Total de visualizações de página

sábado, 27 de fevereiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO EVANGELÍSTICO BASEADO EM II CORÍNTIOS 5.18-6.3

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: II CO 5.18-6.3
II Co 5.18-21: “[18] Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, [19] a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. [20] De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. [21] Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. II Co 6.1-3:  “[1] E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus [2] (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação); [3] não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado.

INTRODUÇÃO
Esta carta de II Coríntios Paulo escreveu para defender o seu apostolado de pessoas que o tentavam descredenciar dizendo que Ele, não era uma pessoa de presença física marcante, nem tinha uma boa oratória (II Co 10.10), mas Paulo também trata sobre o tema central nesta carta que é a salvação em Jesus Cristo, pois falsos mestres queriam se gloriar pela salvação recebida e Paulo deixa bem claro sobre o autor da salvação: Deus; o tempo da salvação: Hoje e; o resultado da salvação: Transformação da vida. Sobre este importante assunto queremos trabalhar o seguinte tema.

TEMA: VERDADES BENDITAS SOBRE A SALVAÇÃO

1.     A SALVAÇÃO É UM ATO REALIZADO POR DEUS. 5.18-6.2a

1.1    O Senhor nos reconciliou consigo mesmo por sua própria vontade. II Co 5.18
“Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação”.

1.2    O Senhor nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo. II Co 5.19, 21
[19] A saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. [21] Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”.

1.3    O Senhor nos reconciliou consigo mesmo para nós levarmos outros a reconciliar-se com Ele. II Co 5.20; 6.1-2a
“De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus”. II Co 6.1-2a: [1] E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus [2] (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação

2.     A SALVAÇÃO É PARA O DIA QUE SE CHAMA HOJE. V.6.2b
“([...] eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação)”.

2.1    A salvação é para o dia que se chama hoje porque não sabemos o dia de amanhã. Tg 4.13-14
[13] Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. [14] No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece”.

2.2    A salvação é para o dia que se chama hoje porque o dia que Cristo quer salvar é hoje.

[42] Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. [43] Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43-44).

[8] Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. [9] Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. [10] Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lc 19.8-10).

3.     A SALVAÇÃO TRAZ TRANSFORMAÇÃO PARA A VIDA. 6.3
“Não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado”.

3.1    O salvo é transformado de glória em glória, ou seja, dia após dia.

“Dia após dia, morro! Eu o protesto, irmãos, pela glória que tenho em vós outros, em Cristo Jesus, nosso Senhor” (I Co 15.31).

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (II Co 3.18).

3.2     O salvo será transformado plenamente no dia da volta de Cristo. Fp 3.20, 21
[20] Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, [21] o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem trabalhou algumas verdades sobre a salvação que foram: primeira, A SALVAÇÃO É UM ATO REALIZADO POR DEUS; Segunda, A SALVAÇÃO É PARA O DIA QUE SE CHAMA HOJE, Terceira, A SALVAÇÃO TRAZ TRANSFORMAÇÃO PARA A VIDA. Você já tem certeza da sua salvação? Já teve um encontro com Jesus Cristo? Se sua resposta é negativa, Jesus está te dando uma nova oportunidade de conhecê-lo e viver para Ele, entregando sua vida em suas mãos, Ele com certeza te salva e transforma a sua vida. Faça isso agora em nome de Jesus. Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero da IPB Monteiro-PB; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa; Formação de Evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário