Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM HEBREUS 1.1-3

TEXTO: HEBREUS 1.1-3

INTRODUÇÃO

A carta aos Hebreus foi escrita antes do ano 70 d.C. por um autor desconhecido para incentivar a fidelidade a Cristo e a Nova Aliança, apresentando Jesus como o último, melhor e superior e excelente Sumo Sacerdote. Nós iremos ver uma série sobre Jesus a partir desta passagem, sobre o assunto e tema expostos.

ASSUNTO: A SUPERIORIDADE DE JESUS, O FILHO DE DEUS!

TEMA 1: A EXCELÊNCIA DA PESSOA DE JESUS!

1. JESUS É A REVELAÇÃO MAIS EXCELENTE. VV.1-2

I. Ele é maior que os profetas que falaram sobre Ele. V.1

O texto nos apresenta Jesus e sua relação com os profetas: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas”. a) Eles apontavam para Cristo: “A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lc 24.44). b) Eles esperavam o Cristo: “Pois eu vos afirmo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não o ouviram” (Lc 10.24). c) Eles foram salvos pela graça de Cristo: “Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram” (At 15.11). Os profetas apontavam para Jesus!

II. Ele é o ápice da revelação de Deus. V.2

Jesus é o culminância da revelação de Deus: “Nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo”. a) Porque Ele é o Filho de Deus (v.2a). b) Porque Ele é o herdeiro de tudo (v.2b). c) Porque Ele é o Deus criador (v.2c). A revelação de Deus foi progressiva até chegar em Jesus, a partir do Filho de Deus, Ele á a revelação última e perfeita de Deus, somente por meio de Jesus podemos conhecer a Deus, esta revelação está nas Escrituras (Jo 5.39).

2. JESUS É O SER MAIS EXCELENTE. V.3

I. Ele no seu Ser é o resplendor da glória do Pai. V.3a

Jesus é a glória de Deus na sua potência máxima: “Ele, que é o resplendor da glória [...]”. a) Ele possui a mesma glória do Pai: 4 Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; 5 e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo” (Jo 17.4-5). b) Ele leva o seu servo a ver a sua glória: 39 Por isso, não podiam crer, porque Isaías disse ainda 40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados. 41 Isto disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito” (Jo 12.39-41). c) Ele quer que o seu povo viva para a sua glória:“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (I Co 10.31). Ele é Deus no seu resplendor, creia e se aproxime Dele, experimente da sua glória!

II. Ele no seu Ser é a Expressão exata do Ser do Pai. V.3b

Ele é exatamente Deus: “[...] a expressão exata do seu Ser [...]”. a) Ele é Deus com o Pai e como o Pai: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1). “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.18). b) Ele é Deus que Revela o Pai: “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” (Cl 1.15). c) Ele é Deus presente com o povo do Pai: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mt 1.23). Jesus é total e perfeitamente Deus, estando presente com seu povo, Ele está conosco!

III. Ele no seu Ser é o Sustentador da criação. V.3c

Jesus é o sustentador do universo: “[...] sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder [...]” (Hb 1.3c). a) O sustento Dele se estende a tudo (v.3). b) O sustento Dele se dá pela sua Palavra (v.3). c) O sustento Dele se dá por causa do seu poder (v.3). Jesus é poderoso para sustentar todo o universo, então Ele tem poder para te sustentar e das suas mãos ninguem vai arrancar você (Jo 10.28). Creia e confie!!!

3. JESUS É O SACRIFÍCIO MAIS EXCELENTE. V.3d

I. O seu sacrifício trouxe perdão definitivo para os pecadores. V.3d

Jesus perdoa os pecados do seu povo completamente: “[...] depois de ter feito a purificação dos pecados [...]”. a) Ele perdoa todos aqueles que aceitam o seu sacrifício, convertendo-se a Ele: 19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,20 a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus” (At 3.19-20). b) Ele perdoa e não passa em rosto os pecados do passado: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro” (Is 43.25). c) Ele perdoa para que os perdoados perdoem também: “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós” (Cl 3.13). A purifficação dos pecados não vem de indulgências, penitências, mas do perfeito sacrifício de Jesus, renda-se a Ele e tenha todos os seus pecados perdoados e certeza de vida eterna!

II. O seu sacrifício foi perfeito de uma vez por todas. V.3d

O sacrificio de Cristo foi definitivo: “[...] assentou-se [...]”. a) O sacrifício realizado pelos sacerdotes do Antigo Testamento eram feitos em pé indicando continuidade: “Tomou também coalhada e leite e o novilho que mandara preparar e pôs tudo diante deles; e permaneceu de  junto a eles debaixo da árvore; e eles comeram” (Gn 18.8). b) O sacrifício realizado por Cristo, depois de realizado Ele se assentou indicando consumação: “[...] assentou-se [...]” (v.3d). c) O sacrifício realizado por Cristo pagou a nossa divida: “Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz” (Cl 2.14). O sacrifício de Jesus não se renova nem se repete, foi feito de uma vez por todas!

III. O seu sacrifício deu livre acesso a trono de Deus. V.3d

O sacrificio de Jesus abriu o céu para nós: [...] à direita da Majestade, nas alturas [...]”. a) Ele à direita de Deus governa a igreja: “Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas” (Ap 1.20). b) Ele à direita de Deus coopera com a igreja: “E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam” (Mc 16.20). c) Ele à direita de Deus intercede pela igreja: “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Rm 8.34). Temos livre acesso ao céu por Jesus, só Ele pode rogar por nós ao Pai, pois Ele ofereceu um sacrifício perfeito em nosso lugar!

CONCLUSÃO

Somente por intermédio de Jesus podemos ir até Deus, ouvir Deus e receber algo de Deus, Jesus não é apenas um profeta, Ele é o resplendor da glória e a expressão exata do Ser de Deus, sustenta tudo nas suas mãos poderosas, ou seja, Ele é Deus. Jesus fez o sacrificio mais excelente, trazendo purificação total de pecados, de uma vez por todas, nos dando livre acesso ao trono da graça. Nós não precisamos de revelações extra-bíblica, Jesus é a revelação perfeita do Pai pelas Escrituras, aquele que confia Nele está seguro nas suas mãos, se você não tem certeza de vida eterna, saiba que não importa como foi seu passado, Jesus pelo seu sacrificio, oferece perdão defitinivo de pecados, certeza de vida eterna e um lugar eterno no céu.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário