Total de visualizações de página

domingo, 13 de março de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 14.32-42

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 14.32-42
[32] Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar. [33] E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. [34] E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai. [35] E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora. [36] E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres. [37] Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora? [38] Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. [39] Retirando-se de novo, orou repetindo as mesmas palavras. [40] Voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados; e não sabiam o que lhe responder. [41] E veio pela terceira vez e disse-lhes: Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora; o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. [42] Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima.

INTRODUÇÃO
Você já sofreu com algum problema que poderia acontecer? Imagine Jesus no Getsêmani que sabia que depois dali iria passar as piores dores que um ser humano poderia passar? Mas, Ele voltou atrás ou prosseguiu na sua missão? Saiba irmão que Jesus fez tudo aquilo por mim e por você, Ele mesmo ali trouxe instruções aos discípulos, mas quais as lições que podemos extrair dos últimos instantes de vida de Jesus? No Jardim do Getsêmani foi onde aconteceram muito provavelmente as últimas instruções de Jesus aos discípulos (v.32), depois levou mais adiante os três mais próximos Dele que eram Pedro Tiago e João (v.33), Jesus já sabia as agruras que sofreria mais adiante e o peso que seria colocado sobre seus ombros, o meu e o seu pecado. Mesmo nas suas angústias Ele em momento algum voltou atrás da sua missão que estava chegando ao ponto mais crucial, que era a morte de cruz, Cristo trouxe ensinamentos para seu povo até nas horas angustiantes que passou e o Espírito Santo colocou no meu coração algumas lições que podemos extrair desta passagem sagrada, as quais serão trazidas à baila com base no tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES APRENDIDAS COM JESUS NO JARDIM DO GETSÊMANI

1.     NO JARDIM DO GETSÊMANI JESUS OROU E A IGREJA DE CRISTO PRECISA ORAR. V.32
“Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar”.

1.1   A oração é uma ordem de Deus para sua igreja. I Ts 5.17
“Orai sem cessar”.

1.2   A oração é um deleite de Deus para sua igreja. Sl 27.8
“Quando disseste: Buscai a minha presença; o meu coração te disse a ti: A tua presença, Senhor, buscarei”.

1.3   A oração tem a resposta de Deus para sua igreja. Jr 29.11-12
[11] Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. 12 Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei”.

2.     NO JARDIM DO GETSÊMANI JESUS LEVOU DISCÍPULOS ÍNTIMOS DELE E A IGREJA DE CRISTO PRECISA LEVAR PESSOAS A TER COMUNHÃO COM ELE. V.33a
“E, levando consigo a Pedro, Tiago e João [...]”

2.1   O povo de Deus deve convidar homens se reconciliar e ter comunhão com Deus. II Co 5.20
“De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus”.

2.2   O povo de Deus deve ser modelo de comunhão com Deus e irmãos.

“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu” (I Jo 4.20).

[1] Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! [2] É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes; [3] como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre” (Sl 133).

3.     NO JARDIM DO GETSÊMANI JESUS PADECEU TERROR E ANGÚSTIA PELA IGREJA E A IGREJA DE CRISTO PRECISA SOFRER COM OS QUE SOFREM. V.33B-34
[33] [...] começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. [34] E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai”.

3.1   A igreja é chamada por Deus para compartilhar o sofrimento alheio. Rm 12.15
Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”.

3.2   A Igreja é chamada por Deus para aliviar o sofrimento alheio. Tg 2.15-17
[15] Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, [16] e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? [17] Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta”.

4.     NO JARDIM DO GETSÊMANI JESUS FOI SUBMISSO À VONTADE DO PAI E A IGREJA DE CRISTO PRECISA SE SUBMETER À SUA SANTA VONTADE. V.35-36
[35] E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora. [36] E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres”.

4.1   A igreja deve buscar negar o seu eu para andar com Jesus. Lc 9.23
“Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me”.

4.2   A igreja deve buscar aprender na Bíblia a vontade de Deus. II Pe 1.20-21
“[20] sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; [21] porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

4.3   A igreja deve buscar levar outros a conhecer a vontade de Deus. I Ts 4.1-3
[1] Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; [2] porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. [3] Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição”.

5.     NO JARDIM DO GETSÊMANI JESUS VIGIOU PARA NÃO CAIR EM TENTAÇÃO E A IGREJA DE CRISTO PRECISA VIGIAR PARA SE MANTER DE PÉ CONTRA AS TENTAÇÕES. V.37-40
[37] Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora? [38] Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. [39] Retirando-se de novo, orou repetindo as mesmas palavras. [40] Voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados; e não sabiam o que lhe responder”.

5.1   A tentação é vencida em submissão ao Senhor com jejum e oração. Mt 26.41
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

5.2   A tentação é vencida em submissão ao Senhor com as Escrituras. Mt 4.1-11
[1] A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. [2] E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. [3] Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. [4] Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. [5] Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo [6] e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. [7] Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. [8] Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles [9] e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. [10] Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. [11] Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.

5.3   A tentação é vencida em submissão ao Senhor com firmeza e confiança. Hb 4.14-16
[14] Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. [15] Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. [16] Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”.

6.     NO JARDIM DO GETSÊMANI JESUS SE ENTREGOU PELO RESGATE DA IGREJA E A IGREJA DE CRISTO PRECISA SAIR EM BUSCA DE RESGATAR VIDAS. V. 41-42
[41] E veio pela terceira vez e disse-lhes: Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora; o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. [42] Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima”.

6.1   A igreja é a agencia do reino de Deus na terra que não se envergonha do evangelho. Rm 1.16
“Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”.

6.2   A igreja é a agencia do reino de Deus na terra que proclama o evangelho. I Pe 2.9
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

6.3   A igreja é a agencia do reino de Deus na terra que transmite Jesus ao proclamar o evangelho. Jo 20.30-31
[30] Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; [31] estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.

CONCLUSSÃO:
Esta mensagem trouxe á tona algumas lições da passagem de Cristo pelo Getsêmani pouco antes Dele morrer por nós, foram elas: Primeira, NO JARDIM DO GETSÊMANI JESUS OROU E A IGREJA DE CRISTO PRECISA ORAR; Segunda, NO JARDIM DO GETSÊMANI JESUS LEVOU DISCÍPULOS ÍNTIMOS DELE E A IGREJA DE CRISTO PRECISA LEVAR PESSOAS A TER COMUNHÃO COM ELE; Terceira, NO JARDIM DO GETSÊMANI JESUS PADECEU TERROR E ANGÚSTIA PELA IGREJA E A IGREJA DE CRISTO PRECISA SOFRER COM OS QUE SOFREM; Quarta, NO JARDIM DO GETSÊMANI JESUS FOI SUBMISSO À VONTADE DO PAI E A IGREJA DE CRISTO PRECISA SE SUBMETER À SUA SANTA VONTADE; Quinta, NO JARDIM DO GETSÊMANI JESUS VIGIOU PARA NÃO CAIR EM TENTAÇÃO E A IGREJA DE CRISTO PRECISA VIGIAR PARA SE MANTER DE PÉ CONTRA AS TENTAÇÕES; Sexta, NO JARDIM DO GETSÊMANI JESUS SE ENTREGOU PELO RESGATE DA IGREJA E A IGREJA DE CRISTO PRECISA SAIR EM BUSCA DE RESGATAR VIDAS. Como você tem recebido as lições que o Senhor tem dado a você? Você já pertence a Deus? Quer cumprir sua vontade? Busque entregar-se totalmente ao Senhor e Ele te encherá de paz e felicidade!


Autor: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Ministerio pelo PRVP; Missionário na IPB Sumé (Campo Missionário).

Um comentário: