Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de março de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO NO SALMO 131

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: SALMO 131
[1] SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. [2] Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. [3] Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.

INTRODUÇÃO
O termo começa com um titulo dado a Deus, que é SENHOR, quando se diz que Ele é SENHOR, se está dizendo que quem escreveu é um servo. O salmista estava falando e expressando sua confiança no seu Deus, como está sua confiança em Deus? Os servos de Deus podem confiar no Senhor e viver para Ele, eles devem seguir este Deus maravilhoso e viver segundo sua vontade, sabendo que podem confiar Nele. Iremos trabalhar sobre a vida do servo de Deus, baseados no tema abaixo.

TEMA: COMO DEVE VIVER UM SERVO DE DEUS?

1.     O SERVO DE DEUS DEVE VIVER COM HUMILDADE. V.1
“SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim”.

1.1   O servo de Deus tem um coração humilde. V.1a
“SENHOR, não é soberbo o meu coração [...]”

1.2   O servo de Deus tem um olhar humilde. V.1b
“SENHOR, não é [...] altivo o meu olhar [...]”

1.3   O servo de Deus tem atitudes humildes. V.1c
“SENHOR, [...] não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim”.

2.     O SERVO DE DEUS DEVE DESCANSAR EM DEUS. V.2
“Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo”.

2.1    O descanso do servo de Deus é exclusivo em Jesus. Mt 11.18-30
[28] Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. [29] Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. [30] Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

2.2    O descanso do servo de Deus é alcançado pela fé. Hb 4.3a
“Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito [...]”

2.3    O descanso do servo de Deus é para o presente. Sl 46.1
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”.

2.4    O descanso do servo de Deus é para toda a eternidade. Ap 14.13
“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham”.

3.     O SERVO DE DEUS DEVE SER CONSTANTE NO SENHOR.
“Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre”.

3.1    O servo de Deus deve ser constante na vida de leitura da Bíblia. Jo 5.39
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

3.2    O servo de Deus deve ser constante na vida de oração. I Ts 5.17
“Orai sem cessar”.

3.3    O servo de Deus deve ser constante na vida da igreja. Hb 10.25
“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem sobre como deve viver o servo de Deus, assim examinamos que: Primeiro, O SERVO DE DEUS DEVE VIVER COM HUMILDADE; Segundo, O SERVO DE DEUS DEVE DESCANSAR EM DEUS; Terceiro, O SERVO DE DEUS DEVE SER CONSTANTE NO SENHOR. Você é servo de Deus? Obedece a Ele? Anda com o Senhor? Tem andado em humildade, descansando em Deus e Constancia no Senhor? Faça isto para a glória de Deus.

Autor: Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário