Total de visualizações de página

domingo, 27 de março de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ROMANOS 8.34

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: ROMANOS 8.31-39
[31] Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? [32] Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? [33] Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. [34] Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. [35] Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? [36] Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. [37] Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. [38] Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, [39] nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Atentar V.34

INTRODUÇÃO
Eu olhava uma obra feita em determinado local, só que ficou pela metade, tornando-se mais um elefante branco sem nenhuma utilidade para a comunidade. Quando se perguntava para as pessoas sobre o porquê daquela obra está daquela forma levantada e não concluída, a resposta era que aquilo era uma “obra inacabada”. Mas, há uma obra completa e acabada que é a obra de Cristo que será tratada nesta mensagem. A Carta de Paulo aos Romanos está assim exposta pela Bíblia de Genebra: I. Saudações e desejos de Paulo (1.1-17); II. A pecaminosidade de judeus e gentios (1.18-3.20); III. A salvação para judeus e gentios (3.21-8.39); IV. Os papéis dos judeus e dos gentios na história (9.1-11.36); V. Instruções práticas (12.1-15.13); VI. Saudações finais (15.14-16.27). A passagem escolhida trata sobre a seção do livro que se refere à salvação de judeus e gentios, e em particular o trecho escolhido faz parte da subseção sobre a vida no Espírito (8.1-39) e no intervalo que foi escolhido para leitura traz uma alusão à obra de Cristo como a base para a vida cristã, pois só temos vida cristã porque Cristo fez a obra em nosso lugar, sobre isto queremos tratar baseados no tema abaixo.

TEMA: COMO A OBRA PERFEITA DE CRISTO É REALIZADA EM NOSSO FAVOR?

1.     CRISTO MORREU EM FAVOR DA SUA IGREJA. V.34a
“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu [...]”

1.1    A sua morte cumpriu a perfeita justiça de Deus que exige a punição do pecado.

[2] O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. [3] O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés” (Na 1.2-3).

 “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (II Co 5.21).

1.2    A sua morte foi para que todo o que Nele crê tenha a vida eterna. Jo 3.14-16
[14] E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, [15] para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. [16] Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

1.3    A sua morte foi para que nossos pecados fossem perdoados. I Co 15.3
“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras”

1.4   A sua morte foi para que toda obra do diabo fosse destruída. Cl 2.15
“E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”.

1.5   A sua morte foi para apresentar a grandeza do pecado humano e o seu imensurável amor. Rm 5.6-8
[6] Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. [7] Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. [8] Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.

2.     CRISTO RESSUSCITOU PARA VIVER COM SUA IGREJA. V.34b
“[...] ou, antes, quem ressuscitou [...]”

2.1   A ressurreição de Cristo é um fato atestado pelas Escrituras. Lc 24.44-47
[44] Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. [45] Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; [46] e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; [47] e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém”.

2.2    A ressurreição de Cristo é um fato atestado pelo tumulo vazio.

[1] No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. [2] E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela. [3] O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste, alva como a neve. [4] E os guardas tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos. [5] Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. [6] Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia” (Mt 28.1-6).

[1] Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado. [2] E encontraram a pedra removida do sepulcro; [3] mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus. [4] Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes. [5] Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? [6] Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia, [7] quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia. [8] Então, se lembraram das suas palavras” (Lc 24.1-8).

2.3   A ressurreição de Cristo é um fato atestado pelas palavras de Jesus.

“Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia” (Mt 16.21).

[19] Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei. [20] Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás? [21] Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo. [22] Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, lembraram-se os seus discípulos de que ele dissera isto; e creram na Escritura e na palavra de Jesus” (Jo 2.19-22).

2.4    A ressurreição de Cristo é um fato atestado pelas testemunhas.

§  Jesus apareceu às mulheres. Maria Madalena, Joana e Maria mãe de Tiago.

[15] Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. [16] Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! [17] Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. [18] Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas” (Jo 20.15-18).

[5] Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? [6] Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia, [7] quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia. [9] E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os mais que com eles estavam. [10] Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos” (Lc 24.5-7; 9-10).

§  Jesus apareceu aos dez apóstolos (Tomé ausente). Jo 20.19-22
[19] Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! [20] E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. [21] Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. [22] E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. [23] Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos”.

§  Jesus apareceu aos onze apóstolos (Tomé presente). Jo 20.26-29
[26] Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! [27] E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. [28] Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! [29] Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”.

§  Jesus apareceu a dois discípulos no caminho de Emaús. Lc 24.13-33
[13] Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. [14] E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas.
[15] Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. [16] Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer. [17] Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos. [18] Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias? [19] Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo, [20] e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. [21] Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam. [22] É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo; [23] e, não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo terem tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive. [24] De fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatidão do que disseram as mulheres; mas não o viram. [25] Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! [26] Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? [27] E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras. [28] Quando se aproximavam da aldeia para onde iam, fez ele menção de passar adiante. [29] Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles. [30] E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu; [31] então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles. [32] E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras? [33] E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles,

§  Jesus apareceu a sete discípulos no mar de Tiberíades. Jo 21.1-12
 [1] Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e foi assim que ele se manifestou: [2] estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos. [3] Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam. [4] Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele. [5] Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. [6] Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes. [7] Aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Simão Pedro, ouvindo que era o Senhor, cingiu-se com sua veste, porque se havia despido, e lançou-se ao mar; [8] mas os outros discípulos vieram no barquinho puxando a rede com os peixes; porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados. [9] Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão. [10] Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar. [11] Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, não obstante serem tantos, a rede não se rompeu. [12] Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor.

§  Jesus apareceu a Tiago, todos os apóstolos e a Saulo de Tarso. I Co 15.7-8
[7] Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos [8] e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo”.

§  Jesus apareceu a mais de quinhentos irmãos. I Co 15.6
 “Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem.

2.5    A ressurreição de Cristo é um fato atestado pela transformação da vida dos discípulos.

“Então, deixando-o, todos fugiram” (Mc 14.50).

[18] Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus. [19] Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; [20] pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4.18-20).

3.     CRISTO DO SEU TRONO GOVERNA A SUA IGREJA. V.34c
“[...] o qual está à direita de Deus [...]”

3.1   O governo de Cristo significa que Ele é o dono da Igreja. I Pe 2.9
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

3.2   O governo de Cristo significa que Ele é quem efetua o desenvolvimento da sua Igreja. Fp 2.13
“Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”.

3.3   O governo de Cristo significa que Ele deve ser adorado pela sua Igreja. Lc 24.52-53
[52] Então, eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo; [53] e estavam sempre no templo, louvando a Deus”.

3.4   O governo de Cristo significa que Ele deve ser servido de maneira exclusiva pela sua Igreja. Mt 6.24
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”.

4.     CRISTO DO CÉU INTERCEDE PELA SUA IGREJA. V.34d
“[...] e também intercede por nós”.

4.1   A intercessão de Cristo garante a salvação do seu povo. Hb 7.25
“Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.

4.2   A intercessão de Cristo garante o socorro em tempo oportuno. Hb 4.14-16
[14] Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. [15] Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. [16] Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”.

4.3   A intercessão de Cristo garante livre acesso ao Pai.

“Porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito” (Ef 2.18).

“[19] Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, [20] pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, [21] e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, [22] aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura” (Hb 10.19-22).

4.4   A intercessão de Cristo garante que nossas orações serão atendidas.

[13] E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. [14] Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (Jo 14.13-14).

[7] Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. [16] Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (Jo 15.7, 16).

“Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome” (Jo 16.23).

CONCLUSÃO
A presente mensagem trouxe á tona algumas questões sobre a perfeita obra de Cristo em nosso favor, foram elas: Primeira, CRISTO MORREU EM FAVOR DA SUA IGREJA; Segunda, CRISTO RESSUSCITOU PARA VIVER COM SUA IGREJA; Terceira, CRISTO DO SEU TRONO GOVERNA A SUA IGREJA; Quarta, CRISTO DO CÉU INTERCEDE PELA SUA IGREJA. Você crê na obra de Cristo realizada na sua morte, ressurreição e intercessão? Importante saber que esta obra só terá eficácia (efeito) na sua vida quando você estiver sob o governo de Cristo, e para estar debaixo do governo de Cristo precisa-se recebê-lo como seu único e suficiente Senhor e salvador. Se você já foi alcançado por Cristo precisa levar outras pessoas a Ele. Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Ministério Pastoral; Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Formação de Evangelista/Missionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário