Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 14.43-50

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 14.43-50
[43] E logo, falava ele ainda, quando chegou Judas, um dos doze, e com ele, vinda da parte dos principais sacerdotes, escribas e anciãos, uma turba com espadas e porretes. [44] Ora, o traidor tinha-lhes dado esta senha: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o e levai-o com segurança. [45] E, logo que chegou, aproximando-se, disse-lhe: Mestre! E o beijou. [46] Então, lhe deitaram as mãos e o prenderam. [47] Nisto, um dos circunstantes, sacando da espada, feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha. [48] Disse-lhes Jesus: Saístes com espadas e porretes para prender-me, como a um salteador? [49] Todos os dias eu estava convosco no templo, ensinando, e não me prendestes; contudo, é para que se cumpram as Escrituras. [50] Então, deixando-o, todos fugiram.

INTRODUÇÃO
As pessoas possuem atitudes diferentes em diferentes situações ou mesmo duas pessoas tomam atitudes diferentes em situações iguais, pois pessoas são diferentes e sendo assim divergem quanto á ação em alguns casos. Jesus depois de celebrar a Ceia, indo ao Getsêmani preparou seus discípulos, possivelmente foi ali que aconteceu o ministério particular de Jesus que João narrou (Jo 13 – 17), ali houve a prisão de Jesus, e ali estavam presentes algumas pessoas no episódio, quais sejam, Judas, a turma dos escribas, anciãos e principais sacerdote e os outros onze discípulos, pode-se aprender algo com estas pessoas que ali estavam? Isso é o que faremos tendo como base o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM AS PESSOAS PRESENTES NA PRISÃO DE JESUS

1.    HÁ PESSOAS QUE PARECEM CRISTÃOS, MAS NÃO SÃO DE VERDADE. V.43-46
[43] E logo, falava ele ainda, quando chegou Judas, um dos doze, e com ele, vinda da parte dos principais sacerdotes, escribas e anciãos, uma turba com espadas e porretes. [44] Ora, o traidor tinha-lhes dado esta senha: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o e levai-o com segurança. [45] E, logo que chegou, aproximando-se, disse-lhe: Mestre! E o beijou. [46] Então, lhe deitaram as mãos e o prenderam”.

1.1  Elas parecem cristãs quando louvam, mas seu coração está longe de Cristo. Is 29.13
“O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu”.

1.2  Elas parecem cristãs quando oram, mas sua motivação não é servir a Cristo. Lc 18.9-14
[9] Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: [10] Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. [11] O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; [12] jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. [13] O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! [14] Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.

1.3  Elas parecem cristãs nos usos externos, mas não andam com Jesus.
Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas”.

2.    HÁ PESSOAS QUE SÃO CRISTÃOS DE VERDADE, MAS AINDA PRECISAM DE CONSERTO NA VIDA. V.47,50

2.1  Há cristãos que mesmo sendo autênticos tomam decisões precipitadas. V.47
“Nisto, um dos circunstantes, sacando da espada, feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha”.

2.2  Há cristãos que mesmo sendo autêntico por vezes fogem da sua responsabilidade como cristão de testemunhar de Cristo. V.50
“Então, deixando-o, todos fugiram”.

3.    HÁ PESSOAS QUE NÃO SÃO CRISTÃOS E QUE BUSCAM PREJUDICAR O EVANGELHO. V.48-49
[48] Disse-lhes Jesus: Saístes com espadas e porretes para prender-me, como a um salteador? [49] Todos os dias eu estava convosco no templo, ensinando, e não me prendestes; contudo, é para que se cumpram as Escrituras”.

3.1  O evangelho e aqueles que o pregam são odiados pelo mundo, mas amados por Deus.

“Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia” (Jo 15.19)
.
3.2  O evangelho é aqueles que o pregam são excluídos pelo mundo, mas escolhidos por Deus. I Co 1.26-29
[26] Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; [27] pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; [28] e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; [29] a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”.

3.3   O evangelho e aqueles que o pregam são separados do mundo, para o serviço de Deus. Gl 1.15-16
[15] Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve [16] revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue”.

CONCLUSÃO
A mensagem ministrada trouxe algumas lições com as pessoas que ali estavam na hora da prisão de Jesus, foram examinadas as seguintes lições: Primeira, HÁ PESSOAS QUE PARECEM CRISTÃOS, MAS NÃO SÃO DE VERDADE; Segunda, HÁ PESSOAS QUE SÃO CRISTÃOS DE VERDADE, MAS AINDA PRECISAM DE CONSERTO NA VIDA; Terceira, HÁ PESSOAS QUE NÃO SÃO CRISTÃOS E QUE BUSCAM PREJUDICAR O EVANGELHO. Somos verdadeiros cristãos? Se somos verdadeiros cristãos, então precisamos mudar nossas vidas. Calvino dizia que a missão do crente é “Orare et labutare”, Precisamos orar e buscar ao Senhor em nossas vidas. Não imitar os maus exemplos de pessoas, mas seguir bons exemplos de vida.

Autor: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Ministério na IPB; Missionário na cidade de Sumé-PB; Bacharel em teologia; Licenciatura em Letras – Língua portuguesa; Formação de Evangelista/Missionário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário