Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 13.3-13

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 13.3-13
[3] No monte das Oliveiras, defronte do templo, achava-se Jesus assentado, quando Pedro, Tiago, João e André lhe perguntaram em particular: [4] Dize-nos quando sucederão estas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para cumprir-se. [5] Então, Jesus passou a dizer-lhes: Vede que ninguém vos engane. [6] Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e enganarão a muitos. [7] Quando, porém, ouvirdes falar de guerras e rumores de guerras, não vos assusteis; é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. [8] Porque se levantará nação contra nação, e reino, contra reino. Haverá terremotos em vários lugares e também fomes. Estas coisas são o princípio das dores. [9] Estai vós de sobreaviso, porque vos entregarão aos tribunais e às sinagogas; sereis açoitados, e vos farão comparecer à presença de governadores e reis, por minha causa, para lhes servir de testemunho. [10] Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações. [11] Quando, pois, vos levarem e vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas o que vos for concedido naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo. [12] Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão. [13] Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo”.

INTRODUÇÃO
Ser discípulo no grego é “Martétes” e significa seguir um mestre ou aprender com um professor. Nesta passagem Jesus falou algumas verdades para os seus discípulos, ele os orientou sobre algumas questões interessantes sobre a vida discipular; questões referentes ao tempo do fim e; a necessidade de uma vida de constância em Cristo, sobre este assunto iremos tratar sob o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE JESUS TRANSMITE A SEUS DISCÍPULOS

1.    OS DISCIPULOS DE CRISTO PRECISAM ESTAR PRÓXIMOS A ELE. V.3-4

1.1  Jesus deseja ter intimidade com os seus discípulos. V.3
“No monte das Oliveiras, defronte do templo, achava-se Jesus assentado, quando Pedro, Tiago, João e André lhe perguntaram em particular”

1.2  Jesus deseja ouvir os questionamentos dos seus discípulos. V.4
“Dize-nos quando sucederão estas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para cumprir-se”.

2.    OS DISCÍPULOS DE CRISTO PRECISAM FICAR ALERTAS PARA OS SINAIS DO FIM. V.5-8, 12, 13a

2.1  O fim dos tempos será marcado por falsos ensinadores. V.5-6
[5] Então, Jesus passou a dizer-lhes: Vede que ninguém vos engane. [6] Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e enganarão a muitos”.

2.2  O fim dos tempos será marcado por lutas entre os homens. V.7-8a
[7] Quando, porém, ouvirdes falar de guerras e rumores de guerras, não vos assusteis; é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. [8] Porque se levantará nação contra nação, e reino, contra reino [...]”.

2.3  O fim dos tempos será marcado por vários terremotos. V.8b
“[...] Haverá terremotos em vários lugares [...]”

2.4  O fim dos tempos será marcado por um período de fome. V.8c
“Haverá [...] também fomes. Estas coisas são o princípio das dores”.

2.5  O fim dos tempos será marcado por desavenças familiares. V.12
“Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão”.

2.6  O fim dos tempos será marcado por ódio ao cristianismo por causa do nome de Jesus. V.13a
“Sereis odiados de todos por causa do meu nome [...]

3.    OS DISCIPULOS DE CRISTO PRECISAM ESTAR PRONTOS PARA TESTEMUNHAR SOBRE ELE. V.9-11

3.1  Alguém que é convertido a Cristo testemunha Dele, mesmo que isto lhes traga danos pessoais. V.9, 12
[9] Estai vós de sobreaviso, porque vos entregarão aos tribunais e às sinagogas; sereis açoitados, e vos farão comparecer à presença de governadores e reis, por minha causa, para lhes servir de testemunho”.

3.2  Alguém que é convertido a Cristo testemunha Dele para que o evangelho alcance todas as nações. V.10
“Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações”.

3.3  Alguém que é convertido a Cristo testemunha Dele porque o Espírito Santo lhe concede o que falar. V.11
“Quando, pois, vos levarem e vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas o que vos for concedido naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo”.

4.    OS DISCÍPULOS DE CRISTO PRECISAM PERSEVERAR ATÉ O FIM. V.13b
“[...] aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo”.

4.1  O discípulo de Cristo persevera na vida Cristã, alguns aspectos desta estão em At 2.42-44

§  Quem serve a Cristo deve permanecer na Sã Doutrina. V.42a
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos [...]”

§  Quem serve a Cristo deve permanecer na comunhão. V.42b
“E perseveravam [...] na comunhão [...]”

§  Quem serve a Cristo deve permanecer na oração, temor e adoração. V.42c, 43, 44
[42] E perseveravam [...]nas orações. [43] Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram por intermédio dos apóstolos. [44] Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.

§  Quem serve a Cristo deve permanecer na congregação. V.46a
“Diariamente perseveravam unânimes no templo [...]”

§  Quem serve a Cristo deve permanecer na solidariedade. V.45, 46b
[45] Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. [46] [...] partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração”

§  Quem serve a Cristo deve permanecer na evangelização. V.47
“Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.

4.2   O discípulo de Cristo persevera na vida cristã, porque foram alcançados com a Palavra de Deus. Lc 8.15
“A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança”.

4.3  O discípulo de Cristo persevera na vida cristã, porque Deus o guarda.

[27] As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. [28] Eu lhes dou a vida eterna; jamais se perderão, e ninguém as arrebatará da minha mão. [29] Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar” (Jo 10.27-29).

[9] É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; [10] ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado. [11] Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. [12] Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. [13] Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. [14] Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. [15] Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal” (Jo 17.9-15).

“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória” (Jd V.24)

CONCLUSÃO

A mensagem atual tratou nesta passagem sobre algumas lições que Jesus transmitiu a seus discípulos como: Primeira, OS DISCIPULOS DE CRISTO PRECISAM ESTAR PRÓXIMOS A ELE; Segunda, OS DISCÍPULOS DE CRISTO PRECISAM FICAR ALERTAS PARA OS SINAIS DO FIM; Terceira, OS DISCIPULOS DE CRISTO PRECISAM ESTAR PRONTOS PARA TESTEMUNHAR SOBRE ELE; Quarta, OS DISCÍPULOS DE CRISTO PRECISAM PERSEVERAR ATÉ O FIM. Depois de ouvir esta mensagem, gostaria de fazer alguns questionamentos como: Você é discípulo de Cristo? Você anda sempre com Jesus? Está preparado para fim desta era presente e para volta de Jesus? Tem testemunhado sobre Cristo? Está perseverando em seguir Jesus Cristo? Seja discípulo autentico de Cristo e que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário