Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MATEUS 16.13-20 (REFORMA PROTESTANTE: A BÍBLIA EM SUA MÃO - SOMENTE CRISTO)

TEXTO: MATEUS 16.13-20

INTRODUÇÃO

Nós estamos no mês da Reforma Protestante, pudemos observar que o benefício maior da Reforma foi disponibilizar a Escritura na língua materna das pessoas para que as pessoas lessem a Bíblia, observamos que a bíblia fala que a causa da salvação é pela graça, a instrumentalidade da salvação é a fé, a regra de fé e pratica é a Escritura, hoje nós veremos que a Palavra de Deus afirma que Jesus é o único que nos ajuda a salvação se confessarmos a Cristo como senhor, isto faremos tendo como base o assunto e tema expostos.

ASSUNTO: REFORMA PROTESTANTE: A BÍBLIA EM SUA MÃO

TEMA 4: A BÍBLIA FALA DA NECESSIDADE DE CONFESSAR A SUFICIÊNCIA DE CRISTO

1. JESUS QUER QUE AS PESSOAS O CONFESSEM. VV.13-15

1.1 Alguns confessam Jesus de forma de forma equivocada. VV.13-14

Alguns não conhecem Jesus e o confessam erroneamente: 13 Indo Jesus para os lados de Cesareia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? 14 E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas”. Verdades: I. Jesus quer saber como as pessoas o conhecem (v.13). II. As pessoas ainda não sabem quem é Jesus realmente (v.14). III. Você precisa conhecer quem é Jesus Cristo. Se você não conhece Jesus, não irá confessá-lo corretamente!

1.2 Jesus quer que aqueles que querem servi-lo devem confessá-lo pessoalmente. V.15

Jesus deseja que os que lhe servem, o confessem corretamente: “Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?”. Lições: A. Jesus quer ser confessado publicamente: 32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; 33 mas aquele que me negardiante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10.32-33). B. Jesus quer ser confessado como Senhor: 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Rm 10.9-10). C. Jesus quer ser confessado com exclusividade: ”Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele” (I Co 8.6). Jesus quer que nós o confessemos. Você já fez isso? O que que espera para fazer?

2. JESUS É CONFESSADO VERDADEIRAMENTE PELOS VERDADEIROS CRISTÃOS.VV.16-17

2.1 A confissão dos verdadeiros crentes deve ser feita de modo pessoal. V.16

O cristão precisa confessar Jesus: “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Aplicações: I. A confissão do cristão é voltada para Cristo: Tu és. (v.16). II. A confissão do Cristão é pessoal: Respondendo Simão Pedro. (v.16). III. A confissão do cristão deve ser bíblica: Cristo e Filho de Deus (v.16). A confissão sobre a pessoa de Jesus é fundamental para a salvação!

2.2 A confissão dos verdadeiros crentes é uma revelação do céu ao seu coração. V.17

Quando uma pessoa confessa Jesus, não faz por sua capacidade, mas por intervenção divina: “Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus”. Lições: A. O cristão que confessa Jesus é bem-aventurado - Gr. “Makarios”, Muito plenamente feliz (v.17). B. O cristão que confessa Jesus não o faz na força da carne (v.17). C. O cristão confessa Jesus porque Deus o revelou ao coração (v.17). Deus revela seu Filho ao nosso coração!

3. JESUS É CONFESSADO PELA IGREJA QUE ELE FUNDOU. VV.18-20

3.1 Jesus fundou a Igreja sobre a revelação do céu a Pedro e não sobre o apóstolo. V.18

Jesus fundou a Igreja: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Verdades: I. A confissão do verdadeiro crente aponta para Cristo como Pedra (Gr. “Petra”, rocha) Principal e sua confissão como a pedra menor Pedro (Gr. “Petrus”, fragmento de pedra) (v.18). II. Pedro afirmou que a pedra fundamental é Cristo: “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular” (At 4.11). III. A Pedra não é Pedro, mas o Jesus que pedro confessou (v.18). IV. Jesus mesmo edifica a sua igreja (v.18).

3.2 Jesus protege a sua Igreja das forças do inferno. V.18

Jesus além de fundar, ele protege a sua igreja: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Lições: A. Jesus é superior aos inimigos da Igreja (v.18). B. Jesus guarda o seu povo: ”Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca” (I Jo 5.18). C. Jesus nos protege pelo seu poder: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28).

3.3 Jesus dá a sua igreja as chaves dos reinos dos céus. VV.19-20

Jesus deu autoridade á sua Igreja de receber ou excluir membros: 19 Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus. 20 Então, advertiu os discípulos de que a ninguém dissessem ser ele o Cristo”. Aplicações: a. Jesus entregou as chaves do reino dos céus á sua igreja (v.19). b. Usar a chave do reino dos céus para ligar pessoas é receber membros (v.19; Jo 20.23). c. Usar a chave do reino dos céus para desligar pessoas é excluir pecadores impenitentes: “Se de alguns perdoardes os pecados,são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos” (v.19-20; Jo 20.23). Jesus deu á sua igreja a autoridade de receber ou excluir pessoas, se você se desliga da Igreja está separado de Cristo!

CONCLUSÃO

A Escritura afirma que Jesus quer ser confessado pelas pessoas, apenas os cristãos verdadeiros o confessam de verdade, estes integram a sua Igreja que ele fundou, protege e salva. Somente Jesus é o nosso Salvador, mediador, intercessor. Você já conhece a Jesus? Se sua resposta é positiva, então viva a vida de Jesus, anuncie Jesus, se sua resposta é negativa, receba a Jesus, confessando-o como seu Único Senhor e Salvador, receberás a certeza de vida eterna, estando livre da condenação. Você quer fazer isso numa oração?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário