Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM HEBREUS 1.10-12

TEXTO: HEBREUS 1.10-12

10 Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos; 11 eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste; 12 também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim”.

INTRODUÇÃO

Teemos aqui pregado sobre a supremacia de Jesus sobre tudo, vimos que Ele é excelente (vv.1-3), que seu nome é superior (vv.4-5), que sua dignidade é suprema (v.6), que sua posição é superior (v.7-8), que seu exemplo é sobrepujante (vv.8-9), hoje falaremos da superioridade da sua obra, isso faremos tendo como base o assunto e tema propostos a seguir.

ASSUNTO: A SUPERIORIDADE DE JESUS, O FILHO DE DEUS!

TEMA 6: A OBRA DO FILHO É SUPERIOR

1. O FILHO É O CRIADOR DE TUDO. V.10

A Escritura falando sobre Jesus diz que Ele é o criador,vejamos: “Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos” (v.10). Sobre Jesus como criador aprendemos algumas lições importantes.

I. O Filho é antes de todas as coisas. Cl 1.17

Jesus não é criado: “Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste” (Cl 1.17). Aplicações: a) Jesus é anterior à criação, nao faz parte dela: “Ele é antes de todas as coisas” (v.17). b) Jesus além de criar, Ele sustenta toda a criação: “Nele, tudo subsiste” (v.17). c) Jesus é preexistente: “João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim” (Jo 1.15). Jesus é anterior à criação, não parte dela como afirmam alguns falsamente1

II. O Filho estava no início criando tudo. Jo 1.2-3

A Escritura afirma que Jesus é o Deus criador: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1.1-3). Lições importantes: a. Jesus é o Deus eterno (v.1). b. Jesus é o Deus Filho junto ao Deus Pai (v.2). c. Jesus é o Deus criador de todas as coisas (v.3). Jesus, o Filho de Deus, é Deus criador de tudo. Ele tem poder para criar coisas novas na nossa vida!

III. O Filho sustenta tudo que foi criado. Hb 1.3

Além de criar tudo, Jesus sustenta o que foi criado: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas” (Hb 1.3). Verdades extraídas: 1. Jesus sustenta a criação (v.3). 2. Jesus sustenta cada parte do universo (v.3). 3. Jesus sustenta por causa do seu poder (v.3). Todas as coisas são sustentadas por Jesus, confiemos no seu poder!

2. O FILHO É O CONSUMADOR DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO. VV.11-12

A Bíblia afirma que Jesus na sua volta fará eventos no céu: “11 eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste; 12 também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim” (v.11-12). Algumas verdades sobre a consumação da salvação.

I. Cristo consumará a história da salvação na sua vinda. Mt 24.29-31

A história da salvação se dará na volta do Senhor Jesus: 29 Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá,a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. 30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvensdo céu, com poder e muita glória. 31 E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mt 24.29-31). Algumas lições: 1. A segunda de Cristo será após a tribulação (v.29). 2. A segunda vinda será visivel (v.30). 3. A segunda vinda será em manifestaçao de poder e glória (v.30). 4. A segunda de feita defintiva para salvar seus escolhidos (v.31). A vinda de Cristo consumará toda a história da salvação!

II. Cristo consumará a história da salvação com pessoas de todo lugar. Ap 7.9

A Consumação apresenta os salvos que estavam eapalhados e agora juntos: “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos” (Ap 7.9). Aplicações: a) Há uma multidão de salvos incontável (v.9). b) Há uma multidão de salvos de todas de nações, tribos, povos e línguas (v.9). c) Há uma multidão de salvos diante do trono e do Cordeiro (v.9). d) Há uma multidão de salvos que viverão no céu sem pecado (v.9). e) Há uma multidão de salvos com a palma da vitória (v.9). Na consumação da salvação terá pessoas evangelizadas de todo o globo terrestre!

III. Cristo consumará a história da salvação com o novo céu e nova terra. II Pe 3.12-13

A consumação da savação se dará no novo céu e nova terra: 12 Esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. 13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (II Pe 2.23-13). Verdades: a. Devemos esperar e apressar a vinda do senhor pregando o evangelho (v.12). b. Haverá uma destruição dos ceus atuais junto aos ímpios (v.7,12). c. Haverá um novo ceu e nova terra segundo sua promessa para os que se renderam a Jesus (v.13). Você e eu precisamos decidir seguir Cristo aqui para ir ao novo céu e nova terra!

3. O FILHO É ETERNO E INCRIADO. V.12

A Bíblia afirma que Jesus não é criado, Ele é eterno: “Também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim”. Sobre a eternidade de Jesus, vejamos algumas verdades.

I. Jesus é sempre o mesmo, pois Ele é Deus. Jo 1.1; Hb 13.8

Jesus é eterno, não foi criado, sobre isso vejamos algumas lições: 1. Jesus é Deus de Deus, não uma criatura de Deus: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1). 2. Jesus é o mesmo eternamente, Ele é imutável: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13.8). 3. Jesus sempre existiu cheio de glória: “E, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo” (Jo 17.5). Jesus é o mesmo para sempre!

II. Jesus é eterno, por isso não tem família humana nem origem humana como Deus. Hb 7.3

Jesus é o eterno, não necessitou da humanidade para existir: “Sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente” (Hb 7.3). Aplicações: a) Ele como Deus eterno não tem relação familiar humana (v.3). b) Ele como Deus eterno não teve princípio de dias (v.3). c) Ele como Deus eterno não terá fim de existência (v.3). Jesus é real, eterno e permanente, a Ele busquemos e Ele nos dará a vida eterna!

III. Jesus é eterno e a salvação que Ele oferece é eterna. Hb 5.9

Jesus sendo eterno, tornou-se homem para nos salvar: “E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hb 5.9). Verdades extraídas: a. Jesus se tornou homem e passou pelas etapas da humanidade (v.9). b. Jesus se tornou pela sua humanidade perfeita autor da salvação (v.9). c. Jesus salva somente os que lhe obedecem (v.9). Jesus oferece salvação eterna, a evidência de que você foi alcançado por esta salvação é uma vida de obediência.

APLICAÇÃO 6: Nós observamos que o Filho tem uma obra superior sendo criador de tudo, consumador da obra da salvação, sendo Ele eterno e incriado. Jesus é o Deus criador e não uma mera criatura como afirmam algumas seitas; Jesus é o autor e consumador da salvação, sendo Ele eterno, sua salvação ou condenação também é eterna. Precisamos crer em Jesus como a Bíblia afirma e não como pensamos que Ele é, precisamos entender que o mesmo Jesus que salva eternamente, também condena eternamente quem o rejeita!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário