Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 14.10-11; 17-21

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 14.10-11; 17-21
[10] E Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais sacerdotes, para lhes entregar Jesus. [11] Eles, ouvindo-o, alegraram-se e lhe prometeram dinheiro; nesse meio tempo, buscava ele uma boa ocasião para o entregar. [17] Ao cair da tarde, foi com os doze. [18] Quando estavam à mesa e comiam, disse Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós, o que come comigo, me trairá. [19] E eles começaram a entristecer-se e a dizer-lhe, um após outro: Porventura, sou eu? [20] Respondeu-lhes: É um dos doze, o que mete comigo a mão no prato. [21] Pois o Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito; mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!

INTRODUÇÃO
Havia um remédio contra caspas chamado “Denoréx”, que parece xampu em tudo no frasco, na cor, na aparência, porém não é xampu, é remédio. Um dos personagens mais controversos da Bíblia é Judas Iscariotes, ele é conhecido por sua traição a Jesus e por tê-lo vendido por trinta moedas de prata, Marcos narrando sobre ele traz algumas características, ele estava no meio cristão, andava com Jesus, estava no apostolado, mas era filho da perdição (Jo 17.12), ou seja, Judas não era um verdadeiro cristão, parecia em tudo ser um cristão, nas palavras, nas companhias, porém, sua verdadeira face apareceu com algumas atitudes que veremos a partir do tema abaixo.

TEMA: ATITUDES DE JUDAS COM RELAÇÃO À CRISTO

1.     ELE ESTAVA NO MEIO DOS DISCÍPULOS, MAS NÃO SEGUIA CRISTO. V.10
[10] E Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais sacerdotes, para lhes entregar Jesus”.

1.1   Está dentro do cristianismo não significa ser cristão autêntico. Jo 6.70, 71
[70] Replicou-lhes Jesus: Não vos escolhi eu em número de doze? Contudo, um de vós é diabo. [71] Referia-se ele a Judas, filho de Simão Iscariotes; porque era quem estava para traí-lo, sendo um dos doze”.

1.2   Sair de dentro do cristianismo não significa já ter sido um cristão autêntico. I Jo 2.19
“Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos”.

1.3   Receber as bênçãos do cristianismo não significa ser um cristão autêntico. Jo 6.26-27
[26] Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes. [27] Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo”.

2.     ELE RECEBEU DINHEIRO PARA LEVAR AS PESSOAS AONDE CRISTO ESTAVA. V.11, 21
“Eles, ouvindo-o, alegraram-se e lhe prometeram dinheiro; nesse meio tempo, buscava ele uma boa ocasião para o entregar”.

2.1   Judas iniciou o mercado da fé e Jesus condena tanto quem compra quanto o que vende a fé. Mc 11.15-17
[15] E foram para Jerusalém. Entrando ele no templo, passou a expulsar os que ali vendiam e compravam; derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. [16] Não permitia que alguém conduzisse qualquer utensílio pelo templo; [17] também os ensinava e dizia: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores”.

2.2   Judas iniciou o mercado da fé e Jesus alerta a dá de graça o que de graça recebeu. Mt 10.8b
“[...] de graça recebestes, de graça dai”.

2.3   Judas iniciou o mercado da fé e Jesus alertou do perigo de fazer tal coisa. V.21
“Pois o Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito; mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!”

3.     ELE ERA FALSO COM RELAÇÃO À SUA VIDA DEVOCIONAL. V.17-20
[17] Ao cair da tarde, foi com os doze. [18] Quando estavam à mesa e comiam, disse Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós, o que come comigo, me trairá. [19] E eles começaram a entristecer-se e a dizer-lhe, um após outro: Porventura, sou eu? [20] Respondeu-lhes: É um dos doze, o que mete comigo a mão no prato.

3.1    Judas falava com uma piedade que não a verdadeira intenção do seu coração. Jo 12.4-6
[4] Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: [5] Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? [6] Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava.

3.2   Judas agia de uma forma, que a sua verdadeira essência era contrária ao ato. Mc 144.43-45
[43] E logo, falava ele ainda, quando chegou Judas, um dos doze, e com ele, vinda da parte dos principais sacerdotes, escribas e anciãos, uma turba com espadas e porretes. [44] Ora, o traidor tinha-lhes dado esta senha: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o e levai-o com segurança. [45] E, logo que chegou, aproximando-se, disse-lhe: Mestre! E o beijou. [46] Então, lhe deitaram as mãos e o prenderam.

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem algumas atitudes de Judas com relação a Jesus, foram examinadas as seguintes: Primeira, ELE ESTAVA NO MEIO DOS DISCÍPULOS, MAS NÃO SEGUIA CRISTO; Segunda, ELE RECEBEU DINHEIRO PARA LEVAR AS PESSOAS AONDE CRISTO ESTAVA; Terceira, ELE ERA FALSO COM RELAÇÃO À SUA VIDA DEVOCIONAL. Quais as suas atitudes com relação a Cristo? Você de fato é discípulo de Cristo? Você anuncia Cristo por prazer ou por outros interesses? Como está sua vida devocional? Lembre-se que nossas atitudes com respeito a Cristo demonstram o valor que de fato você dá a Ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário