Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I TESSALONICENSES 1.1-2

TEXTO: I TESSALONICENSES 1.1-2

INTRODUÇÃO

A carta é um meio muito antigo de comunicação, cumprindo a função que o email cumpre hoje. Paulo escreveu esta carta, no ano 50 ou 51 a. D., para informar aos cristãos de Tessalônica sobre o amor que tinha por eles, tratar sobre a vida cristã e apontar para a segunda vinda de Cristo. Esta carta nos traz algumas lições que serão expostas a seguir tendo como base o tema abaixo.

TEMA: UMA CARTA ESCRITA PARA ORIENTAR A IGREJA

1. A CARTA INDICA QUE DEUS USA HOMENS. V.1

A carta traz três nomes que fizeram a liderança cristã: 1 Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros (v.1). Paulo foi o perseguidor convertido por Cristo na estrada de Damasco (At 9; 23; 26). Silvano/Silas era profetas de Jerusalém (At 15.32), foi para Antioquia combater judaizantes e se tornou missionário (At 15.34) . Timóteo era filho de mãe judia e pai grego (At 16.1-2), se converteu na primeira viagem de Paulo, foi líder cristão (At 14.6-22; I Tm 4.14).

a) Deus escolhe os homens que Ele quer para sua obra. At 13.2

Deus mesmo escolhe os homens que deseja usar na sua obra, como no caso no texto a seguir: “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” (At 13.2). Foi o próprio Deus que deu a ordem (separai-me) e disse quais as pessoas que queria (Barnabé e Saulo), e o objetivo da escolha (fazer a obra). Deus mesmo agiu e separou homens para obra.

b) Deus dar autoridade a homens para serem usados na sua obra. Lc 10.19

Deus ao nos chamar para fazer a sua obra nos dá sua autoridade, consoante a passagem indica: “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiõese sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano” (Lc 10.19). Cristo afirmou qual a origem da autoridade (Cristo), o objeto da autoridade (forças do mal), o resultado da autoridade (o mal não pode lhe tocar). Cristo nos dá autoridade sobre o mal.

c) Deus é glorificado pelo trabalho de homens na sua obra. At 13.48

A Palavra de Deus afirma que a obra de Deus quando feita biblicamente serve para a glória do Senhor: “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna” (At 13.48). Vemos a atitude dos missionários (pregar o evangelho da glória de Deus), uma ação dos ouvintes (alegrar-se e glorificar a Palavra do Senhor), um resultado (crença dos que Deus havia destinado para salvação). Deus é glorificado na obra missionária com a salvação de pecadores.

2. A CARTA INDICA QUE DEUS FALA À IGREJA. V.1

Deus fala à sua igreja formada pelos servos de Deus que integram a comunidade cristã,vejamos: “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros” (v.1). A igreja possui algumas características que serão enfatizadas a seguir.

a) A igreja é uma assembléia dos santos. V.1

A ideia de cada pessoa como igreja-ilha não é bíblica, quando alguém fala: “Eu sou igreja”, pode parecer bonito, mas não é bíblico, pois igreja é coletividade, vejamos: “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros” (v.1). A palavra Igreja (Gr. “Eklesa”, assembléia), traz a ideia que não existe vida cristã isolada, o cristão fora da coletividade do corpo de Cristo não vive um cristianismo autêntico. Seja igreja com seus irmãos! Congregue!

b) A Igreja deve estar onde as pessoas estão. V.1

A Igeja precisa chegar nos mais longinquos locais para que as pessoas daquela localidade possam ouvir o evangelho e conhecer a Cristo, como aconteceu os tessalonicenses que receberam uma igreja plantada por Paulo, segundo observamos: “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros” (v.1). Há uma grupo chamado Cigano, o qual está recebendo o evangelho através da APMT e muitas vidas estão sendo salvas. O evangelho deve chegar aos pecadores.

c) A Igreja pertence a Deus. V.1

A Igreja não é uma agência humana, mas divina, fato citado pelo próprio Deus, vejamos: “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros” (v.1). Alguns vivem a propalar asneiras sobre a Igreja, dizendo que não precisa de Igreja, porém é impossível você dizer que ama Jesus e ao mesmo tempo desprezar seu corpo, sua noiva e que foi por Ele criada.

d) A igreja deve anunciar a ação de Deus na salvação. V.1

Paulo ainda vai tratar na saudação de colocar a ordem corrreta da salvação, observemos: “Paulo,Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros” (v.1). Sobre o aassunto da salvação podemos observar que: I. A graça e a raíz da savação (v.1). II. A paz com Deus é o resultado da salvação (v.1). Deus nos salva pela graça e esta salvação nos traz paz interna com Deus. Creia Nele e tenha salvação!

3. A CARTA NOS CONVIDA À UMA VIDA DE ORAÇÃO. V.2

Deus convida o seu povo para uma comunhão ínttima com Ele em oração, observemos: “Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar” (v.2). A oração é um meio de graça que junto com a Palavra e os sacramentos nos transmitem as bênçãos de Deus. Aqui neste versículo aprenderemos algumas lições sobre a oração.

a) A oração deve ser constante. V.2

A oração não pode ser inconstante, não podemos ter uma vida de oração “de vez em quando, mas devemos ter um compromisso de viver orando, vejamos: Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar (v.2). Paulo usa as expressões “Sempre” e “sem cessar”, assim sendo ambos indicam constância de oração, pois o homem inconstante não recebe favor de Deus (Tg 1.7-8), assim sendo devemos orar sem cessar (I Ts 5.17) e sem esmorecer (Lc 18.1). Oremos sempre!

b) A oração deve ter gratidão e não somente pedidos. V.2

A Escritura afirma que nós precisamos ser gratos, não podemos apenas pedir, mas agradecer, vejamos: “Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar” (v.2). George Müller nos seus cadernos de orações anotou 50.000 pedidos de orações respondidos com palavras de gratidão ao lado de cada oração. Seja grato a Deus, além de pedir, agradeça a Deus por todas as suas dádivas!

c) A oração deve ser feita somente a Deus. V.2

A oração de Paulo era feita somente a Deus, conforme a passagem registra: “Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar” (v.2). Paulo disse graças a Deus”, então qualquer oração feita a santos, anjos ou qualquer outro ser é algo que desonra a Deus, pois oração é também adoração e quem faz uma prece para alguém além de Deus, pratica idolatria segundo as Escrituras.

d) A oração deve ser feita porm outros e não apenas por nós. V.2

Quando formos orar devemos evitar ter pedidos egoístas, mas buscar orar pelas outras pessoas também, conforme o texto nos informa: “Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar” (v.2). Jesus disse, no contexto de oração, que devemos fazer aos outros o que desejamos que façam conosco (Mt 7.12). Agora Paulo diz que orava pelos irmãos de Tessalônica, isto é, não deixe de pensar nas necessidades dos outros nas suas orações.

CONCLUSÃO

Nesta mensagem observamos que Paulo escreveu esta carta para orientar a igreja, a carta indica que Deus usa homens, fala à igreja e nos convida para vida de oração. Aplicação: Deus usa homens na sua obra e pode te usar se você se dispor. Deus valoriza a igreja, cristão não pode viver fora da comunhão da igreja, se está fora da igreja, volte a congregar. Você precisa ter luz na mente (conhecimento) e fogo no coração (comunhão pela oração e consagração). Se você entrou aqui hoje e não tem certeza de vida eterna, saibas que Jesus te oferece salvação gratuita e paz no coração, basta você receber a Jesus como seu Senhor e Salvador. faça isso hoje!!!

REFERÊNCIAS

Bíblia de Estudo de Genebra. Textos e Notas de Rodapé. 2 Ed. Ampl. Barueri - SP: Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo: Cultura Cristã, 2009.

CHAMPLIN, Russel Norman. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo V. 5. 1. Ed. São Paulo: Editora Candeia, 1995

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Novo Testamento. Rio de Janeiro - RJ: CPAD, 2008.

LOPES, Hernandes Dias. Comentário de 1 e 2 Tessalonicenses: Como se Preparar para a Segunda Vinda de Cristo. 1 Ed. São Paulo: Hagnos, 2008.

SILVEIRA, ISABELA. Grandes coisas o Senhor tem feito entre o povo Cigano, por isso estamos alegres. Extraído de: https://apmt.org.br/grandes-coisas-o-senhor-tem-feito-entre-o-povo-cigano/Acessoem23/08/2022

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário