Total de visualizações de página

sábado, 21 de outubro de 2023

ESBOÇO BASEADO EM II CRÔNICAS 7.1-3 (A BÍBLIA FALA DA GLÓRIA DE DEUS NA VIDA DO CRENTE - SOMENTE A DEUS SEJA A GLÓRIA).

TEXTO: II CRÔNICAS 7.1-3

INTRODUÇÃO

A Reforma Protestante foi um marco na vida cristã, a Bíblia voltou ao centro do culto, nós examinamos algumas temáticas da Reforma de acordo com as Escrituras: 1. Somente a Graça; 2. Somente a Fé; 3. Somente a Escritura; 4. Somente Cristo e; 5. Somente a Deus Seja a Glória. Vimos Nós hoje iremos tratar da última temática, enfatizando a glória de Deus, faremos isso tendo como base o assunto e tema expostos.

ASSUNTO: REFORMA PROTESTANTE: A BÍBLIA EM SUA MÃO

TEMA 5: A BÍBLIA FALA DA GLÓRIA DE DEUS NA VIDA DO CRENTE

1. PARA EXPERIMENTAR A GLÓRIA DE DEUS É PRECISO ORAR. V.1

Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa.

1.1 A oração deve ser uma necessidade do crente. v.1; Lc 3.21,22

A Bíblia diz Salomão orou: “Tendo Salomão acabado de orar” (v.1a), outra passagem trata de Jesus orando: 21 E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo” (Lc 3.21-22). Lições: I. Quando o crente ora o céu se abre (v.21). II. Quando o crente ora o Espírito Santo desce (v.22). III. Quando o crente ora ele ouve e discerne a voz de Deus (v.22). O crente precisa orar, pois é uma necessidade vital do servo de Deus!

1.2 A oração traz o fogo do céu ao altar do nosso coração. V.1

Deus nos ensina sobre a necessidade de fogo: ‘Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa”. Verdades: A. O fogo que o crente deve desejar é vindo de Deus (v.1). B. O fogo que o crente deseja receber indica que Deus se agradou do sacrifício (v.1). C. O fogo de Deus aquece a frieza do nosso coração: “Esbraseou-se-me no peito o coração; enquanto eu meditava, ateou-se o fogo [...]” (Sl 39.3a). Precisamos ter luz na mente e fogo no coração!

1.3 A oração faz que a glória de Deus encha a vida do crente. v.1

Precisamos ter a vida cheia do Senhor: “Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa”. Aplicações: a. A glória deve ser tributada a Deus: “Salmodiai a glória do seu nome, dai glória ao seu louvor” (Sl 66.2). b. A glória deve ser proclamada na evangelização: “Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas” (Sl 96.3). c. A glória de Deus deve encher os espaços da nossa vida (v.1). Ore, se encha da glória de Deus!

2. PARA EXPERIMENTAR A GLÓRIA DE DEUS É PPRECISO QUE TODA GLÓRIA HUMANA SUMA. V.2

“Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor”.

2.1 A glória do Senhor impede que busquemos glória que vem dos homens.

Algumas lições: I. A gloria humana nos impede de experimentar a glória de Deus: 42 Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; 43 porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus” (Jo 12.42,43). II. A gloria humana é desvanescente, a de Deus é permanente: 6 Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; 7 seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva; 8 seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente” (Is 40.6-8). III. A glória humana passa rápidamente: 9 O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, 10 e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva” (Tg 1.9-10). Devemos buscar a glória de Deus e não dos homens!

2.2 A glória de Deus estando em um lugar não há lugar para glória humana. V.2

Se a glória do Senhor enche-nos, a glória humana não tem vez: Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor”. Lições: A. A casa ficou tão cheia que os sacerdotes não puderam entrar (v.2). B. A glória de Deus impede que nosso coração fique dividido: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade” (Sl 115.1). C. A glória de Deus é exclusiva Dele e não pode ser dada a nenhum homem: “Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Is 42.8). Se Deus nos enche da sua glória e não temos a glória humana!

2.3 A glória de Deus preenche todos os espaços e não sobra lugar para mais nada. V.2

A Escritura nos afirma que quando estamos cheios da glória não sobra espaço: “Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor”. Verdades: a. Deus nos enche totalmente Dele: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18). b. O nosso coração cheio de Deus, trará á tona nas palavras: “Porque a boca fala do que está cheio o coração” (Mt 12.34). III Quando ficamos cheios de Deus pregamos o evangelho de modo audacioso: “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus” (At 4.31). Cheio de glória, vazio de outras coisas!

3. PARA EXPERIMEENTAR A GLÓRIA DE DEUS É PRECISO ADORAR. V.3

“Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”.

3.1 A glória do Senhor traz humildade. V.3

Algumas lições: I. A humildade nos aproxima de Deus: “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4.6). II. A humildade nos torna parecidos com Jesus: 5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2.5-8). III. Humildade é necessária á salvação: ”Porque o Senhor se agrada do seu povo e de salvação adorna os humildes” (Sl 149.4). Seja humilde, dê glória a Deus!

3.2 A glória do Senhor traz adoração. V.3

Verdades extraídas: A. A adoração deve ser dada somente a Deus: “Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (Mt 4.10). B. A adoração é por quem Deus é: Bom e misericordioso: “Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram [...]” (v.3b). C. A adoração pode ter gestos visíveis: “Os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono” (Ap 4.10). Se você está cheio da glória de Deus, viva para Ele, adorando-o!

3.3 A glória do Senhor gera louvor ao Senhor. V.3

Algumas lições: a. O louvor é o reconhecimento do que Deus faz: ”Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios” (Sl 103.2). b. O louvor provém de um coração grato: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Cl 3.16). c. O louvor deve ser bíblico: ¹⁹ falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” (Ef 5.19). Quem está cheio da glória de Deus, louva e adora a Ele!

CONCLUSÃO

Observamos algumas verdades sobre o assunto proposto sobre a glória de Deus, vimos que para experimentar a glória de Deus devemos orar, não estar preso á glória humana e; também adorar ao Senhor. A oração é uma ligação espiritual da terra ao céu, por meio de Jesus, precisamos orar mais e mais; abandone toda glória e elogios humanos para que a glória divina seja derramada sobre você, adore ao Senhor, não a divida com outros seres, se prostrando, orando ou atribuindo aos seres criados o que pertence a Deus. Você pode hoje conhecer este Deus grandioso, ter sua gloriosa presença habitando no seu ser, terás certeza de vida eterna e alegria eterna na alma.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário