Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ATO 7.17-36 (AS FASES DA VIDA DE MOISÉS)

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: ATOS 7.17-36
17 Como, porém, se aproximasse o tempo da promessa que Deus jurou a Abraão, o povo cresceu e se multiplicou no Egito, 18 até que se levantou ali outro rei, que não conhecia a José. 19 Este outro rei tratou com astúcia a nossa raça e torturou os nossos pais, a ponto de forçá-los a enjeitar seus filhos, para que não sobrevivessem. 20 Por esse tempo, nasceu Moisés, que era formoso aos olhos de Deus. Por três meses, foi ele mantido na casa de seu pai; 21 quando foi exposto, a filha de Faraó o recolheu e criou como seu próprio filho. 22 E Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras. 23 Quando completou quarenta anos, veio-lhe a idéia de visitar seus irmãos, os filhos de Israel. 24 Vendo um homem tratado injustamente, tomou-lhe a defesa e vingou o oprimido, matando o egípcio. 25 Ora, Moisés cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus os queria salvar por intermédio dele; eles, porém, não compreenderam. 26 No dia seguinte, aproximou-se de uns que brigavam e procurou reconduzi-los à paz, dizendo: Homens, vós sois irmãos; por que vos ofendeis uns aos outros? 27 Mas o que agredia o próximo o repeliu, dizendo: Quem te constituiu autoridade e juiz sobre nós? 28 Acaso, queres matar-me, como fizeste ontem ao egípcio? 29 A estas palavras Moisés fugiu e tornou-se peregrino na terra de Midiã, onde lhe nasceram dois filhos. 30 Decorridos quarenta anos, apareceu-lhe, no deserto do monte Sinai, um anjo, por entre as chamas de uma sarça que ardia. 31 Moisés, porém, diante daquela visão, ficou maravilhado e, aproximando-se para observar, ouviu-se a voz do Senhor: 32 Eu sou o Deus dos teus pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Moisés, tremendo de medo, não ousava contemplá-la. 33 Disse-lhe o Senhor: Tira a sandália dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. 34 Vi, com efeito, o sofrimento do meu povo no Egito, ouvi o seu gemido e desci para libertá-lo. Vem agora, e eu te enviarei ao Egito. 35 A este Moisés, a quem negaram reconhecer, dizendo: Quem te constituiu autoridade e juiz? A este enviou Deus como chefe e libertador, com a assistência do anjo que lhe apareceu na sarça. 36 Este os tirou, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, assim como no mar Vermelho e no deserto, durante quarenta anos.

INTRODUÇÃO
Eu estava lendo um livro chamado de “Primeiros Passos da Fé Cristã”, este livro faz uma comparação entre as fases da vida cristã e as fases da vida humana, descrevendo as fases da vida humana como: Nascer, comer, andar, crescer e tornar-se adulto. Esta passagem lida trata sobre o primeiro mártir da igreja chamado Estevão, que era diácono e muito conhecedor das Escrituras, não iremos tratar sobre o martírio de Estevão, faremos isto em um outro momento se Deus permitir, trataremos sobre uma outra personalidade citada por Estevão, cujo nome é Moisés, o qual era filho de Joquebede e Anrão (Êx 6.20), nasceu em um período turbulento, pois o povo de Deus cresceu no Egito por meio da ação de Deus por intermédio de José, o povo se multiplicou, mas um outro rei que não conheceu José começou a afligir o povo de Deus (v.17-19), até mesmo as crianças sofreram com a perseguição assassina daquele Faraó (v.19), mas Deus está no controle mesmo quando as nuvens estão negras, nasceu Moisés, sua mãe o escondeu por três meses, depois disto o colocou no rio Nilo e ali começa toda a história, que pode ser dividida em três fases de 40 anos cada (v.23, 30, 36), sobre isto iremos tratar a partir deste instante, tendo como base o tema abaixo.

TEMA: AS FASES DA VIDA DE MOISÉS

1.    EU TUDO POSSO. V.20-22

1.1   Moisés foi criado como um príncipe: Filho da filha de Faraó. V.20-21
20 Por esse tempo, nasceu Moisés, que era formoso aos olhos de Deus. Por três meses, foi ele mantido na casa de seu pai; 21 quando foi exposto, a filha de Faraó o recolheu e criou como seu próprio filho”.

1.2   Moisés foi educado como um príncipe: Em toda ciência dos egípcios. V.22a
E Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios [...]”

1.3  Moisés foi preparado como um príncipe: Poderoso em palavras e obras. V.22b
“[...] e era poderoso em palavras e obras.

2.    EU NADA POSSO. V,23-29

2.1   Ele tentou defender seu povo, mas foi incompreendido. V.23-25
23 Quando completou quarenta anos, veio-lhe a idéia de visitar seus irmãos, os filhos de Israel. 24 Vendo um homem tratado injustamente, tomou-lhe a defesa e vingou o oprimido, matando o egípcio. 25 Ora, Moisés cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus os queria salvar por intermédio dele; eles, porém, não compreenderam”.

2.2   Ele tentou trazer paz ao seu povo, mas foi injustiçado. V.26-28
26 No dia seguinte, aproximou-se de uns que brigavam e procurou reconduzi-los à paz, dizendo: Homens, vós sois irmãos; por que vos ofendeis uns aos outros? 27 Mas o que agredia o próximo o repeliu, dizendo: Quem te constituiu autoridade e juiz sobre nós? 28 Acaso, queres matar-me, como fizeste ontem ao egípcio?”

2.3  Ele tentou fugir de tudo e todos, tornando-se errante e abandonado. V.29
“A estas palavras Moisés fugiu e tornou-se peregrino na terra de Midiã, onde lhe nasceram dois filhos”.

3.    DEUS TUDO PODE. V.30-36

3.1   Deus falou com o seu servo de uma maneira sobrenatural. V.30-33

a)    Falou por meio de um fogo que queimava sem consumir. V.30
Decorridos quarenta anos, apareceu-lhe, no deserto do monte Sinai, um anjo, por entre as chamas de uma sarça que ardia”.

b)    Falou de tal forma que seu servo se aproximou Dele. V.31
“Moisés, porém, diante daquela visão, ficou maravilhado e, aproximando-se para observar, ouviu-se a voz do Senhor”.

c)    Falou como Aquele que é Eternamente o Mesmo. V.32a
“Eu sou o Deus dos teus pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó [...]”

d)    Falou de maneira que o temor tomou conta do seu servo. V.32b
“[...] Moisés, tremendo de medo, não ousava contemplá-la”.

e)    Falou de um modo que o seu caráter santo foi contemplado. V.33
“Disse-lhe o Senhor: Tira a sandália dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa”.

3.2  Deus usou o seu servo de uma maneira sobrenatural. V.34-36

a)    Deus enviou o seu servo para consolar o sofrimento e aflição do seu povo. V.34
“Vi, com efeito, o sofrimento do meu povo no Egito, ouvi o seu gemido e desci para libertá-lo. Vem agora, e eu te enviarei ao Egito”.

b)    Deus nomeou o seu servo líder sobre o seu povo. V.35
“A este Moisés, a quem negaram reconhecer, dizendo: Quem te constituiu autoridade e juiz? A este enviou Deus como chefe e libertador, com a assistência do anjo que lhe apareceu na sarça”.

c)    Deus fez por meio do seu servo sinais e prodígios em favor do seu povo. V.36
“Este os tirou, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, assim como no mar Vermelho e no deserto, durante quarenta anos”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem tratou sobre as fases da vida de Moisés, cada uma destas fases foi de 40 anos, extraímos as seguintes lições baseadas nestes momentos vividos por Moisés: Primeira, Moisés pensava: Eu Tudo Posso: Foi criado como príncipe: Filho da filha de Faraó, educado como príncipe em toda a ciência do Egito e preparado para viver como príncipe, pois era poderoso em palavras e obras. Segunda, Moisés prescrutava: Eu Nada Posso: Foi incompreendido, injustiçado e abandonado pelo seu povo que tentou ajudar; Terceira, Moisés chega a conclusão gloriosa que: Deus Tudo Pode: O senhor falou com Ele de uma maneira sobrenaturalPor um fogo que queimava sem consumir, o aproximando Dele, Provando que é Eternamente o mesmo, sua fala poderosa  causou temor no seu servo e este contemplou seu caráter santo, Deus usou seu servo de maneira sobrenatural: Consolando a aflição e sofrimento do seu povo, liderando seu povo e realizando por meio do seu servo grandes sinais e prodígios em favor do seu povo. Voce está em qual destas fases? Achando que você pode tudo ou no fundo do poço pensando que nada mais pode fazer? Convido você a entrar nesta terceira fase, pois o seu Deus tem todo poder, ELE TUDO PODE! ALELUIA! GLORIAS A DEUS! Voce pode agora mesmo entregar-se aos cuidados deste Deus Todo Poderoso. Faça isto agora em Nome de Jesus! Amém!

AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Sagrado Ministério (PRVP); Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia (IBHT); Licenciatura Plena em Letras – Lingua Portuguesa (UEPB); Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário (CPO/IBN e CEIBEL); Pos Graduando em Estudos Teologicos (CPAJ/Mackenzie)


Nenhum comentário:

Postar um comentário