho, fragmento de pedra; Petra: pedra, rocha maior. O pronome esta não se refere a alguém que está mais distante, aqui no grego Cristo se referia a ele próprio, se estivesse se referindo a Pedro usaria o pronome essa e não esta.

v  A igreja é uma instituição viva e não apática. I Pe 2.5
“Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”.

v  A igreja é uma instituição comunitária e não solitária. Hb 10.25
“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem tratou sobre o Deus que é conhecido pelo servo de Deus, foram trabalhados os seguintes pontos: Primeiro, ELE SE REVELA AO SEU SERVO; Segundo, ELE FALA COM AO SEU SERVO; Terceiro, ELE FAZ PROMESSA AO SEU SERVO. V.3bc-4ª; Quarto, ELE FAZ MISSÕES POR MEIO DO SEU SERVO. Você já conhece a este Deus? Já teve um encontro com Ele? Já o serve? Se a resposta é negativa, hoje você pode passar a serví-lo, adorá-lo e amá-lo com todo o seu coração. Faça isto hoje!

AUTOR: Veronilton paz da Silva – Missionário Licenciado ao Sagrado Ministério; Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário; Pos Graduando em Estudos Teológicos.


3 comentários:

  1. Olá Amado, tudo bem? Deus seja Louvado, embora todo este conhecimento concedido pelo Senhor, o amado transmite de uma forma muito humilde. Amados, o que seria Hermenêutica Reformada? Em que ela se difere da Hermenêutica propriamente dita? Quando surgiu a Hermenêutica? Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz! A Hermeneutica Reformada em nada se diferencia da Hermeneutica propriamente, pois hermeneutica é interpretar a Bíblia e descomheço uma teologia que interprete a Bíblia tão veridicamente como a Reformada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra Hermeneutica vem do grego hermes seria na mitologia grega um deus chamado "hermes" que decodificava ou interpretava a palavra de zeus para as pessoas, portanto hermeneitica cristã é interpretar ou decodificar a Escritura Sagrada para o povo.

      Excluir