Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM HEBREUS 1.8-9

TEXTO: HEBREUS 1.8-9

8 mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros”.

INTRODUÇÃO

Estamos trazendo uma série de mensagens sobre a supremacia de Jesus sobre tudo, observamos a sua excelência (vv.1-3), a superioridade do seu nome (vv.4-5), a supremacia da sua dignidade (v.6), sua posição supwrior (v.7-8), hoje falaremos da superioridade do seu exemplo, isso faremos tendo como base o assunto e tema propostos a seguir.

ASSUNTO: A SUPERIORIDADE DE JESUS, O FILHO DE DEUS!

TEMA 5: O EXEMPLO DO FILHO É SUPERIOR. VV.8-9

1. O FILHO AMA A JUSTIÇA. VV.8-9

I. Jesus é o justo que nos justifica diante de Deus. Is 53.11

“Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si”. Verdades: a) O Filho justo trabalhou para justificar pecadores de modo satisfatório (v.11). b) O Filho justo com sua justiça justificará muitos pecadores (v.11). c) O Filho justo levará as iniquidades destes sobre si (v.11). Jesus é totalmente justo e justificador daquele que crê Nele!

II. Jesus é o rei que satisfez a justiça de Deus. Rm 5.8-10

A Escritura nos ensina que Jesus satisfez a justiça do Deus perfeito: 8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Rm 5.8-10). Aplicações: a. Deus demonstra o seu amor por meio de Jesus (v.8). b. Deus teve sua justiça satisfeita através do sacrifício de Jesus (v.9). c. Deus por ter sua justiça satisfeita por Jesus nos aceita através de Jesus (v.10). Jesus satisfez a justiça de Deus e nos aceita no seu Filho!

III. Jesus é o rei que nos empresta a sua justiça. II Co 5.21

O nosso pecado foi colocado sobre Cristo na cruz e a sua justiça nos foi imputada: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (II Co 5.21). Lições: 1. Jesus nunca teve pecado (v.21). 2. Jesus tomou nosso pecado na cruz (v.21). 3. Jesus nos imputou a sua justiça (v.21). Jesus tomou o nosso pecado e nos imputou sua justiça, então Deus viu nosso pecado na cruz e quando vê quem crê em Jesus, ele vê a justiça perfeita de Cristo e nos aceita!

2. O FILHO ODEIA O PECADO. V.9

I. Jesus foi tentado, mas não pecou. Hb 4.15

A Bíblia diz que Jesus em tudo enfrentou tentações, mas não pecou: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hb 4.15). Verdades extraídas: a) Jesus foi tentado em toddas as coisas (v.15). b) Jesus não cedeu à tentação (v.15). c) Jesus socorre os que são tentados (v.15). Jesus não tem parte com o pecado, Ele nunca pecou e pode socorrer os tentados se estes pedem socorro!

II. Jesus não dissimula quem não se arrepende. Lc 13.4-5

Jesus traz um alerta de perigo para quem permanece no pecado: 4 Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? 5 Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (Lc 13.4-5). Algumas verdades: a. A morte física é uma punição para todos os homens (v.4). b. A morte eterna é uma punição para quem rejeita Jesus (v.5). c. A morte espiritual nos impede de ir morar com Jesus: “De outra feita, lhes falou, dizendo: “Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir” (Jo 8.21). Quem não se arrepende, morre no pecado, não vai morar no céu com Jesus!

III. Jesus rejeitará quem vive na iniquidade. Mt 7.22-23

Aquelas pessoas que vivem na iniquidade serão rejeitadas no juizo do grande dia: 22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mt 7.22-23). Algumas verdades: 1. Falsos pregadores serão rejeitados por Jesus (v.22). 2. Falsos operadores de maravilhas e milagres serão rejeitados por Jesus (v.22). 3. Eles serão rejeitados por viver uma vida de pecado (v.23). Se você vive na pratica do pecado e morrer neste estado você será rejeitado e experimentará a eterna danação!

3. O FILHO TEM UNÇÃO SUPERIOR. V.9

I. A unção do Filho foi para o ministério. Lc 4.18-19

O Espírito Santo foi derramado sobre Jesus para iniciar seu ministério: 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e apregoar o ano aceitável do Senhor”.(Lc 4.18-19). Algumas aplicações: a) O Espírito unge para pregar o evangelho (v.18). b) O Espírito unge para trazer libertação, visão espiritual e alívio aos oprimidos (v.18). c) O Espírito unge para alertar sobre o tempo de receber a Cristo (v.19; Is 61.1-2). Jesus foi ungido para o ministério e Ele também nos unge!

II. A unção do Filho foi sem medida. Jo 3.34

O Pai deu o Espírito Santo de forma desmedida ao Filho: “Pois o enviado de Deus fala as palavras dele, porque Deus não dá o Espírito por medida”. (Jo 3.34). Aprendizados: a. O Espírito Santo envia o crente (v.34). b. O Espírito coloca as palavras de Deus no crente (v.34). c. O Espírito Santo sobre o crente sem medida (v.34). Busque o Espírito Santo, a fonte Dele para nós é sem medida. Deus abençoe!

III. A unção do Filho traz autoridade. Mt 28.18

A unção trouxe autoridade: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt 28.18). Verdades: 1. Jesus tem toda autoridade: Toda autoridade” (v.18). 2. Jesus já tinha autoridade como Deus e conquistou também como homem: “Me foi dada” (v.18). 3. Jesus tem autoridade abrangente: “Céu e terra” (v.18). Jesus recebeu como homem toda autoridade, por isso nós temos um representante no céu com toda autoridade, por isso somos aceitos por Deus!

APLICAÇÃO 5: Observamos que o Filho tem exemplo superior porque ama a justiça, odeia o pecado e tem unção superior. Jesus como nosso exemplo maior nos convida amar aquilo que é justo (correto), irmos contra a corrupção, desonestidade, valores mundanos, afirmando os valores da Palavra de Deus. Devemos odeiar a maldade, devemos amar as pessoas, mas reprovar suas praticas mundanas. Precismos buscar a Jesus, Ele tem unção suprema e pode nos ungir com o seu poder, quer ser cheio do Espírito Santo, quer fogo no coração, se prostre aos pés de Jesus! Há uma parte dessa mensagem que afirma que Jesus não dissimula pecado, ele rejeitará quem vive no pecado, precisamos abandonar o pecado e receber Jesus para ser aceito por Ele.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário