Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM HEBREUS 1.7-8

TEXTO: HEBREUS 1.7-8

7 Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo; 8 mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino”.

INTRODUÇÃO

Nós estamos observando aqui nesta série de mensagens sobre a supremacia de Jesus sobre tudo, vimos até agora a excelência de Jesus (vv.1-3), a superioridade do seu nome (vv.4-5), a supremacia da sua dignidade (v.6), hoje traremos a veracidade de que sua posição é superior, isso faremos tendo como base o assunto e tema propostos a seguir.

ASSUNTO: A SUPERIORIDADE DE JESUS, O FILHO DE DEUS!

TEMA 4. A POSIÇÃO DO FILHO É SUPERIOR.

1. O FILHO É O REI DIVINO. V.8

JESUS como Filho de Deus é Deus: “Mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino”.(Hb 1.8). Sobre a divindade de Jesus observemos algumas verdades:

I. Ele é chamado de Deus. V.8

O Pai chama o Filho de Deus: “Mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino” (Hb 1.8). Deus Pai disse sobre o Filho: A. Ele é o Filho de Deus que é Deus (v.8). B. Ele é o Filho de Deus que é Deus e rei eterno (v.8). C. Ele o Filho de Deus que é Deus justo (v.8). Jesus é um Rei divino, Ele é Deus! Convide Jesus, o Deus eterno feito homem para vir habitar em seu coração!

II. Ele tem atributos de Deus. Lc 5.21-22

Jesus é Deus e a Bíblia prova isso, não apenas dizendo que Ele é Deus, mas apresentando Nele os atributos de Deus: 21 E os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? 22 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Que arrazoais em vosso coração?” (Lc 5.21-22). Algumas aplicações: a) Escribas e fariseus por declarar perdão de pecados, pois somente Deus perdoa pecados - Ele é Deus (v.21). b) Jesus conhece os seus pensamentos, Jesus é onisciente - Ele é Deus (v.22). c. Ele tendo atributos divinos - Ele é Deus.

III. Ele faz obras divinas. Jo 5.21

Jesus realiza obras atribuídas à divindade: “Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer” (Jo 5.21). Verdades explanadas: a. Jesus é igual ao Pai - “Assim como o Pai” (v.21). b. Jesus realiza as obras de Deus - “Ressuscita e vivifica mortos”. c. Jesus vivifica pessoas segundo a sua vontade - O Filho vivifica a quem quer” (v.21). Jesus é Deus realizando as obras divinas. Ele faz uma obra divina chamada salvação. Você tem certeza da sua salvação?

2. O FILHO É O REI ETERNO. V.8

O Pai além de chamar o Filho de Deus, também o chama de Rei: “Mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino (Hb 1.8). Sobre este reino eterno do Deus Filho veremos algumas lições.

I. Ele é um ser eterno que sempre exitiu. Hb 7.3

O seu reino não é humano e passageiro, mas divino e para sempre: “Sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente”.(Hb 7.3). O reino do Deus Filho tem algumas características: a) Ele como rei eterno não tem descendência humana (v.3). b) Ele como rei eterno não teve início (v.3). c) Ele como rei eterno reinará para todo o sempre (v.3). O Reino do Filho de Deus sempre esteve atuante e nunca deixará de ser. Tudo sempre esteve no seu controle e continuará assim!

II. Ele é um rei eterno que sempre reinará. V.8

Jesus não apenas reina, mas tem um reinado eterno: “Mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino” (v.8). Algumas verdades: a. Trono é lugar de governo, Ele governa (v.8). b. O Trono é para todo o sempre (Gr. “Aionôn”, eterno), Ele sempre reinou e sempre renará (v.8; Hb 13.8). c. O Cetro do trono representa autoridade para julgar (v.8). D. O Trono de equidade (“Euthythêtos”, retidão, justiça), Ele julga e trata a todos igualmente!

III. Ele é um rei salvador que salva para sempre. Zc 9.9; Mt 1.21; Jo 10.28

Jesus como rei também salva aqueles que se entregam a Ele, vejamos algumas lições importantes: 1. A promessa da vinda do Rei Salvador: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta” (Zc 9.9). 2. A chegada do Rei Salvador: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). 3. A segurança eterna que o rei Salvador oferece: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28). Renda-se ao Rei Jesus e receba vida eterna segura e garantida!

3. O FILHO É UM REI JUSTO. V.8

CONFORME já dito antes, Cetro é autoridade do rei para julgar, “Mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino” (Hb 1.8). Algumas verdades sobre Jesus, nosso rei justo.

I. Ele é um rei de justiça. Hb 7.2

A Bíblia fala de Melquisedeque como uma Cristofania, aparição de Cristo Antigo Testamento: “Para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz” (Hb 7.20). Destacamos aqui que Ele é: a) Abraão teve contato com Ele (v.2). b) Ele é rei de justiça (v.2). c) Ele é um rei justo que oferece paz (v.2). Jesus é um rei de justiça e precisamos nos submeter a Ele!

II. Ele é um rei que não fará acepção de pessoas. At 10.34

Jesus como um rei justo trata a todos iguais: “Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas” (At 10.34). Algumas verdades: a. devemos reconhecer que Deus não faz acepção de pessoas (v.34). b. Devemos imitar o Senhor e não fazer acepção de pessoas (v.34). fazer acepção de pessoas é pegar pessoas e tratá-las de modo diferente com preconceito! Os judeus eram preconceituosos, inclusive Pedro, mas Jesus quebrou ele o enviando ao pagão Cornélio que se converteu.

III. Ele é um rei que niguém escapará do seu julgamento. At 17.30-31

O julgamento de deus se dará por Jesus: 30 Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; 31 porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (At 17.30-31). Algumas verdades: 1. Antes do julgamento Deus convida todos ao arrependinento (v.30). 2. Haverá um dia que acontecerá o julgamento (v.31). 3. O julgamento será justo e ninguém escapará (v.31). 4. O julgamento será de acordo com a recepção ou não a Jesus (v.31). O julgamento virá e você e eu precisamos estar preparados para aquele dia!

APLICAÇÃO 4: O Filho é um rei divino, Ele é Deus; O Filho é um rei eterno, sempre existiu e existirá; o Filho é um rei justo, isto é, Ele não passa a mão no erro de ninguém. Você que já crê em Jesus, saiba que Ele é um Rei, a Palavra Dele é lei, deves obedecer. tens feito isso? Se Você ainda não sabe sobre sua salvação, Ele oferece salvação eterna a todos os que o recebem e rejeitará todos os que o rejeitam, o que você irá fazer? Receber Jesus para ter vida eterna ou protelar, podendo chegar o dia que será tarde demais!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário