Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM COLOSSENSES 1.14-29 - PARTE 5 (A PRIMAZIA DE CRISTO SOBRE A MISSÃO DA IGREJA)

TEXTO: COLOSSENSES 1.24-29

ASSUNTO: A PRIMAZIA DE CRISTO SOBRE TODAS AS COISAS

TEMA 5: JESUS, A PRIMAZIA SOBRE A MISSÃO DA IGREJA

INTRODUÇÃO:

Observamos que Cristo é supremo na salvação, criação, igreja e sobre a morte, hoje estaremos observando que Cristo também tem a supremacia sobre a missão da igreja, para isto extrairemos algumas lições a seguir.

1. UMA MISSÃO MARCADA POR SOFRIMENTO. V.24

a) A reação do cristão no sofrimento deve ser alegria. V.24a

O texto nos informa que o cristão deve enfrentar os sofrimentos da missão com alegria, segundo a passagem afirma: “Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós [...]” (v.24a). A palavra alegria vem do grego “Chairos” e indica um sentimento interno, isto é, podemos passar pelas lutas mais avassaladoras e ter paz e alegria interior.

b) A causa do cristão no sofrimento deve ser a fé em Cristo. V.24b

O sofrimento que Paulo está aqui tratando é por causa do evangelho de Cristo, conforme está escrito: “[...] preencho o que resta das aflições de Cristo [...]” (v.24b). As aflições que o cristão enfrenta não deve ser por causa de mau testemunho seu, mas por não negar a fé em Cristo. Ex: Países fechados ao evangelho.

c) O objetivo do sofrimento cristão deve ser o bem da igreja. V.24c

A missão deve nos levar a sofrer por causa da Igreja, não devemos nos isentar do zelo pelo povo de Deus, vejamos: “[...] o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja” (v.24c). O reformador francês João Calvino disse que o pastor deve ter duas vozes, uma para chamar as oelhas e outra para espantar os lobos. É deve nosso sofrer e lutar em favor da igreja e contra tudo que a destrua.

2. UMA MISSÃO MARCADA PELO SERVIÇO. VV.25-27

a) O crente é um ministro para o serviço de Cristo. V.25

Paulo declara que é um ministro de Cristo, conforme lemos no trecho: “Da qual me tornei ministro [...]” (v.25a). A palavra ministro deriva do grego “Diakonos” e indica um serviçal, alguém faz um serviço para um superior, todos nós somos chamados para servir a Cristo, Ele é superior a nós e por isso devemos fazer sempre da forma que Ele ordena e não do nosso prróprio modo.

b) O crente é um mordomo para o serviço de Cristo. V.25

Além de se declarar um ministro, ele nos informa que é um mordomo de Cristo, segundo observamos: “Da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor [...]” (v.25b). Paulo usa o termo dispensação (Gr. “Oikonomian”, mordomia) indicando que todo cristão no serviço cristão é um mordomo, isto é, alguém chamado para prestar serviço e no final irá prestar contas.

c) O crente é um proclamador da Palavra para o serviço de Cristo. VV.25c-27

Paulo além de informar que era um ministro e mordomo, agora nos declara que é um proclamador do evangelho, vejamos: “[...] para dar pleno cumprimento à palavra de Deus: 26 o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; 27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória” (vv.25c-27). Algumas lições sobre a pregação: 1. É anunciar plenamente a Escritura (v.25c). 2. Pregar é falar do misterio oculto que Cristo revelou (v.26-27a). 3. A pregação deve ser escatologica, isto é, anunciar a esperança da glória (v.27b). Proclame a Palavra de Cristo, cumpra sua missão!

3. UMA MISSÃO MARCADA PELO ZELO. VV.27-28

a) O crente zeloso anuncia a suficiencia de Cristo. VV.27

A pregação aponta para Cristo, pois o mistério da salvação que Deus planejou na eternidadde, revelou em Jesus, “Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória” (v.27). A plena suficiência de Cristo na pregação aponta também que somente por meio Dele temos esperança de viver na glória.

b) O crente zeloso alerta o homem sobre o pecado. V.28a

A pregação deve advertir os homens, conforme o texto diz: “O qual nós anunciamos, advertindo a todo homem [...]”. A advertência é uma forma de alertar os homens quanto ao afastamento do pecado, pois este pode sofrer penalidade eterna se permanecer na vida de pecado.

c) O crente zeloso ensina a verdade com sabedoria. V.28b

O texto relata que quando temos zelo devemos ensinar de maneira sábia, a verdade, segundo observamos: “O qual nós anunciamos [...] ensinando a todo homem em toda a sabedoria [...]” (v.28b). A verdade deve ser transmitida com sabedoria ás pessoas, é preciso que nossas palavras sejam sábias para ganharmos as pessoas para Cristo (I Co 9.20-21).

d) O crente zeloso deseja que os homens estejam em Cristo. V.28c

O objetivo de um crente zeloso é que os homens possam ouvir a mensagem alcance o coração dos seus ouvintes e que eles recebam a Cristo como seu único Senhor e Salvador, consoante vemos no texto: “[...] a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo” (v.28c). O objetivo do pregador é alcançar todos os homens, pois quem conhece os eleitos é somente Deus e não o pregador (II Tm 2.19).

4. UMA MISSÃO MARCADA PELA AÇÃO EFICAZ DE DEUS. V.29

a) O crente precisa fazer a obra de Deus com esforço. V.29a

A eficácia de Deus na missão não anula a nossa responsabilidade de nos esforçamos na missão, conforme podemos conferir: “Para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível [...]” (v.29). Um pastor ou crente que usa a eficácia de Deus na missão para dizer que não precisa se enforçar evangelizando e testemunhando de Cristo precisa rever sua fé e seus conceitos.

b) O crente terá sucesso na obra por causa da eficácia de Deus. V.29b

O texto vai fazer a complementação sobre a missão dizendo que o esforço na missão não é um mérito da pessoa, mas da ação eficaz de Deus, vejamos: “[...] segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim” (v.29b). Deus age de modo poderoso na missão, devido a isto é que quando vermos a obra crescer devemos glorificar a Deus e nos humilhar diante Dele.

c) O crente por meio da oração experimenta a eficácia do poder de Deus. At 4.31

Paulo vai informar que a eficácia deste poder pode-se ser observada pela oração, vejamos: “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus” (At 4.31). A oração é muito importante na vida do cristão, ela faz parte do plano de Deus para nos encher do seu poder, já foi dito pelo pastor Antonio Elias: “Pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder; muita oração, muito poder”. Oremos ao Senhor e busquemos seu poder eficaz!

 CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que Cristo tem a supremacia sobre a missão da igreja, sendo esta missão marcada pelo sofrimento, serviço, zelo e ação eficaz de Deus. Depois de nos envolvermos com a missão, precisamos observar que tudo aconteceu por causa da ação poderosa e eficaz de Deus, devemos exaltar o Senhor na missão e anunciar a Palavra deste Deus. Deus é poderoso para salvar o pecador, se você ainda não tem certeza de vida eterna, Ele é poderoso para te salvar, basta entregar a vida a Cristo ainda hoje!

REFERÊNCIAS

Barclay, William. Filipenses, Colosenses, I e II Tesalonicenses. Buenos Aires: Editorial La Aurora, 1973.

Bíblia de Estudos de Genebra. Textos e Notas de Rodapé. 2 Ed. Ampl. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2010.

Hendriksen , William. Colosenses e Filemon. Grand Rapids, 1982.

LOPES, Hernandes Dias. Colossenses: A Suprema Grandeza de Cristo, o cabeça da igreja. 1 Ed. São Paulo: Hagnos, 2008. 

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário