Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM HEBRREUS 1.6

TEXTO: HEBREUS 1.6

“E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem”.

INTRODUÇÃO

A primeira mensagem tratou sobre a superioridade do nome do Filho, o texto bíblico continua tratando sobre a superioridade de Cristo, o texto vai nos informar que Ele foi introduzindo no mundo, sendo adorado pelos anjos, sobre isso falaremos sobre a superioridade de Cristo em dignidade, isso faremos tendo como base o assunto e tema propostos a seguir.

ASSUNTO: A SUPERIORIDADE DE JESUS, O FILHO DE DEUS!

TEMA 3: A DIGNIDADE DO FILHO É SUPERIOR. V.6

1. A DIGNIDADE DO FILHO É COMO PRIMOGÊNITO. V.6

I. Primogênito indica sua superioridade sobre toda a criação. Cl 1.15

O texto afirma a supremacia de Jesus sobre a criação: “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” (Cl 1.15). Verdades: a) Jesus é a imagem do Deus do Deus invisivel (v.15), Ele é o Deus que o revelou (v.18. b) Jesus é o primogênito de toda a criação (v.15), não é criado, é anterior e superior à criação (v.15; Cl 1.16). Jesus é maior e distinto da criação, não parte dela! Ele é criador, não criatura!

II. Primogênito indica sua superioridade sobre a morte. Cl 1.18

Jesus é superior sobre todas as coisas, inclusive sobre a morte: “Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia” (Cl 1.18). Lições importantes: 1. Cristo é o cabeça (v.18). 2. Cristo é o princípio de tudo (v.18). 3. Cristo venceu a morte para não morrer mais (v.18). 4. Cristo tem primazia sobre tudo (v.18). Jesus é superior a tudo e todos, até sobre a morte!

III. Primogênito indica a sua obra salvadora. Rm 8.29

Jesus como primogênito indica a obra salvadora, tornando muitos filhos de Deus: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8.29). Aplicações: A. Deus conheceu antes da fundação do mundo os seus filhos (v.29). B. Deus predestinou os seus filhos para serem à imagem de Cristo (v.29). C. Deus os salva e torna seus filhos em Cristo (v.29). Jesus é chamado de primogênito por causa da salvação que Ele realizou, nos resgatando para salvação! Você já tem certeza de salvação? Jesus tee oferece ainda hoje!

2. A DIGNIDADE DO FILHO É COMO DEUS ADORADO. V.6

I. Ele foi adorado pelos homens. Mt 14.33

Homens adoraram a Jesus: “E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!” (Mt 14.33). Lições: a) Jesus estava no meio de homens num barco, Ele se fez homem sem deixar de ser Deus (v.33; Jo 1.14). b) Jesus foi adorado (Gr. “Proskynéos”, orar, prostrar-se, devotar, servir) por homens (v.33). c) Os homens o chamaram de Filho de Deus, isto demonstra igualdade com Deus (v.33; Jo 5.18). Jesus foi adorado por homens e você o adora? Para adorá-lo deve se render a Ele!

II. Ele foi adorado pelos anjos. V.6

Jesus foi adorado pelos anjos do céu: “E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem”.(Hb 1.6). Aprendamos que: a. Jesus foi adorado ao ser introduzido no mundo - Encarnação sem perder a essência divina (v.6). b. Jesus foi adorado pelos anjos do céu - Ele é distinto deles (Hb 1.6). Algumas seitas dizem que Jesus era um anjo, Ele é adorado pelos anjos, só adora a Deus, então Ele é Deus adorado. Os anjos o adoraram e você o adora? Renda seu coração a Ele e se torne uma adorador!

III. Ele recebe a mesma adoração que o Pai. Ap 5.13-14

A Escritura nos apresenta Jesus sendo adorado igual ao Pai: 13 Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. 14 E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram”. (Ap 5.13-14). Aplicações extraídas: 1. Todas as criaturas adoram o Pai e seu Filho (v.13). 2. Ambos estão no Trono, Pai e o Filho (Cordeiro) (v.13). 3. A adoração ao Pai e Filho foi realizada de forma humilde (v.14). Jesus é Deus adorado como o Pai, creia Nele, adore-o, renda seu coração a Jesus e se torne um adorador!

3. A DIGNIDADE DO FILHO É COMO DEUS SUPREMO. V.3

I. Ele é exatamente Deus. V.3a

Jesus não parece Deus, Ele é Deus: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser [...]” (v.3a). Algumas Verdades importantes: a) Jesus é o resplendor da glória de Deus (v.3). Se você quer experimentar a glória de Deus, então receba Jesus. b) Jesus é a expressão exata do Ser de Deus (v.3). Jesus é Deus exatamente, Ele e o Pai são um (Jo 10.30), quem vê Ele vê o Pai (Jo 14.8-9), é igual a Deus (Jo 5.18). Jesus não é um deus menor, mas o Deus Todo - Poderoso!

II. Ele é sutentador do Universo. V.3b

Jesus criou e sustenta todo o universo, vejamos: “[...] sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder [...]” (v.3). Verdades biblicas: a. Jesus criou todas as coisas (Jo 1.2-3). b. Jesus sustenta todo o universo nas suas mãos (v.3). c. Jesus sustenta o universo pela sua palavra poderosa (v.3). Jesus criou todo o universo, Ele sustenta pelo seu poder tudo que há no universo, nossa vida está rigorosamente nas suas mãos. A Ele seja a glória, honra e louvor tanto agora como pelos séculos dos séculos!

III. Ele é o purificador de pecados. V. 3

Jesus morreu na cruz por causa dos nossos pecados: “[...] depois de ter feito a purificação dos pecados assentou-se [...]” (v.3). Aprendemos que: 1. A morte de Jesus nos trouxe a purificação dos nossos pecados (v.3). 2. A morte de Jesus trouxe a purificação de forma definitiva (v.3). 3. Esta purificação de pecados pode ser se você se arrepender (At 3.19). Jesus purifica pecados definitivamente, seu sacrificio foi de uma vez por todas, oferece perdão aos que se arrependem, deixam o pecado e se rendem a Ele! Já fez isso?

IV. Ele está á direita de Deus no céu. V.3

A Escritura apresenta Jesus como alguém que reina no céu: “[...] assentou-se à direita da Majestade, nas alturas” (v.3). Algumas lições importantes: A. Assentar-se à Direita de Deus é uma posição de autoridade, Ele tem toda autoridade (v.3; Mt 28.18). B. Assentar-se à Direita é uma posição de mediação, Ele é o nosso mediador (I Tm 2.5). C. Assentar-se à direita é uma posição de intercessão, Ele é nosso intercessor (Rm 8.34). D. Estar à direita é uma posição de cooperação, Jesus é o nosso cooperador no céu (Mc 16.19-20). Ele nos representa à direita da majestade nas alturas, podemos reccorrer a Ele buscando socorro!

APLICAÇÃO 3: O Filho é superior em dignidade porque Ele é o primogênito, isto é, superior a todos os demais; como Deus adorado e; tendo divindade suprema. Jesus é maior do que tudo, até mesmo é adorado porque é Deus, tendo superioridade sobre tudo e todos. Você e eu precisamos reconhecer a grandeza de Jesus e nos dobrarmos diante Dele, dobre-se aos pés de Jesus, peça a Ele que o sustente, renda-se ao Senhor para ter certeza de vida eterna!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário