Total de visualizações de página

sábado, 27 de fevereiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 14.22-26

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 14.22-26
[22] E, enquanto comiam, tomou Jesus um pão e, abençoando-o, o partiu e lhes deu, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo. [23] A seguir, tomou Jesus um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos; e todos beberam dele. [24] Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos. [25] Em verdade vos digo que jamais beberei do fruto da videira, até àquele dia em que o hei de beber, novo, no reino de Deus. [26] Tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras”.

INTRODUÇÃO
A reforma protestante trouxe a ideia da existência de apenas dois sacramentos; Batismo e a Ceia do Senhor. Estes sacramentos teriam uma parte externa que simbolizaria, uma graça interna. A ceia do Senhor seria simbolizada pelo pão e vinho, os quais continuam sendo pão e vinho, não há transformação, porém, o simbolismo dela é que faz o crente em participar dela. Como temos participado da Ceia do Senhor? Marcos nesta passagem narra o que se conhece como instituição da Eucaristia ou Santa Ceia do Senhor, sobre este importante assunto iremos trabalhar o tema abaixo.

TEMA: VERDADES EXTRAÍDAS SOBRE A CEIA DO SENHOR

1.     A CEIA DO SENHOR É REPRESENTADA POR UM ELEMENTO EXTERNO. V.22-24
[22] E, enquanto comiam, tomou Jesus um pão e, abençoando-o, o partiu e lhes deu, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo. [23] A seguir, tomou Jesus um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos; e todos beberam dele. [24] Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos”.

1.1   O elemento externo (pão e vinho) anuncia a vitoria da Igreja de Cristo. I Co 11.25
“Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”.

1.2   O elemento externo (pão e vinho) anuncia a morte vicária de Cristo. I Co 11.26a
“Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor [...]”

1.3   O elemento externo (pão e vinho) anuncia a volta gloriosa de Cristo. I Co 11.26b
“[...] anunciais a morte do Senhor, até que ele venha”.

2.     A CEIA DO SENHOR É UM REFLEXO DA GLÓRIA FUTURA QUANDO JESUS VOLTAR. V.25
“Em verdade vos digo que jamais beberei do fruto da videira, até àquele dia em que o hei de beber, novo, no reino de Deus”.

2.1   Quando o crente participa da ceia do Senhor está dizendo que crê e espera a volta de Jesus. Mt 25.10
“E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta”.

2.2   Quando o crente participa da ceia do Senhor está dizendo que crê e espera estar com Jesus. Mt 26.29
Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novo, no reino de meu Pai.

2.3   Quando o crente participa da ceia do Senhor está dizendo que crê e divulga sobre Jesus. Ap 22.17
“E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida”.

3.     A CEIA DO SENHOR É UM MOMENTO PARA LOUVARMOS O SEU NOME. V.26
“Tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras”.

3.1   O louvor é algo que só deve ser dado ao Senhor. I Tm 1.17
Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.

3.2   O louvor é ago que deve ser prestado com as palavras e com a vida. Cl 3.17
“E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Cl 3.17).

3.3   O louvor é algo que deve ser prestado tendo sua base na Bíblia.

“Falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” (Ef 5.19).

“A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações” (Cl 3.16).

CONCLUSÃO

A mensagem pregada trouxe à tona este importante sobre a Ceia do Senhor, vimos que: Primeiro, A CEIA DO SENHOR É REPRESENTADA POR UM ELEMENTO EXTERNO; Segundo, A CEIA DO SENHOR É UM REFLEXO DA GLÓRIA FUTURA QUANDO JESUS VOLTAR, Terceiro, A CEIA DO SENHOR É UM MOMENTO PARA LOUVARMOS O SEU NOME. Como temos participado da Ceia do Senhor? Que o Senhor nos ajude a participar da Ceia do Senhor de maneira digna!

Autor: Veronilton Paz da Silva - Presbítero da IPB Monteiro-PB; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Licenciado ao Ministério Pastoral pelo PRVP; Bacharel em Teologia; Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa; Formação de Evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário