Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II TIMÓTEO 3.16-17 (REFORMA PROTESTANTE: A BIBLIA EM SUA MÃO - SOMENTE AS ESCRITURAS)

TEXTO: II TIMÓTEO 3.16-17

INTRODUÇÃO

Nós estamos tratando sobre os temas da Reforma Protestante, já vimos que a Escritura trata da salvação e vida cristã é somente pela Graça, que a instrumentalidade é a fé, hoje veremos sobre a Escritura como um livro digno de ser aceito, isso faremos tendo como base o assunto e tema expostos.

ASSUNTO: REFORMA PROTESTANTE: A BIBLIA EM SUA MÃO!

TEMA 3: A ESCRITURA É TOTALMENTE DIGNA DE SER ACEITA

1. A UNIDADE DE TODA A ESCRITURA: “Toda a Escritura”. V.16

1.1 O Antigo Testamento é Palavra de Deus. Rm 1.2

O Novo Testamento afirma que o Antigo é palavra de Deus: “O qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras”. Lições: I. Deus é o autor do Antigo Testamento (v.2). II. As promessas de Deus tem que estar nas Esrituras (v.2). III. A Palavra de Deus é a Escritura profética (v.2). O Antigo testamento é Palavra de Deus!

1.2. O Novo Testamento é Palavra de Deus. II Pe 3.15-16

Pedro equipara textos de Paulo com a mesma autoridade do Antigo Testamento: 15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, 16 ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles”. Lições: A. Pedro afirma que Paulo escreveu sobre a salvação de Deus (v.15). B. Pedro afirma que os ímpios distorcem as Sagradas para sua condenação (v.16). C. Pedro afirma que Paulo era autor com a mesma auttoridade dos profetas do Antigo Testamento (v.16). Autores do Novo Testamento afirmam que aqueles escritos eram Palavra de Deus!

1.3 O Antigo e Novo Testamento são a única regra de fé e pratica do cristão.

a. O Antigo Testamento é regra de fé e vida: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Is 8.20). b. O Novo Testamento é regra de fé e vida: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Cl 3.16). c. Devemos perseverar no ensino de Cristo e dos apóstolos: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At 2.42). Creia em toda a Bíblia e viva por ela!

2. A AUTORIDADE DA ESCRITURA: “É inspirada por Deus”. V.16

2.1 Deus soprou a Escritura, isto é, a inspiração é verbal e plenária. V.16

A Bíblia foi soprada por Deus: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”. Lições: I. Inspirada vem do grego “Theospneustos” e significa soprada por Deus (v.16). II. A Inspiração divina envolve somente a Escritura (v.16). III. Deus inspirou (soprou) não apenas as palavras (verbal), também o conteúdo (v.16). Sendo inspirada por Deus, os manuscritos originais são infalíveis e inerrantes!

2.2 Deus soprou a Escritura em homens santos a escreveram. II Pe 1.20-21

A Bíblia foi escrita por homens inspirados: 20 Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; 21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (II Pe 1.20.21). Verdades: A. A Escritura profética não veio de uma interpretação humana (v.20). B. A Escritura não provém do coração humano (v.21). C. A Escritura provém do Espírito Santo que moveu (Gr. Pheromenoi, transportar) o ensino para homens (v.21). A Bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus!

2.3 Deus soprou a Escritura e Cristo deu autoridade a ela. Jo 5.39; Lc 24.44; Jo 10.35

a. A Escritura testifica de Jesus: “Examinaisas Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5.39). b. Jesus cita o cânon hebraico do Antigo Testamento: “A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lc 24.44). c. Jesus disse que a Escritura é infalível: “Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar” (Jo 10.35). A Bíblia tem a autoridade do próprio Deus que a soprou de forma soberana!

3. A UTILIDADE DA ESCRITURA: “É útil para ensino, repreensão, correção, educação na justiça”. V.16b

3.1 A Escritura nos ajuda para a vida. V.16

A palavra de Deus nos ajuda a viver: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”. Lições: I. Útil (Gr. “Ophelimos”, lucrativo), quem aprende a Palavra com Deus é quem lucra. II. Ensino (Gr. “Didaskalian’, ensino, didática), o ensino cristão é na Palavra de Deus. III. Repreensão (Gr. “Elegmon”, repreensão, reprovação), Deus reprova os erros nos seus filhos na Palavra. IV. Correção (Gr.”Epanorthôsin’, correção, disciplina), O Senhor corrige seus filhos com disciplina. V. Educação na Justiça (Gr. Paideian en Dikaiosynê, Treinamento na retidão), a Escritura nos treina para uma vida correta!

3.2 A Escritura nos ensina para a salvação em Cristo. II Tm 3.15

O conhecimento da salvação está na Sagrada Escritura: “E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”. Lições: A. Devemos ensinar a pessoa desde a infãnccia (v.15a). B. A Palavra de Deus está escrita (v.15b). C. A Palavra de Deus nos leva a conhecer e obter a salvação (v.15c). Quer saber sobre a salvação pela em Jesus, a Bíblia ensina isso!

3.3 A Escritura nos prepara para sermos santos. Jo 17.17

Deus nos santifica pela sua Palavra: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. Lições: a. Existe uma verdade absoluta (v.17). b. A verdade nos santifica (v.17). c. A verdade que nos santifica é a Palavra de Deus (v.17). Deus nos santifica pela sua Palavra e não por regras humanas!

4. O RESULTADO DA ESCRITURA: “A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra” (v.17).

4.1 Ela nos habilita para realizarmos a obra. V.17

Deus convidar seu povo a se equipar para realizar a obra de Deus: “A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra” (v.17). Lições: I. A Palavra de Deus visa nos levar à completude (V.17). Perfeito (Gr. “Artios”, completo). II. A Palavra de Deus visa nos equipar para a obra (v.17). Perfeitamente habilitado (Gr. “Exêrtismenos”, totalmente equipado). III. A Palavra nos prepara para trabalhar para Cristo (v.17). Boa obra (Gr. Ergon Agathon, Trabalho bom”).

4.2 Ela nos guia em toda a vida com sua verdade. Sl 25.5

Deus nos guia pela verdade da Escritura: “Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia”. Lições: A. Deus nos guia na verdade (v.5). B. Deus nos ensina na verdade (v.5). C. Deus nos salva na verdade (v.5). D. Deus quer que esperemos na verdade (v.5). Deus nos guia na sempre pela sua Palavra verdadeira!

4.3 Ela dá resultados pela atuação do Espírito Santo. Jo 16.13

A Escritura somente terá efeito no coração pela ação do Espírito Santo: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”. Lições: a. O Espírito é da verdade (v.13). b. O Espírito nos guia à verdade da Escritura (v.13). c. O Espírito na Palavra nos informa do que ouviu (passado) e do que há vir (passado). O Espírito fala com, na e pela Escritura e não contrário a Ela.

CONCLUSÃO

A Escritura é unida, tem um único autor: Deus; tem toda autoridade, foi soprada por Deus, está isenta de falhas ou erros; é útil para obra, salvação e vida cristã; o resultado dela é que nós teremos habilidade para obra, guia para a vida através de uma atuação do Espírito Santo. Não troque a Escritura por revelações e visões extra-bíblicas nem negligencie sua leitura em espírito de oração. Na Escritura Deus nos mostra como obter a salvação pela fé em Cristo, receba Jesus e receba certeza de vida eterna! Quer fazer isso agora numa oração?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário