Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de março de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO NO SALMO 124

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: SALMO 124
[1] Não fosse o SENHOR, que esteve ao nosso lado, Israel que o diga; [2] não fosse o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, [3] e nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; [4] as águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado a torrente; [5] águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma. [6] Bendito o SENHOR, que não nos deu por presa aos dentes deles. [7] Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres. [8] O nosso socorro está em o nome do SENHOR, criador do céu e da terra.

INTRODUÇÃO
Uma mulher cega era casada com um general do exército e ele ia levar ela ao escritório, deixando ela todo dia no quarteirão próximo. Ela pensava que o seu marido quando a deixava voltava para o seu quartel, porém um dia uma colega de trabalho perguntou a ela quem era aquele homem todo fardado que vinha seguindo seus passos até a hora que ela entrava no escritório. Como aquela mulher deficiente visual que era acompanhada pelo marido mesmo sem saber, temos um Deus que sempre cuida de nós, mesmo quando não estamos vendo. O Salmo 124 é uma expressão de ações de graças pela vitória concedida pelo Senhor ao seu povo, a autoria de Davi nos faz lembrar das vitórias concedidas a ele contra fortes inimigos desde gigantes, filisteus até perturbado Saul . Neste salmo o rei poeta atribui a Deus toda a vitória e livramento que o povo de Deus recebe. Esta mensagem irá tratar sobre este assunto baseada no tema abaixo.

TEMA: A VITÓRIA DO CRENTE DEPENDE DO SENHOR

1.     A SUA PRESENÇA LIVRA O CRENTE DOS SEUS INIMIGOS. V.1-3; 6-7

1.1    O Senhor traz libertação para o seu povo da ira do inimigo. V.1-3
[1] Não fosse o SENHOR, que esteve ao nosso lado, Israel que o diga; [2] não fosse o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, [3] e nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós”.

1.2    O Senhor traz libertação para o seu povo da destruição do inimigo. V.6
“Bendito o SENHOR, que não nos deu por presa aos dentes deles”.

1.3    O Senhor traz libertação para o seu povo das ciladas do inimigo. V.7
“Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres”.

2.     A SUA PRESENÇA LIVRA O CRENTE DAS TORMENTAS DA VIDA. V.4-5
[4] As águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado a torrente; [5] águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma”.

2.1    Deus permite que os seus servos passem pelas tormentas da vida. Mc 6.45-48a
[45] Logo a seguir, compeliu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. [46] E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar. [47] Ao cair da tarde, estava o barco no meio do mar, e ele, sozinho em terra. [48] E, vendo-os em dificuldade a remar, porque o vento lhes era contrário [...]”

2.2    Deus vai ao encontro do seu povo durante as tormentas da vida. Mt 6.48b
“[...] por volta da quarta vigília da noite, veio ter com eles, andando por sobre o mar; e queria tomar-lhes a dianteira”.

2.3   Deus requer do seu povo uma reação de fé durante e depois das tormentas da vida. Mt 6.49-52
[49] Eles, porém, vendo-o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma e gritaram. [50] Pois todos ficaram aterrados à vista dele. Mas logo lhes falou e disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! [51] E subiu para o barco para estar com eles, e o vento cessou. Ficaram entre si atônitos, [52] porque não haviam compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido.

3.     A SUA PRESENÇA LIVRA O CRENTE POR CAUSA DO SEU PODER. V.8
“O nosso socorro está em o nome do SENHOR, criador do céu e da terra”.

3.1    O poder de Deus é demonstrado no seu senhorio sobre todas as coisas. V.8a
“O nosso socorro está em o nome do SENHOR [...]”

3.2    O pode de Deus é  demonstrado na criação de todas as coisas. V.8b
“[...] criador do céu e da terra”.

3.3    O poder de Deus é demonstrado na pregação do evangelho. Rm 1.16
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”

CONCLUSÃO

Esta mensagem teve a incumbência de tratar sobre vitória do povo de Deus. Extraímos alguns pontos, os quais foram os seguintes: Primeiro, A SUA PRESENÇA LIVRA O CRENTE DOS SEUS INIMIGOS; Segundo, A SUA PRESENÇA LIVRA O CRENTE DAS TORMENTAS DA VIDA; Terceiro, A SUA PRESENÇA LIVRA O CRENTE POR CAUSA DO SEU PODER. Você confia neste Deus Todo-Poderoso? Ele é quem concede a vitória ao seu povo! Se alguém desejar ter vitória na vida, Jesus é quem pode fazer isto, entregue-se a Ele em Nome de Jesus!

8 comentários: