Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM HEBREUS 1.13-14

TEXTO: HEBREUS 1.13-14

13 Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?

INTRODUÇÃO

Encerramos esta serie de mensagens a respeito da sueperioridade de Cristo sobre tudo, veimos sua excelência (vv.1-3), a superioridade do seu nome (vv.4-5), sua suprema dignidade (v.6), que sua posição de superioridade (v.7-8), seu exemplo elevado (vv.8-9), a superioridade da sua obra (vv.10-12), neste momento trataremos sobre o destino superior de Cristo, isso faremos tendo como base o assunto e tema propostos a seguir.

ASSUNTO: A SUPERIORIDADE DE JESUS, O FILHO DE DEUS!

TEMA 7: O DESTINO DO FILHO É SUPERIOR

1. O FILHO ESTÁ À DIREITA DE DEUS. V.13

JESUS está numa posição de autoridade diante do Pai: “Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?” (v.13). A posição à direita de Deus indica uma superioridade de posição, veremos algumas lições a seguir.

I. À direita de Deus Ele é o nosso representante como mediador. I Tm 2.5

Jesus nos apresenta como mediador: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (I Tm 2.5). Algumas Verdades: a) Há um só Deus - Monoteísmo (v.5). b) Há um só mediador entre Deus e o homem - Acesso (v.5). c) Há um homem que nós representa no céu - Federalismo (v.5). Jesus é quem media os conflitos entre os homens e Deus, nos reconciliando com o Senhor!

II. À direita de Deus Ele é o nosso advogado para buscar nossso perdão no juízo. I Jo 2.1-2

Jesus é o nosso advogado: 1 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; 2 e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro” (I Jo 2.1-2). Algumas aplicações: A. O ideal é que não pequemos (v.1). B. A realidade é que somos pecadores (v.1). C. Como pecadores precisamos de um advogado perfeito, Jesus (v.1). D. Ele tem poder de perdoar os pecados de todas as pessoas, inclusive os seus (v.2). Jesus é o advogado de todos os creem. Convideo-o para a sua vida!

III. À direta de Deus Ele Ele coopera conosco no nosso trabalho cristão. Mc 16.19-20

A Escritura aponta Jesus cooperando com cuidado da sua Igreja do céu: 19 De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. 20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam” (Mc 16.19-20). Algumas lições: a) Jesus foi recebido triunfantemente para seu lugar de destaque (v.19). b) Jesus do céu coopera com a igreja na pregaçao (v.20). c) Jesus do céu coopera com a Igreja lhe dando poder para confirmar a mensagem (v.20). Jesus ainda coopera com a Igreja hoje, Ele não muda. Creia!!!

IV. À direita de Deus Ele garante nossa salvação através da sua intercessão.

Nós vamos observar algumas verdades sobre esta ação de Jesus à direita de Deus para garantir nossa salvação: 1. Ele intercede por nós para não ficarmos caídos: 31 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! 32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos” (Lc 22.31-32). 2) Ele intercede para nos manter salvos e livres da condenação: “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Rm 8.34). 3. Ele intercede sempre por nós, pois está vivo: “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25). Jesus não apenas nos salvou por sua morte e ressurreição, nos preserva salvos por causa da sua intercessão à direita de Deus!

2. O FILHO VENCE TODOS OS SEUS INIMIGOS. V.13

JESUS vence todo e qualquer inimigo seu: “Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?” (v.13). Sobre essa vitória de Cristo vejamos algumas lições:

I. O Filho venceu o pecado através da sua vida e obra. Cl 2.14

Jesus triunfou contra o pecado na cruz: .“Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz”(Cl 2.14). Algumas lições: A. Ele não apenas pagou a dívida do nosso pecado, Ele rasgou a dívida (v.14). B. Ele pagou a divida e nos livrou da condenação das ordenanças da lei (v.14). C. Ele pagou a dívida total com seu sangue na cruz (v.14). Cristo venceu o pecado, Nele nós também vencemos!

II. O Filho derrotou o diabo na cruz do calvário. Cl 2.15

Jesus triunfou contra o inferno na cruz: “E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Cl 2.15). Verdades: a. Jesus despojou (Gr. Apekdysamenos, tendo desarmado) os demônios na cruz (v.15). b. Jesus publicamente os expôs ao desprezo (Gr. “Edeigmatisen en Parresia, Luta/Espetáculo em Público) publicamente (v.15). c. Jesus por fim triunfou (Gr. Thriambeusas, derrrubar e amarrar um inimigo, vencendo-o) na cruz (Cl 2.15). Jesus veenceu o maligno e nos deu autoridade para o vencermos também!

III. O Filho venceu o mundo através das aflições sofridas. Jo 16.33

Jesus também venceu o mundo por sua vida: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33). Aplicações: a) Jesus nos ensina a ter paz Nele como Ele teve paz (v.33). b) Jesus nos ensina que no mundo teremos lutas como ele venceu (v.33). c) Jesus nos ensina que nós venceremos o mundo como Ele venceu (v.33). Cristo nos ensina a lutar, pois Nele a vitória é certa. Confiemos!

3. O FILHO NO CÉU GOVERNA OS ANJOS A NOSSO FAVOR. V.14

A Escritura afirma que Jesus é superior aos anjos e ele os envia para socorrer seus servos: “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” (v.14). Algumas verdades sobre estes anjos que Jesus governa será exposto a seguir.

I. Os anjos são espíritos ministradores sob o controle de Jesus. V.14

A Escritura vai afirmar que estes anjos estão sob governo do Senhor: “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” (v.14). Algumas verdades: A. Anjos são incorpóreos - Espíritos (v.14), não precisa cadeira para anjo ou coisas deste tipo. B. Os anjos são ministros de Deus - Ministradores (v.14), servem com zelo (Leitourgika, servo zeloso). C. os anjos são enviados por Jesus - Enviados (v.14). Eles servem ao Senhor Jesus e ele os envia para proteção do seu povo (Sl 34.7).

II. Os anjos são enviados para socorrer os servos de Deus. V.14

“Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” (v.14). Lições bíblicas: a. Os anjos foram enviados por Deus para servir e não para ser servido (G. Diakonia, serviçal, empregado), novenas para anjos é heresia. b. Os anjos foram enviados para cuidar apenas dos que vão ser salvos (v.14). Cuidado nas suas orações para que anjos arranquem a cabeça de politicos.

III. Os anjos não devem ser cultuados, pois são apenas conservos. Ap 22.8-9

Os anjos não devem receber culto e louvor, somente Deus é digno: 8 Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. 9 Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus” (Ap 22.8-9). Aplicações: a) Uma atitude errada -´Prostrar-se aos pés do anjo (v.8). b) Uma repreensão ao erro - O anjo não aceitou a adoração divina (v.9). c) Uma função serviçal - Servir ao povo de Deus (v.9). Anjos não devem ser adorados, cultuados ou louvados, eles são apenas conservos dos servos de Deus. Abandone toda crença mística e pagã em anjos e fique com a Bíblia!

APLICAÇÃO 7: Observamos que o Filho tem um destino superior, indo à direita de Deus; vence todos os inimigos e usa os anjos a favor dos salvos. Jesus é o nosso único mediador, intercessor à direita de Deus, Ele que garante nossa salvação, como Cristo venceu tudo, nos ajuda a vencer também, devemos descansar Nele! Anjos não devem ser exaltados em músicas, nem devemos fazer orações ou cultos aos mesmos, eles são conservos nossos e não devemos louvá-los, mas apenas ao Deus que usa eles em nosso favor!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário