Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

AS DOUTRINAS DA GRAÇA

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”
 (Jo 5.39).

A Bíblia possui muitos ensinamentos sobre Deus e sobre a necessidade que o ser humano possui de Deus. Afinal, o próprio Senhor Jesus falou que sem Ele nada podemos fazer (João 15.5), pois a salvação é um dom de Deus sem nenhuma obra do homem (Ef 2.8-9). Dentro da Escritura há alguns ensinamentos que você precisa saber, e será exposto a partir deste instante. Primeiro, o homem é totalmente pecador, o que é conformado com o que diz o apóstolo Paulo, o qual afirma que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23), este estado de pecado acontece desde a concepção (Sl 51.5), faz que o homem sem Cristo seja escravo do pecado (Jo 8.34) e morto em suas práticas (Ef 2.1), o que atesta que o homem é incapaz de se preparar para servir a Deus ou mesmo ir à Cristo por seus próprios esforços. Segundo, o amor de Deus por nós é incondicional, pois quando ele nos amou e enviou seu Filho para morrer em nosso lugar, éramos pecadores e Paulo diz que Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8), nada que façamos pode fazer Deus nos amar mais nem menos, Ele já nos ama com eterno amor (Jr 31.3), o seu amor é infinito e nada havia em nós que o agradasse, pois quando olhou viu que todos estavam afastados Dele (Rm 3.9-12), mesmo assim nos amou e providenciou a nossa salvação em Cristo Jesus. Terceiro, o sacrifício de Cristo foi feito em favor da sua igreja, daqueles que creram, crêem e ainda crerão Nele, o apostolo João narrou que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16), ou seja, a obra de Cristo pode salvar todo o mundo, mas ele só salva quem crê. Você crê Nele? Quarto, O salvo não resiste à graça de Deus, o homem no seu estado de pecado não aceita as coisas do Espírito de Deus (I Co 2.14), ele só se volta para Deus quando o próprio Deus age no seu coração, depois que o Espírito Santo age no seu interior ele não consegue mais resistir a Deus, mas Ele o recebe, pois no universo querendo Deus ninguém pode resistir a sua vontade quando Ele quer agir (Is 43.13), além disso O Senhor é quem abre o coração do pecador para fé (At 16.15) e quem dá um novo coração ao pecador (Ez 36.26-27), se alguém  ainda não está obedecendo à sua vontade, não é salvo, afinal, o salvo não resiste à sua vontade graciosa. Quinto, o salvo persevera até o fim, O salvo não persevera por causa da sua própria força, mas porque o Deus que começou a boa obra no cristão irá concluir (Fp 1.6), bem como Jesus afirmou que Ele nos dá a vida eterna e nós jamais nos perderemos (Jo 10.28), olha bem que aquela pessoa que deixa o caminho da salvação nunca foi de fato salva (I Jo 2.19). Concluo dizendo que depois de saber de tudo isto, você vai continuar distante de Deus ou se voltar para este Deus gracioso que tem todo poder para te salvar e te guardar em segurança? Entregue-se totalmente aos cuidados do Senhor Jesus e receberás Dele a vida eterna!

Veronilton Paz da Silva

Missionário Presbiteriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário