Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 13.14-23

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 13.14-23
[14] Quando, pois, virdes o abominável da desolação situado onde não deve estar (quem lê entenda), então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; [15] quem estiver em cima, no eirado, não desça nem entre para tirar da sua casa alguma coisa; [16] e o que estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. [17] Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! [18] Orai para que isso não suceda no inverno. [19] Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora e nunca jamais haverá. [20] Não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias, e ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos que ele escolheu, abreviou tais dias. [21] Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; [22] pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos. [23] Estai vós de sobreaviso; tudo vos tenho predito.

INTRODUÇÃO
Jesus havia dito que os seus seguidores passariam por aflições (Jo 16.33), seriam odiados pelo mundo (Jo 15.18-19) e alguns até morreriam pela fé em Cristo (Hb 11.37-38), esta passagem traz uma citação de Daniel sobre o “abominável da desolação”, segundo os estudiosos houve um cumprimento de Daniel quando Antíoco Epifânio sacrificou uma porca no altar de Jerusalém, mas que teria um cumprimento futuro com a vinda do Anti-Cristo que tentaria se colocar no lugar de Cristo (Dn 11.36-37), faria obras sobrenaturais à vista dos homens (Ap 13.13) para enganar e seduzir as nações (Ap 13.14), na verdade esta passagem fala das perseguições sofridas pelos cristãos daquela época e pode também ser aplicada aos cristãos que sofrem na atualidade e que sofrerão ainda por causa do nome de Cristo e a forma com Deus age nestas tribulações, bem como a forma com o crente deve reagir a tudo isto. Sobre esta passagem iremos extrair algumas verdades com base no tema abaixo.

TEMA: VERDADES QUE PODEM SER APREENDIDAS SOBRE ESTA PASSAGEM

1.     O CRENTE PASSA POR TRIBULAÇÃO NESTA VIDA. V.14-19

1.1  Haverá contra os que servem a Deus perseguição a ponto de precisarem fugir. V.14-18
[14] Quando, pois, virdes o abominável da desolação situado onde não deve estar (quem lê entenda), então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; [15] quem estiver em cima, no eirado, não desça nem entre para tirar da sua casa alguma coisa; [16] e o que estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. [17] Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! [18] Orai para que isso não suceda no inverno”.

1.2  Haverá contra os que servem a Deus perseguição sem precedentes no final dos tempos. V.19
“Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora e nunca jamais haverá”.

2.     O CRENTE É GUARDADO POR DEUS NESTA VIDA. V.20

2.1  A segurança de salvação se dependesse do homem ninguém seria salvo. V.20a
“Não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias, e ninguém se salvaria [...]”.

2.2  A segurança de salvação é algo que acontece pela ação soberana de Deus. V.20b
[...] mas, por causa dos eleitos que ele escolheu, abreviou tais dias”.

3.     O CRENTE PRECISA FICAR ALERTA CONTRA O ENGANO NESTA VIDA. V.21-23

3.1  Haverá pessoas que desejarão estar no lugar de Cristo. V.21-22a
[21] Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; [22] pois surgirão falsos cristos [...]”

3.2  Haverá pessoas que pregarão um ensino e farão obras que não vem de Cristo. V.22b
“[...] pois surgirão [...] falsos profetas, operando sinais e prodígios [...]”

3.3  Haverá pessoas que tentarão enganar o povo de Deus, por isso vem este alerta de Cristo. V.22c-23
“Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas [...] para enganar, se possível, os próprios eleitos. [23] Estai vós de sobreaviso; tudo vos tenho predito”.

CONCLUSÃO

Esta mensagem tratou de extrair algumas verdades para a nossa vida, vimos que: Primeiro, O CRENTE PASSA POR TRIBULAÇÃO NESTA VIDA; Segundo, O CRENTE É GUARDADO POR DEUS NESTA VIDA; Terceiro, O CRENTE PRECISA FICAR ALERTA CONTRA O ENGANO NESTA VIDA. Cuidado com as mensagens que te convidam para ser crente dizendo que seus problemas sumirão automaticamente, a Bíblia não diz isso, ela fala que passamos por tribulações e lutas, bem como diz que Deus está conosco nas lutas e dificuldade, fiquemos alertas contra os falsos mestres e falsos profetas que tentam enganar massageando nosso ego. Tome cuidado com tudo isso. Porém, quero dizer a você que viver com Cristo é a melhor coisa que pode acontecer na vida do ser humano, pois mesmo tendo lutas, nosso coração tem paz! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário