Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ISAÍAS 6.1-8

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: ISAIAS 6.1-8
[1] No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. [2] Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. [3] E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. [4] As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. [5] Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! [6] Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; [7] com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. [8] Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.

INTRODUÇÃO
Há uma frase de certo autor que diz o seguinte: “Consertarei o mundo começando e me consertar, e falarei de Deus para outros quando eu mesmo tiver ouvido Ele falar comigo”. Como será que nós vivemos a vida cristã? Nós falamos de Cristo de ouvir falar ou de com Ele andar? A visão do profeta Isaías foi dada no ano 740 a.C. ano que o rei Uzias morreu leproso (II Cr 26.16-21), Isaías foi chamado por Deus para proclamar o julgamento e a restauração do povo de Israel, o povo seria endurecido para não atentar para as palavras do profeta, assim eles seriam desolados, desamparados e destruídos por causa dos seus pecados, mas depois de tudo sobraria um tocozinho de nada e daí Deus faria surgir a santa semente do seu povo (v.9-13) para provar para o povo de Israel que tudo depende Dele e da força humana. Mas, para Isaías realizar o seu chamado precisaria primeiro ter uma relação com Deus, e o Senhor fez com que ele tivesse esta relação. Iremos trabalhar sobre esta assunto baseados no tema abaixo.

TEMA: A VISÃO CORRETA QUE O SERVO DE DEUS PRECISA TER

1.     É UMA VISÃO CORRETA SOBRE DEUS. V.1-4

1.1       O Deus que precisamos vislumbrar está governando em sublime majestade. V.1
No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo”.

1.2       O Deus que precisamos vislumbrar está reinando em perfeita santidade. V.2-3
[2] Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. [3] E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”.

1.3       O Deus que precisamos vislumbrar está agindo em infinito poder. V.4
“As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça”.

2.     É UMA VISÃO CORRETA SOBRE O HOMEM. V.5-7

2.1       O homem precisa enxergar a si mesmo como um pecador. V.5
“Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!”

2.2       O homem precisa entender que o perdão não é algo que ele conquista, mas que Deus dá gratuitamente. V.6-7
[6] Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; [7] com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado”.

3.     É UMA VISÃO CORRETA SOBRE A OBRA. V.8

3.1       A obra missionária é uma iniciativa de Deus. V.8a
“Depois disto, ouvi a voz do Senhor [...]”

3.2       A obra missionária é um desafio de Deus para o crente. V.8b
“[...] ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? [...]

3.3       A obra missionária é algo que requer uma resposta do servo de Deus. V.8c
Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.

CONCLUSÃO
Esta mensagem tratou sobre a visão correta que o servo de Deus precisa ter, extraímos os seguintes pontos desta mensagem: Primeiro, É UMA VISÃO CORRETA SOBRE DEUS; Segundo, É UMA VISÃO CORRETA SOBRE O HOMEM; Terceiro, É UMA VISÃO CORRETA SOBRE A OBRA. O apóstolo João disse que o Deus glorificado que Isaías viu foi Jesus (Jo 12.41), assim todos aqueles que desejarem ter uma visão correta de Deus  precisam estar em Cristo, quem não estiver em Cristo não vai ver sua glória, mas quem recebe a Cristo ver sua glória e vai viver com Ele na gloria celestial. Se alguém já tem Cristo vai divulgar a sua glória para outros para que também passem a ter a esperança da glória (). Faça isto em nome de Jesus! Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Ministério da Pregação pelo Presbitério Vale do Pajeú; Missionário presbiteriano na cidade de Sumé; Bacharel em Teologia pelo IBHT; Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Formação de Evangelista/Missionário pelo CEIBEL e CPO/IBN. Reformado por convicção; 

Um comentário:

  1. Amém uma boa reflexão sobre o texto em pauta que Deus continue lhe abençoando muito abençoado 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir