Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de março de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 14.53-65

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 14.53-65
[53] E levaram Jesus ao sumo sacerdote, e reuniram-se todos os principais sacerdotes, os anciãos e os escribas. [54] Pedro seguira-o de longe até ao interior do pátio do sumo sacerdote e estava assentado entre os serventuários, aquentando-se ao fogo. [55] E os principais sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam algum testemunho contra Jesus para o condenar à morte e não achavam. [56] Pois muitos testemunhavam falsamente contra Jesus, mas os depoimentos não eram coerentes. [57] E, levantando-se alguns, testificavam falsamente, dizendo: [58] Nós o ouvimos declarar: Eu destruirei este santuário edificado por mãos humanas e, em três dias, construirei outro, não por mãos humanas. [59] Nem assim o testemunho deles era coerente. [60] Levantando-se o sumo sacerdote, no meio, perguntou a Jesus: Nada respondes ao que estes depõem contra ti? [61] Ele, porém, guardou silêncio e nada respondeu. Tornou a interrogá-lo o sumo sacerdote e lhe disse: És tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito? [62] Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu. [63] Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes e disse: Que mais necessidade temos de testemunhas? [64] Ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o julgaram réu de morte. [65] Puseram-se alguns a cuspir nele, a cobrir-lhe o rosto, a dar-lhe murros e a dizer-lhe: Profetiza! E os guardas o tomaram a bofetadas.

INTRODUÇÃO
Aqui neste nesta passagem inicia a “Paixão de Cristo”, com seu julgamento, no qual Ele foi considerado um criminoso em um tribunal humano chamado Sinédrio (v.55), a corrupção da justiça era total, querendo falsas testemunhas para o incriminar (v.56-59). Jesus de fato estava ali para salvar a humanidade, Ele declara a verdade de que era o Cristo e Filho de Deus e que voltaria para consumar sua missão (v.61-62), com a sua declaração eles chegaram à conclusão que Ele deveria morrer (v.63-65), mas o que aqueles homens não sabia era que eles estavam atuando na morte de Cristo por causa do plano de Deus (At 2.23) e que eles não tinham o poder de matar Jesus, Ele se entregava por vontade própria. Aquela reunião foi marcada pela injustiça dos homens contra Cristo e também pela declaração de que Jesus era de fato a maneira válida e eficaz que Deus providenciou para a salvação do pecador e de maneira prática nesta prisão de Jesus podemos extrair muitas lições práticas para a vida do ser humano, far-se-á isto com base no tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM A PRESENÇA DE JESUS NO SINEDRIO.

1.    JESUS NEM SEMPRE É HONRADO NAS REUNIÕES ONDE SE FALA SOBRE ELE. V.53-59
[53] E levaram Jesus ao sumo sacerdote, e reuniram-se todos os principais sacerdotes, os anciãos e os escribas. [54] Pedro seguira-o de longe até ao interior do pátio do sumo sacerdote e estava assentado entre os serventuários, aquentando-se ao fogo. [55] E os principais sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam algum testemunho contra Jesus para o condenar à morte e não achavam. [56] Pois muitos testemunhavam falsamente contra Jesus, mas os depoimentos não eram coerentes. [57] E, levantando-se alguns, testificavam falsamente, dizendo: [58] Nós o ouvimos declarar: Eu destruirei este santuário edificado por mãos humanas e, em três dias, construirei outro, não por mãos humanas. [59] Nem assim o testemunho deles era coerente”.

1.1  Da mesma forma que aquelas pessoas presentes no Sinédrio falavam de Cristo para desonrá-lo, outras reuniões o desonram quando não lhe dão a exclusividade do louvor e devoção.

“Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou” (Jo 13.13).

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mt 6.24).

1.2  Da mesma forma que aquelas pessoas presentes no Sinédrio falavam de Cristo para desonrá-lo, outras reuniões o desonram quando pregam e não vivem o evangelho.

“Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem” (Mt 23.3).

“Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade” (Tg 2.12).

1.3  Da mesma forma que aquelas pessoas presentes no Sinédrio falavam de Cristo para desonrá-lo, outras reuniões o desonram quando deixam de pregar o verdadeiro evangelho para enganar as pessoas com mensagens mais fáceis. Jr 6.14
“Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz”.

2.    JESUS É O SALVADOR PROVIDENCIADO POR DEUS. V.60-62
[60] Levantando-se o sumo sacerdote, no meio, perguntou a Jesus: Nada respondes ao que estes depõem contra ti? [61] Ele, porém, guardou silêncio e nada respondeu. Tornou a interrogá-lo o sumo sacerdote e lhe disse: És tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito? [62] Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu”.

2.1   A resposta de Jesus para o sumo sacerdote que era o Cristo, apontava para a realidade do seu sacrificio único em favor do ser humano. Rm 3.23-25
[23] Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, [24] sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, [25] a quem Deus propôs, no seu sangue, como Propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos”

2.2   A resposta de Jesus para o sumo sacerdote que era o Filho de Deus, apontava para a autoridade divina da sua obra em favor do ser humano. Jo 5.18
Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”.

2.3  A resposta de Jesus para o sumo sacerdote que estava assentado à direita do Todo-Poderoso, apontava para a verdade da sua intercessão em favor do ser humano. Rm 8.34
“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós”.

2.4  A resposta de Jesus para o sumo sacerdote que viria com as nuvens do céu, apontava à sua vinda visível e gloriosa para a consumação da sua obra em favor do ser humano.
“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!

3.    JESUS ENTREGOU-SE À MORTE EM FAVOR DO SEU POVO. V.63-65
[63] Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes e disse: Que mais necessidade temos de testemunhas? [64] Ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o julgaram réu de morte. [65] Puseram-se alguns a cuspir nele, a cobrir-lhe o rosto, a dar-lhe murros e a dizer-lhe: Profetiza! E os guardas o tomaram a bofetadas”.

3.1  Jesus não se tornou “réu de morte” contra sua vontade, Ele se entregou voluntariamente em nosso favor. Jo 10.17-18
[17] Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. [18] Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai”.

3.2  Jesus não se tornou “réu de morte” perpetuamente, pois ele ressurgiria para viver sempre intercedendo por seu povo. Hb 7.22-25
[22] por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança. [23] Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar; [24] este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. [25] Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

3.3  Jesus não se tornou “réu de morte” apenas como espetáculo ao mundo, mas por causa do pecado do seu povo. II Co 5.21
“Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”.

3.4  Jesus não se tornou “réu de morte” com tristeza ou amargura, mas com satisfação pelo seu povo. Is 53.10-11
[10]Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. [11] Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si”.

CONCLUSÃO

A presente reflexão trouxe lições para a nossa vida que foram explanadas da seguinte forma: Primeira, JESUS NEM SEMPRE É HONRADO NAS REUNIÕES ONDE SE FALA SOBRE ELE; Segunda, JESUS É O SALVADOR PROVIDENCIADO POR DEUS; Terceiro, JESUS ENTREGOU-SE À MORTE EM FAVOR DO SEU POVO. Você tem honrado a Cristo com a tua vida? Você crê em Jesus como seu único e suficiente salvador? Já se entregou a Ele? Tem certeza de salvação? Se a resposta é negativa, o desafio para você é que  tenha um encontro com Cristo e a sua vida será totalmente nova e cheia de paz e felicidade.

Autor: Veronilton Paz da Silva - Licenciado ao Ministério da Palavra pelo Presbitério Vale do Pajéu; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia pelo IBHT; Licenciatura em Letras pela UEPB; Formação de Evangelista CEIBEL e CPO/IBN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário