Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM HEBREUS 1.4-5

TEXTO: HEBREUS 1.4-5

4 Tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. 5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?”

INTRODUÇÃO

A Escritura nos ensina sobre a superioridade de Jesus quando ao seu nome, a Carta aos Hebreus foi escrita antes do ano 70 para corrigir alguns judeus cristãos que estavam querendo retornar às cerimônias da Lei antiga, para isso o autor nos apresenta Cristo como sendo superior a todos do Antigo Testamento, também aos anjos que estão abaixo do Filho de Deus. Sobre esta verdade iremos observar algumas verdades a seguir.

ASSUNTO: A SUPERIORIDADE DE JESUS, O FILHO DE DEUS!

TEMA 2: O NOME DO FILHO É SUPERIOR.

1. O SEU NOME SE TORNOU MAIOR QUE OS ANJOS. V.4

O nome de Jesus está acima dos anjos: “Tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles” (v.4). Sobre essa excelência do nome de Jesus veremos algumas assertivas.

I. Ele foi feito por um pouco menor que os anjos para nos salvar. Hb 2.9

Jesus ao se tornar homem se fez menor que os anjos: “Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem”. Verdades extraídas: I. A humanidade de Jesus o tornou menor que os anjos (v.9). II. A humanidade de Jesus indica que Ele veio sofrer por nós (v.9). III. A humanidade de Jesus demonstra que o calvário foi um palco onde Cristo conquistou nossa vitória (v.9). Jesus se fez humano sem deixar de se ser Deus, para que por sua hamunidade nos salvasse!

II. Ele se tornou nosso sumo sacerdote, impecável maior que os céus. Hb 7.26

Jesus depois de efetuar a obra aqui na terra, se trna maior que po céu: “Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus”. Lições retiradas: A. Jesus é o nosso Sumo Sacerdote sem pecado (v.26). B. Jesus é o o nosso Sumo Sacerdote sem pecado (v.26). III. Jesus é o nosso sumo sacerdote maior que os céus (v.26). Precisamos recorrer a Ele, pois nos ouve e tem poder para atender nossas súplicas! Não há causa perdida para Jesus, nosso eterno, perfeito e fiel Sumo Sacerdote!

III. Ele está acima de toda e qualquer hierarquia angelical. V.4

Jesus é como Deus infinitamente superior aos anjos: 4 Tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles”. Aplicações: I. Cristo se tornou superior aos anjos (v.4). II. Cristo tem um nome mais excelente que os anjos (v.4). O evangelho será pregado em nome de Jesus (Lc 24.47), os homens se tornam filhos de Deus quando crêem no nome de Jesus (Jo 1.12), o unico nome que nos traz salvação é o de Jesus (At 4.12), o nome por meio do qual nossas orações são ouvidas e atendidas por Deus é o de Jesus (Jo 14.13-14), o nome que está acima de todo nome e que todos vão se prostrar é o de Jesus (Fp 2.9-11).

2. O SEU NOME É FILHO GERADO DE DEUS. V.5

O texto da Bíblia afirma que Jesus diferente dos anjos foi gerado por Deus: “Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?” (v.5). Sobre a filiação divina de Jesus aprenderemos algumas lições.

I. Jesus é o Filho de Deus que é igual a Deus. V.5; Jo 5.18

A Bíblia afirma que Jesus é Filho de Deus: “Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?”. Verdades extraídas: I. Jesus é o Unico Filho de Deus - Unigênito (v.5). II. Jesus é o Filho de Deus que é igual a Deus - Divindade: “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus" (Jo 5.18). Jesus como Filho de Deus é igual a Deus!

II. Ele foi gerado por Deus: Humanidade. V.5;

Jesus é o Filho gerado por Deus: “ a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?”. Verdades: A. Anjo não foi gerado por Deus, Jesus foi (v.5). B. Jesus como Filho gerado indica que se tornou homem (v.5). Jesus, o Filho de Deus é o Deus eterno se tornando carne para nos trazer graça e verdade do céu, Creia em Jesus, o Filho Unigênito de Deus e receba salvação!

3. O SEU NOME É FILHO QUE TEM INTIMIDADE COM O PAI. V.5

JESUS teve uma relação com Deus de Pai e Filho: Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?” Algumas verdades bíblicas serão expostas a seguir.

I. O Filho sabe tudo sobre o Pai. Mt 11.27

Jesus tem todo conhecimento sobre o Pai: “Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai;e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Verdades examinadas: I. O Pai entregou tudo ao Filho (v.27). II. Há um conhecimento mútuo e íntimo entre Pai e Filho (v.27). III. O homem conhece Deus apenas se Cristo lhe revelar o conhecimento do Pai (v.27). O Filho de Deus, Jesus, sabe tudo sobre o Pai e nos transmite esta verdade ao coraçao!

II. O Filho revela o pai aos homens. Jo 1.18

Jesus traz a revelação perfeita de Deus: “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”. Lições aprendidas: A. Nenhum homem jamais viu a Deus (v.18). B. Jesus revelou o Pai a nós (v.18). C. Quem vê Jesus vê o Pai: (Jo 14.9). Você somente vai ter a revelação da salavação de Deus ao seu coração se você crê em jesus seu Filho. Renda-se a Ele hoje!

III. O Filho é sempre atendido pelo Pai. Jo 11.41-42

Jesus” tem a sua intercessão sempre atendida pelo Pai: 41 Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. 42 Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. aplicações importantes: a. Jesus intercede ao Pai (v.41). b. Jesus sempre tem suas intercessões ouvidas pelo Pai (v.42a). c. Jesus quer nós saibamos que Ele é o nosso perfeito intercessor (v.42b). Ele intercede por nós nas nossas orações e para garantir nossa salvação (Hb 7.25).

APLICAÇÃO 1: Nós observamos que nome de Jesus é superior aos anjos, pois Ele é o Filho gerado de Deus, que tem intimidade com o Pai, nada nem ninguém deve receber o louvor que Jesus deve receber, nem homens e muito menos anjos, pois isto é idolatria, Jesus é o único Filho gerado de Deus, sendo Deus de Deus, Luz de Luz, nós devemos proclamar as glorias do nosso redentor, Ele tem intima relação com a Pai e através Dele nos aproximamos de Deus para vivermos de forma íntima com Deus e desfrutarmos da sua presença, busquemos! Se aqui há alguém que não tem certeza de vida eterna, saiba que quem tem o Filho de Deus tem a vida eterna e quem não tem o Filho de Deus não tem a vida eterna (I Jo 5.12). receba-o hoje!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário