Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de março de 2016

SERMÃO EVANGELÍSTICO COM BASE EM LUCAS 23.39-43

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: LUCAS 23.39-43
[39] Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. [40] Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? [41] Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. [42] E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. [43] Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

INTRODUÇÃO
Há uma música do grupo Rebanhão que dizia: “De que lado você está? De Jesus ou do mundo”. A humanidade conquanto tenha muitas classes sociais, etnias, etc. está dividida espiritualmente em dois grupos que são os que pertencem a Cristo e os que são do mundo. A pergunta fica em evidência: DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ? Os três evangelhos sinóticos narram os acontecidos e Mateus e Marcos narram que aqueles dois malfeitores insultavam a Jesus (Mt 27.44; Mc 15.32), ao passo que Lucas narra algo que aconteceu depois quando um deles se arrependeu e passou a crê naquele que antes insultou e o outro continuou rejeitando Jesus. Aqui estava uma maquete da humanidade aos pés da cruz de Cristo, na qual uns negam a Jesus e morrem sem Ele e sem esperança de salvação, ao passo que outros o recebem e passam a ter certeza de salvação. Sobre este assunto queremos falar tendo como base o tema abaixo.

TEMA: A HUMANIDADE REPRESENTADA AOS PÉS DA CRUZ

1.    DENTRE A HUMANIDADE HÁ PESSOAS QUE NÃO CRÊEM EM JESUS. V.39

1.1  Estes falam palavras contra Cristo. V.39a
“Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? [...]”

1.2  Estes querem apenas as bênçãos de Cristo. V.39b
“Um dos malfeitores crucificados blasfemava [...] Salva-te a ti mesmo e a nós também”.

2.    DENTRE A HUMANIDADE HÁ PESSOAS QUE CRÊEM EM JESUS. V.40-42

2.1  São todos os que reconhecem que são pecadores. V.40-41a
[40] Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? [41] Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem [...]”

2.2  São todos os que reconhecem a justiça de Cristo. V.41b
“Respondendo-lhe, porém, o outro [...] mas este nenhum mal fez”.

2.3  São todos os que reconhecem que só Cristo pode salvar. V.42
“E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino”.

3.    DENTRE A HUMANIDADE HÁ PESSOAS QUE SERÃO SALVAS PELA FÉ EM JESUS. V.43

3.1  Jesus oferece salvação ao pecador arrependido. V.43a
“Jesus lhe respondeu: [...]”

3.2  Jesus oferece a salvação para o dia que se chama hoje. V.43b
“[...] Em verdade te digo que hoje [...]”

3.3  Jesus oferece ao pecador salvo um lugar no paraíso. V.43c
“[...] estarás comigo no paraíso”.

CONCLUSÃO
A mensagem proferida teve a incumbência de trazer com base no caso dos dois malfeitores ao pé da cruz uma figura da humanidade presente diante de Jesus, trabalhou-se os seguintes pontos: 1. DENTRE A HUMANIDADE HÁ PESSOAS QUE NÃO CRÊEM EM JESUS; 2. DENTRE A HUMANIDADE HÁ PESSOAS QUE CRÊEM EM JESUS; 3. DENTRE A HUMANIDADE HÁ PESSOAS QUE SERÃO SALVAS PELA FÉ EM JESUS. Novamente retomando a pergunta inicial DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ? Há um desafio para você que é está com ou sem Cristo. Se a resposta é negativa, busque se entregar a Cristo e Ele te dará a vida eterna e te garatirá um lugar no paraíso.

Autor: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Ministério da Palavra pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa; Evangelista/missionário.


Um comentário: